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Desde que a Yamaha lançou sua nova Fazer 150 no Brasil uma legião de motociclistas tem se perguntado: Titan 160 e FZ 15, qual a melhor? Para facilitar a sua vida nós colocamos as duas motos lado a lado e apontamos os pontos fortes e fracos de cada uma. Veja o que é prioridade para você e boa escolha.

Comparativo Titan 160 e FZ15 

A Titan é a versão topo de linha da Honda CG 160, a moto mais vendida do Brasil – de muito longe, aliás. Isso porque, atualmente a motocicleta tem também a versão de entrada Start, a intermediária Fan e a profissional Cargo.

A FZ15 lembrou o consumidor brasileiro que há interessantes opções de motos pequenas e bem equipadas por aqui. Mas será mesmo melhor que uma Titan?

Enquanto isso, a tradicional concorrente Yamaha lançou recentemente a Fazer FZ15. Um modelo recheado de itens e novidades frente as Fazer 150 e Factor, que seguem em linha no catálogo da marca.

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O que a Yamaha Fazer FZ15 tem de exclusivo? Bem, o modelo aposta em um pacote requintado para sua categoria. Com isso a moto tem itens como farol de LED, pneus traseiro mais largo e ABS na dianteira.

Yamaha realiza um comparativo entre a Fazer FZ15, Titan e até mesmo Twister

Tamanha é a oferta de itens da FZ15 que a marca inclusive realiza um comparativo público com a moto de maior cilindrada da rival, a Honda CB 250F Twister. No entanto, vamos conferir mais a fundo a ficha técnica da CG 160 Titan e FZ15 e ver o que cada uma tem!

Comparativo: Titan 160 e FZ15 Fazer 

Ficha técnica Honda CG 160 Titan Yamaha Fazer FZ15
Motor Monocilíndrico 162,7 cc – OHC Monocilíndrico 149 cc – SOHC, 2 válvulas
Arrefecimento Refrigeração a ar Refrigeração a ar
Alimentação Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol
Potência 14,9 cv (gasolina)
15,1 cv (etanol)
ambos a 8.000 rpm
12,2 cv (gasolina)
12,4 cv (etanol)
ambos a 7.500 rpm
Torque 1,40 kgf.m (gasolina)
1,54 kgf.m (etanol)
ambos a 7.000 rpm
1,3 kgf.m (gasolina)
1,3 kgf.m (etanol)
ambos a 6.000 rpm
Câmbio 5 velocidades 5 velocidades
Comprimento 2032 mm 2000 mm
Largura 745 mm 780 mm
Altura 1087 mm 1080 mm
Entre-Eixos 1315 mm 1330 mm
Iluminação Lampadas halogenas Farol, luz de posição
e lanterna em LED
Altura do assento 790 mm 790 mm
Tanque 16,1 L 11,9 L
Freio Dianteiro Disco de 240 mm Disco de 282 mm
Freio Traseiro A tambor / 130 mm Disco de 220 mm
ABS Não Roda dianteira
Pneu e roda Dianteira 80/100 -18 Pirelli Diablo Rosso II 100/80 R17 M/C 52H(R) Tubeless
Pneu e roda Traseira 100/80 -18 Pirelli Diablo Rosso II 140/60 R17 M/C 63H(R) Tubeless
Suspensão Dianteira Garfo telescópico,
curso de 135 mm
Garfo telescópico,
curso de 130 mm
Suspensão Traseira Dois amortecedores,
curso de 106 mm
Balança traseira tipo Monocross,
curso de 120 mm
Peso 117 kg peso seco 135 kg em ordem de marcha
Cores Prata Metálico,
Cinza Metálico e
Vermelho Perolizado
Midnight Black, Racing Blue
e Magma Red
(preto, azul e vermelho)
Preço Público Sugerido R$ 15.060 R$ 16.990

 

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Veredito: qual é a melhor entre CG e a nova Fazer

Para o comparativo ficar completo ainda falta um dado, o preço cobrado pelas concessionárias. Segundo a Fipe, uma Titan 160 custa em média R$ 18.868, já a FZ 15 é encontrada por cerca de R$ 19.196. Estamos falando de uma diferença de apenas R$ 330.

tintan 160 e fz 15 - fazer é melhor equipada

A FZ15 é indiscutivelmente superior em termos de segurança e ciclística. Além disso, nas lojas custa apenas R$ 330 a mais que uma Titan 160 – em média, claro

No quesito segurança, apenas o ABS já justificaria pagar um pouco mais para levar a Yamaha para casa. De quebra, ela ainda vem com luzes em LED (que contribuem ao estilo e melhor visibilidade), suspensões melhores e pneus largos. No teste, sua ciclística lembrou muito a da FZ25, moto de categoria superior. E o motor é o mesmo das Crosser, Factor e YS Fazer, conhecido pela durabilidade.

titan 160 e fz15

A Titan é mais simples e, em muitos casos, simplicidade pode ser traduzida (ou confundida) com robustez. Assim, a CG Titan 160 ainda deve continuar sendo a preferida da galera do corre

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Mas então é o fim da CG? Não. A Honda segue sendo a melhor opção para quem mora em regiões onde há apenas concessionárias da marca nas redondezas. De quebra, tem motor mais potente (são 15cv contra 12cv) e agrada aos mais ‘puristas’, que temem motos mais evoluídas por terem mais componentes eletrônicos e plásticos.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]