Desde que a Yamaha lançou sua nova Fazer 150 no Brasil uma legião de motociclistas tem se perguntado: Titan 160 e FZ 15, qual a melhor? Para facilitar a sua vida nós colocamos as duas motos lado a lado e apontamos os pontos fortes e fracos de cada uma. Veja o que é prioridade para você e boa escolha.
Comparativo Titan 160 e FZ15
A Titan é a versão topo de linha da Honda CG 160, a moto mais vendida do Brasil – de muito longe, aliás. Isso porque, atualmente a motocicleta tem também a versão de entrada Start, a intermediária Fan e a profissional Cargo.
Enquanto isso, a tradicional concorrente Yamaha lançou recentemente a Fazer FZ15. Um modelo recheado de itens e novidades frente as Fazer 150 e Factor, que seguem em linha no catálogo da marca.
O que a Yamaha Fazer FZ15 tem de exclusivo? Bem, o modelo aposta em um pacote requintado para sua categoria. Com isso a moto tem itens como farol de LED, pneus traseiro mais largo e ABS na dianteira.
Tamanha é a oferta de itens da FZ15 que a marca inclusive realiza um comparativo público com a moto de maior cilindrada da rival, a Honda CB 250F Twister. No entanto, vamos conferir mais a fundo a ficha técnica da CG 160 Titan e FZ15 e ver o que cada uma tem!
Comparativo: Titan 160 e FZ15 Fazer
Ficha técnica | Honda CG 160 Titan | Yamaha Fazer FZ15 |
Motor | Monocilíndrico 162,7 cc – OHC | Monocilíndrico 149 cc – SOHC, 2 válvulas |
Arrefecimento | Refrigeração a ar | Refrigeração a ar |
Alimentação | Gasolina/Etanol | Gasolina/Etanol |
Potência | 14,9 cv (gasolina) 15,1 cv (etanol) ambos a 8.000 rpm |
12,2 cv (gasolina) 12,4 cv (etanol) ambos a 7.500 rpm |
Torque | 1,40 kgf.m (gasolina) 1,54 kgf.m (etanol) ambos a 7.000 rpm |
1,3 kgf.m (gasolina) 1,3 kgf.m (etanol) ambos a 6.000 rpm |
Câmbio | 5 velocidades | 5 velocidades |
Comprimento | 2032 mm | 2000 mm |
Largura | 745 mm | 780 mm |
Altura | 1087 mm | 1080 mm |
Entre-Eixos | 1315 mm | 1330 mm |
Iluminação | Lampadas halogenas | Farol, luz de posição e lanterna em LED |
Altura do assento | 790 mm | 790 mm |
Tanque | 16,1 L | 11,9 L |
Freio Dianteiro | Disco de 240 mm | Disco de 282 mm |
Freio Traseiro | A tambor / 130 mm | Disco de 220 mm |
ABS | Não | Roda dianteira |
Pneu e roda Dianteira | 80/100 -18 | Pirelli Diablo Rosso II 100/80 R17 M/C 52H(R) Tubeless |
Pneu e roda Traseira | 100/80 -18 | Pirelli Diablo Rosso II 140/60 R17 M/C 63H(R) Tubeless |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico, curso de 135 mm |
Garfo telescópico, curso de 130 mm |
Suspensão Traseira | Dois amortecedores, curso de 106 mm |
Balança traseira tipo Monocross, curso de 120 mm |
Peso | 117 kg peso seco | 135 kg em ordem de marcha |
Cores | Prata Metálico, Cinza Metálico e Vermelho Perolizado |
Midnight Black, Racing Blue e Magma Red (preto, azul e vermelho) |
Preço Público Sugerido | R$ 15.060 | R$ 16.990 |
Veredito: qual é a melhor entre CG e a nova Fazer
Para o comparativo ficar completo ainda falta um dado, o preço cobrado pelas concessionárias. Segundo a Fipe, uma Titan 160 custa em média R$ 18.868, já a FZ 15 é encontrada por cerca de R$ 19.196. Estamos falando de uma diferença de apenas R$ 330.
No quesito segurança, apenas o ABS já justificaria pagar um pouco mais para levar a Yamaha para casa. De quebra, ela ainda vem com luzes em LED (que contribuem ao estilo e melhor visibilidade), suspensões melhores e pneus largos. No teste, sua ciclística lembrou muito a da FZ25, moto de categoria superior. E o motor é o mesmo das Crosser, Factor e YS Fazer, conhecido pela durabilidade.
Mas então é o fim da CG? Não. A Honda segue sendo a melhor opção para quem mora em regiões onde há apenas concessionárias da marca nas redondezas. De quebra, tem motor mais potente (são 15cv contra 12cv) e agrada aos mais ‘puristas’, que temem motos mais evoluídas por terem mais componentes eletrônicos e plásticos.