No catálogo da fabricante chinesa Wuling Motors não há motocicletas, apenas carros e veículos comerciais. Mas o primeiro projeto de duas rodas da marca já foi patenteado! Só não espere um grande exercício de criatividade, pois sua primeira moto deixa uma forte impressão de ‘eu já vi isso antes’. Seria essa chinesa mais uma cópia da moto custom da Honda, a Rebel 500?

 

Chineses copiam moto custom da Honda?

A custom Honda CMX 500 Rebel é frequentemente copiada. Uma moderna street intermediária muito popular em vários países, com baixa altura do assento e motorização da família CB 500. Ou seja, uma moto e tanto, cobiçada no Brasil, mas não disponibilizada por aqui.

Honda CMX 500 Rebel parece ser a queridinha para inspirações na Ásia

Na China, no entanto, não apenas a original pode ser encontrada, mas como algumas versões ‘alternativas’. Quem aí lembra da Xiang Shuai Cangyun XS 500 que já mostramos aqui. Pois bem, outro clone Rebel, da Wuling Motors, provavelmente virá em breve.

Xiang Shuai Cangyun XS 500 já apostou no visual ‘inspirado’ na Rebel

Até agora, a Wuling não possui veículos de duas rodas em sua linha de produtos. Mas aparentemente a marca pretende crescer sua área de atuação de negócios, com as motocicletas! Desta forma, em dezembro a Wuling apresentou um pedido de patente que documenta isso claramente.

O pedido mostra a primeira motocicleta, ainda como uma representação de computador. Mas já é o suficiente para vermos que o modelo parece ser praticamente idêntico a Honda CMX 500. No entanto, existem algumas diferenças, claro!

Projeto da Wuling Motors parece ter design já conhecido…

Por exemplo, as rodas da moto da Honda são de alumínio fundido, enquanto a Wuling planeja usar rodas raiadas. Além disso, uma pinça de quatro pistões pode ser vista junto ao conjunto do garfo dianteiro da chinesa. E dois amortecedores são vistos no braço oscilante de aço tubular de dupla face, na parte traseira.

Veja também:

Moto custom chinesa terá carenagem dianteira

Uma característica destaque da moto da Wuling é a carenagem frontal. De fato, um item que definitivamente promete proteção contra o vento. Vale lembrar que o modelo original da Honda – CMX 500 Rebel – tem apenas disponível uma pequena máscara redonda, ao redor do farol de LED.

Wuling ainda não revelou preço ou data prevista para lançamento do modelo

Recentemente a Honda lançou uma variante com carenagem frontal um pouco maior de fábrica. Mas essa opção ficou apenas para o modelo da custom CMX 1100 T, com motor da Africa Twin. Para ela, também existem alforges laterais. Mas a Wuling não foi tão longe oferecendo tudo isso, pelo menos julgando pelas fotos do projeto…

Ainda não está claro se a marca chinesa irá replicar o motor de dois cilindros da série 500 da Honda. Mas pelas imagens do projeto, até o sistema de escapamento 2 em 1, corresponde ao modelo japonês.

Honda-CMX-1100T-Rebel-768x512

Recentemente a Honda apresentou a equipada CMX 1100 T

Uma alternativa poderia ser usar o motor produzido pela marca Loncin. Uma unidade que serve não só para vários modelos da marca Loncin Voge, mas também para algumas motos de outras marcas chinesas.

De qualquer forma, pode-se esperar um máximo de 48 cv do motor de dois cilindros em linha com cerca de 500 cc. Os dados técnicos e o preço planejado ainda não são conhecidos. Mas certamente, será uma novidade apostando no ‘custo/benefício’ para o mercado asiático…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]