Publicidade

A big trail raiz da Ducati pode chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2023. Trata-se da Desert X, que ainda não teve lançamento confirmado pela marca, mas cujos rumores começam a ganhar por aqui! Confira mais detalhes dessa máquina inspirada no rali Dakar.

Big trail raiz! Ducati Desert X no Brasil

A Ducati Desert X foi apresentada pela primeira vez como conceito no Salão de Milão, EICMA, de 2019. Dois anos depois, a motocicleta chegou ao mercado Europeu, exibindo as suas inspiração nas antigas Cagiva Elefantdas edições dos anos 80 e 90 do Paris-Dakar.

Ducati-DesertX-16-scaled

Conjunto é movido pelo motor Testastretta Ducati

Ironicamente, a referida Elefant competia no Dakar motorizada pela sua antiga subsidiária, a Ducati. Mas o tempo passou, as coisas mudaram, e hoje a marca é independente. Enquanto isso, a Cagiva deixou o mercado e atualmente pertence a MV Agusta.

Publicidade

A rival MV também apresentou protótipos inspirados no Dakar, projeto Lucky Explorer. Mas enquanto as motos da concorrente podem ser freadas pela nova dona KTM, a DesertX segue ganhando mercado e pode agora vir até para o Brasil.

Recheada de tecnologia e com ares retrô, modelo é a big trail raiz da Ducati

Veja também:

Ducati DesertX

A big trail raiz da Dacati é movida por um motor bicilíndrico em V com 937 cm³, Testastretta, refrigerado a líquido e que rende potência máxima de 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 9,4 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades. É bastante similar ao motor da Multistrada V2S.

Publicidade

O chassi conta com quadro de estrutura de treliça de aço tubular e conjunto de suspensão KYB. Na dianteira vemos o garfo invertido com 230 mm de curso e na traseira o monochoque com 220 mm de curso. Ambas as suspensões são totalmente ajustáveis.

Modelo tem painel TFT em posição vertical

A roda dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18 polegadas – a primeira Ducati nessa configuração – calçadas pelos pneus Pirelli Scorpion Rally. Os freios são da Brembo, com 2 discos na dianteira e disco único na frente. O conjunto tem controle ABS e assistência em curvas, junto do controle de tração.

Ducati-Desert-X-5-768x512

Conjunto duplo de luzes de LED são inspirados nas motos do passado

Publicidade

O modelo tem ainda painel com tela TFT de 5 polegadas, com duas opções de exibição – rally e padrão. No display é possível controlar os 6 modos de pilotagem: Enduro, Rally, Esporte, Turismo, Urbano e Molhado. Cada um ajustando o conjunto da Desert a partir da unidade de medição inercial (IMU).

 

Quanto custa a big trail raiz da Ducati

A Ducati DesertX tem preço na sua terra natal, a Itália, partindo dos 16.990 euros (mais de R$ 94 mil em conversão direta). Para comparação, a líder do segmento BMW R 1250 GS custa 20.300 euros.

Para o mercado brasileiro ainda foi divulgado data de lançamento ou preço estimado. Por enquanto, a marca ainda não confirmou a vinda do modelo ao país. Tudo o que temos por enquanto são rumores.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]