Publicidade

Notícias e vídeos teaser sobre uma suposta nova Honda Africa Twin CRF750L têm circulado pela internet recentemente. No entanto, não se empolgue muito, pois tudo não passa de fake news!

Fake news… Nova Honda Africa Twin CRF750L

Desde agosto de 2022 uma série de vídeos tem circulado pela internet, exibindo teasers sobre uma nova Honda Africa Twin de 750 cc. As publicações ainda indicam a data de lançamento da suposta novidade, 3 de novembro de 2022. No entanto, por hora nada disso vai acontecer… Afinal são apenas fake news!

honda africa twin

Há anos o mercado espera por uma versão menor da Africa Twin 1100 e ela até ganhou data para chegar ao mercado… mas era tudo fake news!

 

Publicidade

A mentira que saiu fora de controle…

Quem ficou mais atento logo percebeu que a série de publicações com a nova Africa não eram realizadas no canal oficial da Honda. Outro detalhe é que os vídeos apresentados mostravam nada mais que recortes do lançamento das CRF 1000 e da CRF 1100. O que rolou de fato então?

Na última semana, um youtuber do canal Motoeuro gravou um vídeo explicando sobre a história toda. Ele responde que foi o responsável por criar os vídeos falsos de lançamento. Todo o conteúdo foi adicionado em um canal fake, Honda True Adventure.

Segundo o youtuber, a ideia era colocar o conteúdo fake na internet, mas aguardar que o Youtube se encarregasse de deletar as publicações… Não foi o que aconteceu. E em cerca de um mês os falsos teasers viram notícia em vários sites e canais ao redor do mundo – De forma errônea!!!

Publicidade

Sim, se você leu sobre o lançamento em algum lugar estava equivocado… Ou seja, era tudo falso! Confira um dois vídeos falsos que deu o que falar…

Rumores e especulações movem o mercado

Frequentemente nos deparamos com notícias detalhando sobre rumores sobre lançamentos. Também acompanhamos especulações, ou seja, estimativas e reflexões sobre quais novidades ou mesmo situações podem vir a acontecer.

Tanto rumores, quanto especulações podem e devem ser entendidas apenas como pistas sobre algum fato novo. Nem sempre tudo ocorre, ou é como aguardando. No entanto, no mercado das duas rodas coisas assim são algumas vezes um termômetro curioso sobre novidades.

Publicidade

Nem sempre rumores estão errados, modelo Hawk 11 surgiu ainda como uma especulação na mídia japonesa e foi lançado – no entanto, fique atento!

O que aconteceu com o caso da nova Africa Twin fake foi diferente. Isso porque o youtuber estrangeiro – aparentemente com tempo livre de sobra – criou um conteúdo deliberadamente falso.

Com isso, fica aqui nossa ressalva para que você leitor acompanhe com atenção todas as notícias e sempre dê preferência a meios e canais que primam pela veracidade dos fatos. Nem tudo que se vê pode ser real…

Nova Transalp… a ‘Africa Twin menor’ 

E tem outra. Não faria sentido a Honda lançar uma versão menor da Africa Twin se está trabalhando arduamente na nova geração da Transalp, que será a representante da marca no nicho das aventureiras médias.

Aliás, o modelo já foi flagrado em testes, sem qualquer camuflagem,  mostrando nitidamente o modelo que deve ser oficialmente apresentado em breve. Como sabemos, será movida pelo mesmo motor da nova Hornet, – elas devem ser apresentada juntas em novembro.

Mas segundo o mesmo youtuber estrangeiro (da falsa CRF), a nova Transalp flagrada em testes pode ser uma fake news. Dá para acreditar?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]