Publicidade

Não é só a indiana Royal Enfield que está apostando em uma moto custom de 650 cc, com a Super Meteor. Tampouco a Kawasaki, que segue oferecendo a Vulcan 650S. Da China, uma fabricante já tem o projeto de uma nova motocicleta… e inspirada na receita da japonesa!

Nova custom de 650 cc a caminho

Já se passaram cinco anos desde que a Moto Morini passou para as mãos da Zhongneng Vehicle Group da China. E parece que após um início lento de trabalhos, a empresa está começando a aumentar sua produção e expandir sua gama de modelos.

Novo projeto chinês de moto custom de 650 cc é chamado de P16

Isso porque agora Morini está olhando para o mercado custom/cruiser, com projetos para um motor twin de 650 cc. Estamos falando de uma moto que pode rivalizar com a Vulcan S da Kawasaki. E os registros de design, da empresa-mãe da Morini, mostram o próximo do modelo em detalhes!

Publicidade

O motor da novidade é originário da CFMoto e fortemente influenciado pelo twin paralelo 650 da Kawasaki. Um propulsor japonês que remonta a ER-6 e permanece em motos como a Vulcan S e Z650. E com 60 cv, a potência do chinês deve corresponder exatamente ao da custom 650 cc da Kawa.

Japonesa Vulcan S parece ser a fonte de inspiração

De fato, o modelo Morini parece muito inspirado na Vulcan. Isso porque, o projeto adota um design de berço duplo muito convencional. Seu braço oscilante também é novo, feito de liga fundida e apoiado por amortecedores traseiros duplos, para um estilo tradicional. Enquanto a dianteira usa garfos retos com polainas, para adicionar um toque retrô.

E ao contrário de outros modelos da gama Morini, a custom apresenta uma transmissão final por correia. Mais limpas, silenciosas e com menos manutenção intensiva do que uma corrente, as correias há muito são preferidas pelos clientes de cruiser. Por isso é uma mudança que faz sentido.

Publicidade

Morini já ofereceu no passado a cruiser New York

Veja também:

Nada de inspiração no passado…

Quando se trata de um nome, a Morini atualmente se refere à nova moto apenas como ‘P16‘. Mas a marca poderia olhar para o passado, onde tem títulos mais atraentes. Na década de 1980, a empresa ofereceu dois modelos de cruiser, a Excalibur e a New York.

Design da Excalibur é no mínimo ‘singular’

Publicidade

Os mais antigos tinham um estilo que se inclinava para uma chopper, em vez de cruiser. Exibiam garfo extremamente longo e cabeçotes altos, criando uma aparência que era ainda mais curiosa, enfatizada pelo pequeno motor V-twin que ambas usavam. Voltando ao presente, embora a Morini tenha mostrado apenas desenhos de projetos, é provável que a verdadeiro custom 650 cc apareça na Ásia ainda este ano.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]