Publicidade

O Brasil pode ter uma nova fábrica de motos em breve. Para isso, basta que os planos da KTM sigam avançando. A gigante austríaca parece estar interessada em expandir sua operação no país e, nesta semana, obteve autorização inicial para fazer a montagem de motocicletas em Manaus. Saiba o que deve vir por aí.

 

Nova fábrica de motos: KTM pode produzir 22 mil unidades

A empresa encaminhou um ‘projeto industrial de implantação’ ao Conselho de Desenvolvimento do Amazonas, a fim de iniciar os trâmites legais de abertura de uma fábrica no Polo Industrial. E o Codam deferiu o pedido, garantindo acesso aos benefícios fiscais. Agora, o assunto deve avançar em outras áreas, como a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

ktm pode ter fábrica de motos no brasil

A KTM parece interessada em ter sua própria fábrica de motos no Brasil, onde montará motos maiores e menores de 450 cc

Publicidade

Segundo o parecer do Codam, a KTM pretende investir R$ 97 milhões em sua nova fábrica de motos, ao longo de 3 anos. Desta forma, poderá montar modelos de baixa, média e alta cilindrada, com a projeção de fabricar 15,5 mil motos pequenas (de até 450 cilindradas) e 6,7 mil motos grandes (acima de 450 cc). Assim, totalizando mais de 22 mil motocicletas logo nos três primeiros anos de operação.

Além disso, a unidade deve gerar 106 empregos diretos. Veja o documento do Conselho abaixo.

documento sobre nova fábrica de motos ktm

Codam, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, emitiu parecer favorável ao pedido de projeto industrial da KTM

 

Publicidade

Fábrica da KTM no Brasil

Referência no off-road e em motos de alto desempenho, a KTM ainda não se pronunciou oficialmente sobre sua possível nova fábrica no país. Atualmente, a empresa é representada no Brasil pela Factory Powersports e monta suas motocicletas na fábrica da Dafra, no Polo Industrial de Manaus. É de lá que saem os produtos nacionalizados da marca, como Duke 390 e 250 SX-F.

Inicialmente, a KTM levanta a possibilidade de produzir 22 mil motos ao longo de três anos. Seriam modelos de diferentes tamanhos e segmentos

Portanto, ainda é cedo para cravar quando – e até ‘se’ – a KTM de fato terá uma fábrica própria no Brasil, bem como os detalhes da operação. É preciso aguardar uma posição oficial da empresa, assim como o avanço da pauta nos próximos passos legais e burocráticos.

linha de montagem da fábrica de motos dafra, em manaus

Hoje, a KTM usa a fábrica da Dafra (foto) para montar suas motocicletas. A mesma receita já foi usada por marcas como BMW, Ducati e Harley-Davidson

Publicidade

Veja também:

 

Investimentos ao redor do mundo

Para encerrar o assunto de uma nova fábrica de motos da KTM no Brasil, vale lembrar que a empresa está numa crescente ao redor do mundo. Marca, não, grupo. A austríaca pertence ao Pierer Mobility, conglomerado que, além da KTM, tem em seu portfólio marcas como Husqvarna, GasGas, WP (suspensões) e Felt (bicicletas). Acelerando seus investimentos no setor, recentemente expandiu sua participação na MV Agusta, se tornando sócia majoritária na icônica marca italiana. Inclusive, o grupo já está norteando os novos lançamentos da MV.

mv-agusta-f4-5

Dona da KTM, a Pierer Mobility está investindo no setor. Inclusive, também passou a ser dona da icônica MV Agusta

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza