Publicidade

A realidade corporativa das marcas de motos é impressionante. Hoje, raramente uma empresa ‘está sozinha’, afinal é cada vez mais comum ver gigantes do setor trabalhando em conjunto. Bajaj e Triumph, Kawasaki e QJ Motor, BMW e Loncin, Suzuki e Haojue e tantos outros casos poderiam ser exemplo. Inclusive, nas motos elétricas.

 

Kymco e Harley unidas por motos elétricas

Outra parceria de sucesso foi estabelecida entre Harley-Davidson e Kymco, referência em scooters. Às vezes não lembramos, mas quando a H-D anunciou sua divisão dedicada às motos elétricas, a LiveWire, tinha uma participação (de aproximadamente R$ 400 milhões) da taiwanesa na operação.

novas motos elétricas kymco e harley

Harley-Davidson e Kymco são parceiras na plataforma Arrow, que já deu forma a diferentes produtos da H-D, como as S2 Del Mar e S2 Mulholand

Publicidade

Juntas, elas criaram a plataforma Arrow, que já serviu de base para diferentes modelos da LiveWire/Harley-Davidson. Agora, é a Kymco quem parece pronta para lançar uma moto elétrica utilizando a estrutura, sob marca própria. Ao menos isso é o que apontam imagens de patentes.

 

Como será a nova moto elétrica

A plataforma Arrow foi desenvolvida para ser versátil. Desde o princípio, foi pensada para poder dar forma a motos de diferentes estilos, desempenhos e preços. E também para integrar motores distintos, como arrefecidos a líquido ou a ar. Assim surgiram as S2 Del Mar e, no mês passado, a S2 Mulholland.

motos elétricas kymco

Imagens de patentes mostram a plataforma Arrow aplicada a uma nova moto da Kymco – que se parece muito com a RevoNEX, de 2018

Publicidade

Desta forma, o projeto da Kymco mostra a plataforma numa roupagem nova. Ao invés do apelo custom, a moto tem as formas compactas de uma naked moderna. Na verdade, o modelo parece muito com o conceito RevoNEX, apresentado em 2019.

Esta nova aplicação da Arrow deve ser a primeira de sua versão S3, em motos mais compactas que as S2. Seu objetivo seria ‘reduzir a arquitetura’ da plataforma para motos menores e mais leves, indo ao encontro da proposta dos modelos naked.

conceito de motos elétricas

Aqui, a primeira geração da RevoNEX, exibida como um conceito em 2018

Entretanto, pouco se sabe até aqui. As imagens mostram a Arrow aplicada a uma moto com silhueta que remete à RevoNEX de 2018, mas não há qualquer detalhe técnico do modelo. Além disso, a própria Kymco já mostrou uma segunda geração do seu protótipo elétrico (também com o nome RevoNEX, em 2022), mostrando uma configuração muito diferente. Isso indica que a marca pode estar trabalhando simultaneamente em diferentes motos elétricas.

Publicidade
motos elétricas kymco

E aqui, a segunda geração da RevoNEX, apresentada em 2022

Veja também:

 

Kymco, uma gigante tímida no Brasil

Enquanto a Kymco não lança suas novas elétricas, ela segue como uma referência mundial em scooters. E está presente no Brasil onde, porém, tem uma operação muito tímida. De todas as marcas representadas pela JTZ, é a que tem o menor volume de vendas por aqui.

kymco ak 550 no brasil

Operação da Kymco está reduzida no Brasil. Neste momento, ela vende apenas a bem-equipada AK 550

Segundo a Fenabrave, a Kymco emplacou menos de 100 motos no país em 2023. Além disso, seu lineup está reduzido. Enquanto a nova geração da Downtown não chega, há apenas um modelo da taiwanesa à venda no país: a topo de linha AK 550. Um produto premium tão bem construído quanto exclusivo. Atualmente, tem preço sugerido de R$ 74,8 mil.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza