A Pan America 1250 já deu muito o que falar. Aliás, logo que surgiu a primeira big trail da Harley-Davidson chamou a atenção do mundo pelo seu design pouco convencional, volumoso e com linhas retas.
Era questão de tempo até que surgissem as primeiras motos inspiradas na aventureira americana. Entre elas está a Lifan KPT 400, trail média apresentada em setembro e produto de uma das maiores fabricantes de veículos da China.
Uma Harley-Davidson Pan America mais baratinha
A primeira semelhança entre esta moto chinesa e a Harley-Davidson Pan America está na cara. O modelo da Lifan não fez qualquer questão de esconder que a H-D lhe serviu de referência de design
O conjunto óptico de LEDs horizontais é bastante semelhante. O pára-brisa alto e largo, a posição das setas e a presença do protetor de motor sob o farol também. A Lifan tem até uma volumosa carenagem de linhas retas junto ao tanque, remetendo ao grande resvatório de 21 litros da americana.
Porém, a lista de itens similares para por aí. Enquanto a Harley tem um grande motor de dois cilindros em V, de 1.252 cm³ e 150 cv, a chinesa é movida por um propulsor compacto, de 2 cilindros em linha e 400 cm³. Com arrefecimento a líquido, entrega 43 cv a 9.000 rpm e 3,7 kgf.m de torque a 7.500 rpm.
O motor recebeu o nome de ‘DRF400’ e é próprio, desenvolvido pela Lifan. Já a injeção eletrônica foi criada em parceria com a alemã Bosch. O sistema trabalha junto de um câmbio manual de seis velocidades.
Trail com tecnologia
Comprometida com o desempenho em viagens, a KPT 400 tem um pacote eletrônico interessante. O painel é TFT e tem compatibilidade com smartphone. Também há sistema smart key, para funcionamento sem chave, e freios ABS nas duas rodas.
Para mais conforto, a suspensão dianteira invertida tem ajustes de compressão e retorno. Atrás, de pré-carga da mola. O pára-brisa também possui regulagem de altura, feita de forma manual.
Por sua vez, o assento garante que o modelo seja guiado por tranquilidade mesmo por motociclistas de menor estatura. O banco está a 800 mm de solo, 3 cm a menos que na Honda Bros, por exemplo.
Por fim, a autonomia, outro fator importante para motos que pretendem pegar a estrada. Segundo a fabricante, o tanque de 18,5 litros garante que o modelo rode 500 km sem precisar reabastecer, apontando a um consumo acima dos 27 km/litro.
Quanto custa a Pan America chinesa
O lançamento da Lifan já está disponível em diferentes mercados asiáticos e o principal deles, claro, é a própria China. Por lá, a motocicleta custa o equivalente a pouco mais de R$ 25 mil.
Entretanto, seu motor ainda não possui homologação para Euro 5 e legislações equivalentes, o que deve prejudicar sua entrada em outros países onde a marca já está presente. Como consequência, dificilmente a trail deve ser vista rodando pela Europa.
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E a Harley-Davidson Pan America no Brasil?
Como a versão chinesa em escala reduzida da Pan America não deve vir ao Brasil, podemos nos contentar ‘apenas’ com a musa inspiradora original? Esta pergunta ainda não foi respondida.
Como um de seus principais lançamentos globais, a big trail da Harley-Davidson foi disponibilizada ao longo de 2021 em diversos mercados. Entretanto, a marca ainda não forneceu qualquer detalhe sobre sua vinda ao país – como preço ou data de chegada.
Nos Estados Unidos, por exemplo, ela parte dos 17.319 dólares em sua versão básica, algo perto dos R$ 94 mil em conversão direta. É um valor bem próximo aos 17.999 da Low Rider S, que tem preço sugerido partindo de R$ 90.500.