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A Bajaj pode relançar em breve no mercado uma clássica marca inglesa de motos. Isso porque a fabricante indiana é cotada como a nova proprietária da extinta Vincent. Seria uma cartada para concorrer com o mercado onde a conterrânea Royal Enfield atua.

Bajaj pode relançar marca inglesa de motos 

Ainda não foi confirmado oficialmente, mas relatos consistentes da mídia – principalmente do renomado India Times – dão conta de que a Bajaj adquiriu a antiga marca inglesa de motocicletas Vincent. No entanto, se a notícia se confirmar não seria surpresa ver o retorno da clássica empresa ao mercado.

Vincent fez seu nome com modelos como a Black Shadow

Isso porque, seria mais um retorno de fabricantes europeias fora de atividade. Recentemente, a indiana TVS Motor revitalizou a Norton Motorcycles, enquanto isso, o projeto Classic Legends da Mahindra já recolocou no mercado a Jawa Motorcycles.

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Por sua vez, a Bajaj já havia garantido os direitos da antiga marca inglesa de motos Excelsior-Henderson, ainda em 2020. Com isso, a Vincent seria apenas mais uma no leque de opções da fabricante. Ainda não se sabe se a indiana está realmente planejando novos modelos da marca vintage, mas se estiver já tem um alvo certo.

Investida da Bajaj poderia seguir os passas da Royal Enfield que conta com uma gama de modelos ao estilo retrô, como Interceptor

A Royal Enfield também nasceu na Inglaterra, mas desde 1955 é uma empresa baseada na Índia. A marca aposta no nicho de modelos com apelo retrô, como a recém-lançada no Brasil Classic 350. Com isso, seria uma rival direta de novas motocicletas com o selo Vincent, modernas ou, obviamente, em estilo clássico…

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Motocicletas Vincent

A Vincent, originalmente Vincent HRD, foi fundada na Inglaterra em 1928 por Philip Vincent. Os modelos Black Shadow e Black Lightning, equipados com grandes motores V-twin, tornaram a marca mundialmente famosa a partir de 1948.

Marca se apresentava como a fabricante com “As motocicletas mais rápidas do mundo”…

A Black Shadow, por exemplo, era movida por um propulsor de 998 cc, despejando 55 cv e atingindo velocidade máxima de até 200 km/h. A variante Black Lightning foi ainda mais longe, reclamando para si até 240 km/h.

Não é à toa, o slogan publicitário da marca era: As motocicletas mais rápidas do mundo. No entanto, em meados da década de 50 a produção da empresa terminou, devido a dificuldades financeiras.

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Mas aparentemente agora os direitos da marca foram adquiridos e podem voltar a vida com a Bajaj. Um processo interessante que ainda acontece nos bastidores e que teremos que aguardar pelos próximos capítulos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]