Publicidade

Quando falamos em moto 125 cc, logo lembramos de clássicos como a CG 125 ou modelos ainda em produção, como a Factor 125i. Porém, aos poucos o segmento minguou no Brasil, ao tempo em que as pequenas motos urbanas cresceram para 150, 160 ou até 190 cilindradas. Mas em outros lugares o cenário é bem diferente.

Na Europa, por exemplo, as 125 seguem firmes e crescentes. Lá, elas podem ser conduzidas até por quem possui licença para carros, o que aumenta sua popularidade e leva as fabricantes a adaptar produtos especificamente ao mercado europeu – como a Honda fez com a PCX, que tem 160 cc em praticamente todo o mundo, mas é oferecida com 125 cilindradas no continente.

moto 125 cc xmax

Motos completas, refinadas, bem equipadas e caras. O mercado de motos 125 cc da Europa é bem diferente do nosso – como prova essa curiosa XMAX de 125 cm³

 

Publicidade

Moto 125 cc: modelos que gostaríamos de ter no Brasil

Assim, é natural que o mercado das motos 125 cc na Europa tenha uma série de produtos interessantes que não são oferecidos no Brasil. Alguns se destacam pelo estilo, enquanto outros focam em interessantes pacotes eletrônicos. Bora conhecer algumas opções que gostaríamos de ter por aqui?

1 – Yamaha XSR 125

Lançada em 2021, a Yamaha XSR 125 é uma pequena ao estilo retrô. O modelo tem plataforma baseada na MT 15 e na R 15 oferecida no Brasil, mas reduzida para 125 cc. Assim, entrega 15 cv, conta com chassi Deltabox e exige suspensão dianteira invertida. Ou seja, é a menor das “Sport Heritage” da marca. E acessível, também, custando 4.999 euros – pouco menos que a R 125.

XSR

XSR entrega 11 cv a 10,000 rpm no conjunto com peso de 140 kg

2 – Aprilia RX 125

A marca italiana Aprilia tem uma orgulhosa herança de motos aventureiras de pequena cilindrada. A RX segue este legado, sendo uma versão trail completa, com roda dianteira de 21 polegadas, pneus de uso misto, suspensão de longo curso, garfo invertido, banco reto e, claro, estilo italiano. Uma trail raiz que custa 4.099 euros – pouco menos de R$ 22 mil em conversão direta.

Publicidade
Aprilia RX 125

Modelo é uma trail pequena, mas com conjunto completo e banco no alto a 905mm do solo

3 – Sinnis 125 Terrain  

Que tal uma moto 125 cc para viajar? A Terrain está pronta para quem busca conhecer novos destinos sem pressa. É fabricada pela chinesa Sinnis e oferecida em diferentes mercados da Europa. Para cumprir sua missão estradeira, tem malas laterais, top case, para-brisa alto, protetor de carenagem e motor, cavalete central, suspensão invertida e painel LCD. No Reino Unido, custa 3.599 libras (R$ 22.500 em conversão direta).

Terrain  

Terrain entrega apenas 11 cv, mas tem conjunto mais completo que muita touring de media cilindrada vista no Brasil

4 – Honda Grom 

A Grom é um clássico entre as motos 125! A mini moto também é chamada de Honda MSX 125 e remete às famosas motinhos japonesas dos anos 1960 e 1970. Porém, é completamente nova, com rodas de 12 polegadas, garfo invertido, luzes em LED, painel LCD, freios a disco e monoamortecedor na traseira. Na Europa, custa 25% mais que uma PCX, 4.190 euros (R$ 22,4 mil).

Publicidade
Grom

Grom mais parece mais um brinquedo de gente grande e não menos divertido

Veja também:

5 – KTM Duke 125 

A menor Duke da KTM é, provavelmente, a moto 125 cc mais invocada que existe. Extravagante em sua pintura laranja, exibe chassi tubular de aço leve e compacto, movido pelo potente monocilíndrico de 15 cv com refrigeração líquida. Um conjunto que inclui suspensões assinadas pela WP, freios ABS, iluminação full-LED e painel TFT. Também aposta no mesmo visual encontrado nas irmãs de 390, 890 e até 1390 cilindradas, claro. Porém, o preço é tão apimentado quanto o design: 5.730 euros (R$ 30 mil).

Duke 125 

Duke 125 é o ponto mais alto que vemos atualmente em uma moto de 125 cc no mundo

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]