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Os amantes do mototurismo conhecem bem a K 1600, uma touring da BMW que bate de frente com a Honda Gold Wing e Harley-Davidson Ultra Limited. Dessa forma, para a Europa, já foram anunciadas mudanças na touring alemã e vamos falar sobre essa atualização a seguir. 

Assim, a BMW preparou modificações no motor, agregando mais torque, além realizar ajustes para que o componente fique adequado às normas de emissão de gases presentes da Euro 5. Mas o modelo seis cilindros permanece com as versões  GT, GTL, B e Grand America.

Todas as versões têm uma tela colorida TFT de 10,25 polegadas com mapa de navegação integrado e conectividade com o smartphone

Além disso, a fabricante não seguiu a tendência esperada que era instalar um sistema de radar – presente na R 1250 RT – no modelo touring. De acordo com a BMW, essa decisão foi tomada porque é preciso mexer na estrutura da moto. Essa ação seria necessária para ter espaço suficiente para instalar o sistema, o que deixa a janela de possibilidades em aberto.

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BMW K 1600 com a carteirinha Euro 5

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Os faróis possuem uma tecnologia que os gira de acordo com as curvas

Os seis cilindros em linha de 1.649 cc receberam uma revisão para ser compatível com a Euro 5. Nesse upgrade, a touring da BMW está com um novo controle do motor BMS-O, além de dois sensores de detonação para melhorar o tempo de ignição. 

Assim, a BMW também optou por colocar sondas lambda perto dos coletores de escapamento para monitorar a quantidade de gases emitidos. Na prática, as emissões de CO² caem de 138 para 137 gramas por quilômetro. Com 26,5 litros no tanque, os resultados são positivos.

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Nova BMW K 1600 tem (ainda) mais torque

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O modelo teve um ganho de torque após a realização de ajustes

Além dos ajustes das emissões de gases, o propulsor foi melhorado e passou de  17.8 kgf.m para 18.3 kgf.m de torque a 5.250 rpm. Assim, a potência máxima continua inalterada com 160 cv mas a BMW garante que o resultado é uma aceleração mais rápida. Esse dado é visto especialmente na faixa de 3.500 a 7.000 rpm, onde a maioria dos motociclistas passa muito tempo ao longo da pilotagem.

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Touring 2022 com mais tecnologia 

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Todas as motos estão com atualização no conjunto óptico

As quatro versões também recebem novos faróis em LED (para ser mais exata, 9 lâmpadas em LED) com uma tecnologia que gira o conjunto óptico de acordo com as curvas e também realiza compensação de rotação ao frear ou acelerar a moto.

Além disso, o modelo chega em 2022 com controle de torque que auxilia na redução do torque para que o freio motor seja melhor aproveitado. Assim, o sistema se comunica com a Unidade de Medição Inercial (IMU) que interage com o sistema ABS e o controle de tração, realizando um interessante trabalho em conjunto. 

Toda essa tecnologia pode ser controlada através dos modos de condução  Rain, Road e Dynamic. Dessa forma, o piloto pode selecionar os ajustes no painel TFT de 10,25 polegadas, que possui resolução em HD. Esse telão de painel possui mapa integrado e conectividade com o smartphone.

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Nova BMW K 1600: preços e vinda ao Brasil

O sistema Audio 2.0 da BMW vem de fábrica nas versões GTL e Grand America, sendo opcional na versão GT e B

Por enquanto, a BMW anunciou essas atualizações para a Europa, com a touring chegando ao mercado estrangeiro por 25.950 euros (em conversão direta, R$ 169.185) na versão GT, GTL por 27.950 euros (ou R$ 182.224) e a B a partir de 26.000 euros (R$ 169.511). Já a topo de linha Grand America sai por 29.385 euros (R$ 191.580).

No Brasil, o modelo 2021 tem duas versões, sendo R$ 248.500 para a versão B, enquanto a GTL está com preço sugerido de R$ 258.500. Vamos aguardar para que a atualização seja anunciada para as duas versões comercializadas no país.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha