Vamos falar sobre especulações de mercado? Ao que tudo indica, a Honda tem trabalhado em interessantes projetos de alta cilindrada dentro e fora do Brasil. Por aqui, ela pode estar planejando disponibilizar as CB 650R (aquela no conceito Neo Sports Café) e CBR 650R em breve, uma vez que as patentes dos modelos foram registradas no Instituto Nacional da Propriedade (Inpi), conforme o mesmo divulgou nesta semana.
O registro não garante que as motos serão lançadas no País, mas asseguram a proteção de sua propriedade intelectual e deixam ‘a bola quicando’ para um eventual futuro lançamento da marca. Aliás, este mesmo processo ocorreu recentemente, pois em julho do ano passado a empresa registrou a patente da nova CB 1000R e meses depois, em outubro, anunciou o lançamento do modelo no Brasil.
Honda CB 650R e CBR 650R no Brasil
Os modelos foram apresentados no Salão de Milão de 2018 e marcam uma nova era na família de 650 cilindradas, por dois motivos. Primeiro: eles são mais esportivos que CB 650F e CBR 650F (o que está representado na troca da letra F, de Fun, pela R, de Racing, no nome) e, segundo, estão alinhados com o conceito Neo Sports Cafe – o mesmo das novas CB 1000R e CB 300R, que também já teve sua patente registrada no Brasil mas ainda não foi lançada aqui.
Na CB 650R o novo conceito visual mescla linhas futuristas com os modelos café racer dos anos 1960. Há suspensões dianteiras Showa, ajustáveis, up-side down, com válvulas que a deixam mais progressiva ou rígida à medida que o piloto despeja potência pelo acelerador, favorecendo a esportividade. O motor quatro cilindros, de 649 cm³ e arrefecimento líquido, gera 95 cv (12 mil rpm) e 6,5 kgf.m de torque (ante 88,5 cv e 6,22 kgf.m da atual CB 650F).
Já a CBR 650R tem carenagens que lembram a nova geração da CBR 1000RR Fireblade, e o conjunto mecânico também traz novidades. Assim como na naked, há controle de tração – que pode ser desligado, embreagem deslizante e o motor entrega a mesma potência, mas com a faixa vermelha iniciando nos 12 mil rpm. Para reforçar a sensação de esportividade, o guidão também está mais baixo e movido 30mm para frente.
Nova Africa Twin 2020
O rumor surgiu no Japão e logo chegou à imprensa europeia. A Honda deve estar trabalhando numa nova geração da CRF 1000L Africa Twin para 2020, que ganhará aumento de cilindrada (de 999 cm³ para 1.080 cm³) para atender às novas regras de emissões de poluentes sem perder desempenho), tanque maior (de 18 para 20 litros) e novos recursos eletrônicos, como tela TFT (substituindo o painel em LCD existente) e sistema de partida sem chave, o keyless. Provavelmente, se vier, a nova geração da maxitrail será apresentada no EICMA 2019, em novembro, na Itália.