Publicidade

Já faz tempo que ouvimos falar de realidade aumentada. Novidades que se estendem desde o Google Glass até o atual Vision Pro da Apple. Agora, a Yamaha está desenvolvendo um capacete de moto com esta tecnologia! Saiba o que a novidade tem a oferecer.

Yamaha terá capacete de moto com VR

Embora a tecnologia de realidade aumentada tenha avançado nos últimos anos, até o momento a indústria das motocicletas ainda não entrou no mercado. Provavelmente, devido aos elevados custos de desenvolvimento deste tipo de novidades.

Yamaha

Primeiro projeto de capacete tecnológico da Yamaha foi apresentado em 2015

Porém, o fato de uma grande marca não ter lançado ainda seu produto, não significa que não esteja trabalhando nisso. Por exemplo, a Yamaha estuda um capacete de moto com o uso de inteligência artificial.

Publicidade

Desde de 2015, a marca japonesa apresentou um modelo com telas HUD. Contudo, nada foi lançado oficialmente no mercado. Entretanto, agora vazaram patentes do projeto, que mostram que a marca ainda está apostando nesta tecnologia.

Capacete de realidade aumentada da Yamaha deve funcionar como o Apple Vision Pro, projetando imagens no campo de visão do motociclista

Veja também:

O capacete de realidade Yamaha  

Segundo o estudo da Yamaha, a tecnologia pode tornar mais confortável, eficaz e segura a forma como a informação chega ao motociclista durante a condução. Para isso, um capacete com quatro câmeras apontadas para o rosto do usuário, poderia dar ao sistema informações sobre onde projetar imagens, em telas do tipo HUD.

Publicidade

Registros de patentes da Yamaha indicam que a empresa segue trabalhando no projeto do capacete com realidade aumentada

Entretanto, este futurista capacete de moto, com realidade aumentada, não transmitiria a imagem ao usuário através de câmeras. As telas seriam colocadas no campo de visão e, nelas, seriam refletidas as informações necessárias.

Em resumo, um sistema semelhante ao visto nos óculos de realidade aumentada. Até o momento, a Yamaha não tem planos para lançar a novidade. Contudo, pode ser que o projeto esteja quase completo, caso a marca opte por apresentá-lo oficialmente a curto prazo.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]