Os amantes do mototurismo conhecem bem a K 1600, uma touring da BMW que bate de frente com a Honda Gold Wing e Harley-Davidson Ultra Limited. Dessa forma, para a Europa, já foram anunciadas mudanças na touring alemã e vamos falar sobre essa atualização a seguir.
Assim, a BMW preparou modificações no motor, agregando mais torque, além realizar ajustes para que o componente fique adequado às normas de emissão de gases presentes da Euro 5. Mas o modelo seis cilindros permanece com as versões GT, GTL, B e Grand America.
Além disso, a fabricante não seguiu a tendência esperada que era instalar um sistema de radar – presente na R 1250 RT – no modelo touring. De acordo com a BMW, essa decisão foi tomada porque é preciso mexer na estrutura da moto. Essa ação seria necessária para ter espaço suficiente para instalar o sistema, o que deixa a janela de possibilidades em aberto.
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BMW K 1600 com a carteirinha Euro 5
Os seis cilindros em linha de 1.649 cc receberam uma revisão para ser compatível com a Euro 5. Nesse upgrade, a touring da BMW está com um novo controle do motor BMS-O, além de dois sensores de detonação para melhorar o tempo de ignição.
Assim, a BMW também optou por colocar sondas lambda perto dos coletores de escapamento para monitorar a quantidade de gases emitidos. Na prática, as emissões de CO² caem de 138 para 137 gramas por quilômetro. Com 26,5 litros no tanque, os resultados são positivos.
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Nova BMW K 1600 tem (ainda) mais torque
Além dos ajustes das emissões de gases, o propulsor foi melhorado e passou de 17.8 kgf.m para 18.3 kgf.m de torque a 5.250 rpm. Assim, a potência máxima continua inalterada com 160 cv mas a BMW garante que o resultado é uma aceleração mais rápida. Esse dado é visto especialmente na faixa de 3.500 a 7.000 rpm, onde a maioria dos motociclistas passa muito tempo ao longo da pilotagem.
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Touring 2022 com mais tecnologia
As quatro versões também recebem novos faróis em LED (para ser mais exata, 9 lâmpadas em LED) com uma tecnologia que gira o conjunto óptico de acordo com as curvas e também realiza compensação de rotação ao frear ou acelerar a moto.
Além disso, o modelo chega em 2022 com controle de torque que auxilia na redução do torque para que o freio motor seja melhor aproveitado. Assim, o sistema se comunica com a Unidade de Medição Inercial (IMU) que interage com o sistema ABS e o controle de tração, realizando um interessante trabalho em conjunto.
Toda essa tecnologia pode ser controlada através dos modos de condução Rain, Road e Dynamic. Dessa forma, o piloto pode selecionar os ajustes no painel TFT de 10,25 polegadas, que possui resolução em HD. Esse telão de painel possui mapa integrado e conectividade com o smartphone.
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Nova BMW K 1600: preços e vinda ao Brasil
Por enquanto, a BMW anunciou essas atualizações para a Europa, com a touring chegando ao mercado estrangeiro por 25.950 euros (em conversão direta, R$ 169.185) na versão GT, GTL por 27.950 euros (ou R$ 182.224) e a B a partir de 26.000 euros (R$ 169.511). Já a topo de linha Grand America sai por 29.385 euros (R$ 191.580).
No Brasil, o modelo 2021 tem duas versões, sendo R$ 248.500 para a versão B, enquanto a GTL está com preço sugerido de R$ 258.500. Vamos aguardar para que a atualização seja anunciada para as duas versões comercializadas no país.