Dizem alguns pensadores que o mundo não é um lugar justo. Talvez por isso ser ‘apenas’ uma boa moto não é suficiente para fazer sucesso. Conheça alguns modelos que amargam vendas tímidas no nosso mercado, mesmo com atributos técnicos interessantes e às vezes até o melhor custo benefício da categoria.

 

Boas motos que vendem menos que mereciam

Quando pensamos em boas motos, logo lembramos das líderes de vendas, como se houvesse uma ligação direta entre a qualidade dos produtos e seu sucesso comercial. Entretanto, o mercado brasileiro é repleto de motocicletas interessantes que ficam longe do topo do ranking de emplacamentos. Veja 7 exemplos de motos que mereciam vender mais por aqui. Os números são da Fenabrave.

cbr 1000 rr r fireblade 2022 10
Nem sempre ‘ser uma boa moto’ basta para estar entre as mais vendidas do segmento. Às vezes, nem ser ‘incrível’ é suficiente

 

1. Bajaj Dominar 160

A Dominar 160 possui atributos interessantes. É a moto 160 cc mais potente do Brasil, tem freio ABS na dianteira e até suspensão invertida, recursos ausentes em muitas concorrentes. Entretanto, acaba ficando à sombra da irmã de 200 cilindradas, com melhor custo benefício. Enquanto a D200 vendeu quase 700 unidades, a 160 emplacou apenas 350 motos em 2023. Assim, o sucesso de vendas da indiana segue sendo a Dominar 400, com mais de 2.300 registros.

dominar 160 entre as boas motos que vendem mal
À sombra das irmãs D200 e D400, Dominar 160 é a moto menos vendida da Bajaj no Brasil

 

2. CBR 1000RR-R Fireblade

É provável que você lembre da Fireblade quando pensa nas principais motos esportivas do mercado. Ainda mais em sua atual geração, a poderosa Triple R que oferece nada menos de 216 cv de potência e tecnologia de ponta. Para acelerar ainda mais as coisas, tem versões especiais, como a SP e a belíssima 30th Anniversary Edition.

fireblade entre as boas motos que vendem pouco
Moderna e poderosa, Triple R pode ter seu algoz no próprio preço. Enquanto concorrentes custam cerca de R$ 130 mil, Honda passa dos R$ 215 mil nas lojas

 

Porém, os consumidores do segmento parecem acabar optando por outras opções na hora de passar o cartão de crédito. Apesar da ficha técnica competitiva e qualidade internacionalmente reconhecida, a CBR 1000RR-R Fireblade emplacou diminutas 49 unidades por aqui em 2023. Para comparação, a líder do segmento S 1000 RR caminha para as 1.000 motos no mesmo período.

 

3. KTM 390 Duke

Certamente, esta é uma das motos mais ‘injustiçadas’ do nosso mercado. A 390 Duke é um produto global da KTM e está entre as responsáveis pela expansão da marca laranja ao redor de mundo. Uma naked moderna, com ficha técnica interessante e personalidade própria.

390 duke entre as boas motos que vendem
Leve, potente e cheia de personalidade, 390 Duke emplacou menos de 100 unidades em 2023

Entre os destaques está o comportamento apimentado do motor de um cilindro, 44 cv e 3,8 kgf.m de torque. Também, o visual agressivo e a ciclística precisa, com a conceituada suspensão WP. E ainda tem preço próximo das concorrentes, custando R$ 37.200 nas lojas (fipe). Porém, nada disso foi suficiente para alavancar suas vendas. Em 2023, emplacou somente 98 unidades no país.

 

4. Kawasaki Z 400

A Z 300 era uma ótima moto, mas a sucessora Z 400 é superior em todos os quesitos. Seu motor com 48 cv de potência e 3,9 kgf.m de torque oferecem uma experiência de pilotagem que diverte a todos sem assustar os menos experientes. Além disso, o visual remete às grandes máquinas da família Z e a acertada ergonomia permite pilotar por longos períodos sem cansar excessivamente.

z 400 entre as boas motos que vendem menos que mereciam
A Z 400 é uma naked tão interessante e competente quanto a MT-03. Em alguns aspectos, é até superior… mas não nas vendas. Kawasaki vende 10x menos que rival da Yamaha

Uma naked e tanto entre as opções de média cilindrada. E que vendeu apenas 740 unidades em 2023. Claro que é um número respeitável (e superior a algumas concorrentes) mas que nem de longe se compara com a líder do nicho. No mesmo período, a Yamaha MT-03 emplacou 7.540 motos. Ou seja, 10 vezes mais.

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5. Haojue NK 150

Nossa lista de boas motos que mereciam vender mais segue com outro ótimo exemplo de modelo que não vê suas vendas fazerem jus aos seus atributos. É hora de falar da NK 150, a trail da Haojue.

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Enquanto vende 1 unidade, a NK 150 vê a rival Bros emplacar 100. E não é a líder de vendas que tem ABS, painel completo e tomada USB

Na sua lista de equipamentos há freio ABS na dianteira, tomada USB, bagageiro em alumínio e painel completo. Além disso, seu motor se destaca pela suavidade e economia. Ou seja, uma das melhores opções do segmento, mas não uma das mais vendidas. Enquanto Bros e Crosser emplacaram 131 mil e 29 mil unidades, a chinesa registrou 1.300 motos comercializadas. Nem no ranking da Haojue ela se destaca: é apenas a quinta moto mais vendida da marca.

 

6. BMW G 310 R

O conceito de uma ‘mini GS’ agradou o brasileiro. Por isso, a pequena GS 310 acompanha a grande R 1250 GS na dobradinha que lidera as vendas da BMW no país. Porém, enquanto a pequena aventureira soma mais de 2.500 emplacamentos este ano, a irmã R tem desempenho bem mais tímido.

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Apesar dos ótimos atributos e ficha técnica, a G 310 R não consegue alcançar o desempenho da irmã 310 GS nas lojas. Talvez o público brasileiro prefira aventureiras às roadster

Até agora, a G 310 R comercializou apenas 430 unidades. Apesar de compartilhar uma série de itens com a aventureira (incluindo o motor de 34 cv, iluminação full-LED, suspensão dianteira invertida e acelerador ride by wire), a roadster acaba ficando na sombra da irmã no quesito preferência do público.

 

7. Dafra Apache RTR 200

Mais que ‘apenas’ na lista das boas motos, a Apache RTR 200 é costumeiramente citada quando falamos nas motos com melhor custo benefício do mercado. Por cerca de R$ 18 mil, ela oferece até suspensão ajustável da Showa e painel com conectividade bluetooth e sistema de navegação.

apache entre as boas motos que vendem menos que deveriam
Por menos de R$ 20 mil, Apache oferece até modos de pilotagem, suspensão Showa ajustável e sistema de navegação. Merecia vender mais

A lista de atributos segue com motor de 21 cv, visual esportivo, luzes em LED, tomada USB, freio ABS e 3 modos de pilotagem. Ou seja, é possivelmente a 150 – 250 cc mais equipada do Brasil… e emplacou ‘somente’ 990 unidades em 2023. O número faz dela a segunda mais vendida da Dafra, mas não se compara com concorrentes como CG 160 (366 mil), Fazer 250 (38,4 mil) ou FZ15 (29,8 mil).

 

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@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
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