Publicidade

A Honda é, de muito longe, a maior fabricante de motos do mundo. E em alguns mercados específicos ela é ainda mais poderosa – como acontece aqui no Brasil, onde possui mais de 75% do mercado. Porém, marcas como a Royal Enfield querem desafiar a gigante em alguns nichos.

É isso que está acontecendo com um dos mais recentes lançamentos da marca indiana. Em seu mercado doméstico, o modelo chegou, conquistou ótima aceitação e deixou a rival direta da Honda na saudade, vendando quase 4 vezes mais que a japonesa. Saiba quem é esta ousada clássica – e que pode vir ao Brasil!

Nova moto da Royal Enfield desbancou a Honda!

Estamos falando da Hunter 350. Em setembro o modelo da Royal Enfield vendeu 17.118 unidades, seguindo as 18.197 motos emplacadas em agosto. E alguns modelos da marca tem números ainda melhores, como é o caso da Classic 350 – recém-lançada no Brasil – tradicionalmente a moto mais vendida pela marca no país.

Royal Enfield Hunter

Royal Enfield Hunter foi lançada recentemente

Publicidade

Ou seja, a Hunter está bombando. Quer ver? No mesmo período (agosto e setembro) a rival direta Honda H’Ness CB 350 emplacou ‘somente’ 7.694 motos, contra mais de 35 mil RE’s. Então, a Royal Enfield desbancou a Honda?

Vários fatores estão em jogo aqui. A Hunter 350 custa cerca de 50.000 rúpias a menos (cerca de R$ 3.200) do que a H’Ness CB350 – com preço na faixa das 200.000 rúpias (R$ 12 mil em conversão direta). Além disso, lançada a mais tempo e com preço focado em rivalizar com a Meteor, o modelo Honda parece ter sucumbido a nova e mais acessivel Royal.

Há também o fato de que a Honda Motorcycle e a Scooter India só vendem suas motos dentro do país. Enquanto isso, a Royal vende em todo o mundo, e embora a Hunter 350 ainda não esteja disponível em todos os lugares, já é vendida em mercados adicionais fora da Índia.

Honda-CB-350-H´Ness

H’Ness CB350 chegou ao mercado indiano ainda em 2020

Publicidade

Veja também:

Crescimento estrondoso!

A Royal Enfield reportou um aumento de impressionantes 145% nas vendas mundiais em setembro de 2022, em relação aos números do mesmo período de 2021. O que poderia ser um dos ingredientes que contribuíram para esse estrondoso crescimento?

Novamente, diferentes fatores estão entrelaçados. Mas não há como se deixar de lado um fenômeno em particular. Sim, a introdução e a faixa de preços de novos modelos da Royal, em especial a Hunter 350. Será que esse fenômeno sobre duas rodas pode surtir o mesmo efeito em outros locais do mundo? Vamos descobrir em breve.

teste-royal-enfield-classic-350-5-800x420

Recém-lançada no Brasil, Classic 350 ainda responde pelo maior número de vendas da Royal na Índia

Publicidade

Sucesso de vendas vem para o Brasil

A Royal Enfield Hunter 350 é um modelo com estilo retrô de 350cc, mas com um toque de modernidade – uma receita que já fez muito sucesso com as Triumph Bonneville, por exemplo. A novidade já nasceu como uma motocicleta para ser lançada em todo o mundo e, desta forma, tem vendas regionais escalonadas para ajudar a garantir um fluxo constante de unidades e atender às demandas geográficas.

Assim, primeiro a Hunter foi lançada na Índia – com planos para a Tailândia, outros mercados asiáticos, Europa e o resto do mundo a seguir – inclusive o Brasil.  Por aqui, o modelo deve chegar no decorrer de 2023. Do outro lado, a sua principal rival segue pretensões distintas…

Honda CB 350

Honda CB 350 chega até em versão esportiva, porém nunca rodou fora do mercado asiático…

O modelo Honda CB 350 também conta com o apelo retrô e motor de 350cc. Porém, foi apresentada ainda em 2020 ao mercado da Índia e embora tenha se tornado popular na Ásia, os fãs de todo o mundo ainda se perguntam quando a moto chegará a sua região.

Isso porque, até agora, a Honda só foi lançada na Índia e também no Japão, onde é vendida como GB350. E ao que parece, tudo vai permanecer como está. Ou seja um caminho aberto para a Hunter!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]