Publicidade

A Husqvarna apresentou os primeiros detalhes de sua nova moto de 800 cc. Trata-se de uma máquina baseada na KTM Duke, mas que aposta no estilo neo-retro, seguindo as linhas das Svartpilen e Vitpilen da marca. E terá detalhes revelados em breve.

Husqvarna está pronta para lançar nova moto 800 cc

A Husqvarna pretende apresentar a sua nova moto 800 cc, com todos os detalhes técnicos completos, no dia 19 de março. O modelo será uma Svartpilen. Aliás, vai ser a primeira vez que esse nome estará aplicado a uma máquina de dois cilindros.

O modelo será movido por uma versão de 799 cc, do motor do gêmeo paralelo LC8c da KTM, uma vez que a Husqvarna é uma subsidiária da marca austríaca. Trata-se de uma variante maior de 889 cc, do mesmo motor já visto na trail Norden 901.

Svartpilen 801

Em termos de design a novidade vai seguir a linhas das já conhecidas Svartpilen e Vitpilen

Publicidade

Ambas as Husqvarna terão a mesma potência máxima de 103 cv. Entretanto, a nova moto de 800 cc terá a faixa vermelha marcado 9.250 rpm, enquanto o motor maior da Norden atinge o limite mais cedo, aos 8.000 rpm.

Assim como o motor, o chassi do Svartpilen 801 é emprestado diretamente da KTM 790 Duke e 890 Duke. Ou seja, terá estrutura em tubo de aço e braço oscilante em liga fundida, com suspensão WP Apex em cada extremidade. Os freios também vêm direto da Duke também, com pinças radiais de quatro pistões e discos de 300 mm na frente.

Veja também:

Publicidade

Em breve no mercado

A Husqvarna promete que sua nova moto 800 cc vai apresentar “auxílios eletrônicos de última geração”. É provável que incluam o mesmo ABS atuante em curvas e controle de tração da KTM Duke em que se baseia, bem como vários modos de pilotagem.

Husqvarna

Modelo naked será totalmente baseado nas Duke da KTM, mas com seu design próprio e em emblemas da Husqvarna

Até o momento, um quickshifter está confirmado e há uma boa chance de a moto também ter controle de empinada e sistemas de controle de freio motor. Tudo isso sendo monitorado por um painel TFT, claro, também derivado de uma KTM Duke.

Quando chegar no mercado, a Svartpilen 801 será concorrente de motos como a CB750 Hornet da Honda, a GSX-8S da Suzuki e também de modelos irmãos, incluindo a KTM 790 Duke, a nova 990 Duke e a CFMoto 800NK que usa o mesmo motor.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]