Publicidade
Florian Alt foi o centro das atenções deste sábado no Grande Prémio Iveco de Aragão ao vencer o título da Red Bull MotoGP Rookies Cup de 2012.

Florian Alt foi o centro das atenções deste sábado no Grande Prémio Iveco de Aragão ao vencer o título da Red Bull MotoGP Rookies Cup de 2012.

Bastou o terceiro lugar, atrás de Lukas Trautmann e Marcos Ramirez no MotorLand Aragón, para Alt conquistar o ceptro de 2012 da Red Bull MotoGP Rookies.

Enquanto os seus dois rivais ao título, Scott Deroue e Philipp Oettl caíram, o germânico de 16 anos avaliou tudo na perfeição para cruzar a linha de meta a pouco mais de um décimo de segundo de Trautmann (austríaco de 16 anos) e de Ramirez (espanhol de 16 anos).

O mais azarado foi o belga de 15 anos Livio Loi, que teve de recuperar desde trás. Ele ultrapassou o embate com o nipónico de 16 anos Yui Watanabe, que o atirou para 15º. Loi recuperou até chegar à liderança e entrou na última volta com mais de dois segundos de margem sobre Trautmann, mas viu a sua moto parar na primeira curva com falha eléctrica.

Publicidade

Assim, Trautmann ficou na frente com 1,1s de vantagem sobre Alt e os demais, nada que fosse confortável. “Olhei para os ecrãs gigantes ao longo da corrida e sabia que havia um grande grupo atrás. O Livio teve azar, não sei o que aconteceu à moto dele, mas vi que os outros estavam mesmo atrás de mim à entrada para a última volta.”

“A suspensão traseira não estava bem porque não tivemos tempo nenhum de treino no seco, pelo que o meu pneu traseiro ficou destruído no final da corrida. O meu mecânico também me mostrava o painel das boxes para eu continuar a rodar forte, o que fiz; dei tudo na última volta para me manter na frente. Foi uma corrida muito dura, ventosa e não tínhamos qualquer ideia sobre a pista, mas foi muito bom vencer,” concluiu.

Ramirez, um dos poucos que nunca tinha corrido em Aragão, partiu do meio da primeira linha para assumir a liderança inicial enquanto os outros se acostumavam à pista com a qual só tinham tido contacto no molhado. Trautmann não tardou a ficar atrás dele, levando consigo o resto de pelotão que acabou por apanhar Ramirez.

O grupo acabou por ficar um pouco separado quando Lorenzo Baldassarri sofreu toque na sexta das 15 voltas. Azarado, Oettl não conseguiu evitar a derrapagem da moto e também foi ao chão. Felizmente ambos os pilotos ficaram ilesos.

Publicidade

Mas a perseguição depressa foi reatada e o holandês de 16 Deroue nunca pode ser descartado. Ele só se tinha qualificado em 18º e esteve fora dos dez primeiros durante toda a corrida. Ainda assim, com o passar das voltas ele acabou por surgir em quinto e com apenas Ramirez a separá-lo de Alt, em terceiro, ainda mantinha acesas as esperanças da luta pelo ceptro.

Deroue deu tudo e puxou demais, acabando por cair, ileso, na última volta. A Cup foi para Alt ainda mesmo dele cruzar a linha de meta. “Foi uma corrida dura,” disse Ramirez. “Tive mesmo de lutar o tempo todo. Na última volta ainda pensei que podia ganhar, mas não consegui. Mas a moto estava fantástica, não vou alterar nada para amanhã, vou apenas puxar ainda mais.”

Assim, e com quatro vitórias ao longo da época e sete pódios, Alt reclamou o ceptro sem nunca ter ficado fora dos cinco primeiros, excepção feita à Corrida 2 de Jerez (problema técnico) e à Corrida 2 do Estoril (queda).

“Não foi uma corrida fácil, sabia que tinha de ter cuidado com o Scotty e quando ele não passou sabia que tinha ganho a Cup. É uma sensação fantástica e foi um ano magnífico. Quero melhorar na segunda corrida, pelo que é certo que vamos alterar um pouco a suspensão; hoje não consegui manter bem a trajectória. Por isso, se conseguirmos melhorar amanhã a corrida será ainda mais divertida e não terei de me preocupar com pontos, ou qualquer outra coisa.”

Publicidade

A segunda corrida de domingo da Rookies Cup em Aragão, o grande final da época, pode ser visto em directo em www.redbull.tv e em canais de televisão de todo o mundo a partir das 15h20 (hora local). Comunicado de imprensa Red Bull Media