A Triumph lançou a Tiger 850 Sport. O modelo tem a missão de ser a entrada na linha Tiger 900, se posicionando abaixo das versões GT e Rally, e foi revelado na Europa nesta semana. Com a chegada da novidade, a Tiger 900 ‘standard’ deixou o catálogo no Velho Continente.
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Segundo a Triumph, a Tiger 850 Sport chega às concessionárias europeias em janeiro de 2021. Ainda não há informações sobre uma possível vinda do modelo ao Brasil, uma vez que a versão de entrada da Tiger 900 ainda é vendida por aqui. Atualmente, a moto ‘standard’ tem preço sugerido de R$ 49.990 no mercado nacional.
Tiger 850 ‘amansada’
Como o objetivo de fazer da Sport 850 o primeiro degrau na família Tiger 900, o modelo pode ser ainda mais ‘simplificado’. A gente explica. Acontece que a Triumph desenvolveu o modelo de modo que ele pode receber um kit (com posto por punho, ajustes no motor e outros itens) para reduzir a potência a fim de que ela se encaixe na licença A2 europeia. Assim, a cavalaria cai de 85 cv para os 47 cv previstos em lei e a moto poderá ser guiada, também, por pilotos menos experientes.
Ué, mas não era uma versão esportiva?
De fato, o ‘Sport’ da nova Tiger 850 ficou apenas no nome. O modelo tem menos potência que a big trail tradicional (85 ante 95 cv) e também perdeu o modo de pilotagem sport. Desta forma, é equipada com os modos ‘road’ e ‘rain’, além de controle de tração.
No restante, a Tiger 850 Sport é praticamente idêntica a ‘antiga’ Tiger 900 de entrada – conforme você pode comparar na tabela abaixo. Portanto, tem câmbio de seis velocidades, assim como embreagem assistida e deslizante. Além disso, utiliza freios ABS, iluminação full LED, painel TFT de 5 polegadas, rodas de liga de 19″ e 17″. Até mesmo as medidas dos discos de freio e o peso a seco são iguais.
Preço da nova Tiger 850 Sport
Como já falamos, a Tiger 850 Sport chega às lojas (europeias) no início de 2021. Ela estará disponível em duas opções de cores: Grafite/Diablo Red e Grafite/Azul Cáspio. Por lá, o preço sugerido é de aproximadamente 11 mil euros – algo na casa dos 69 mil desvalorizados reais.
Entretanto, ela só deve vir para cá meses depois, após a filial brasileira liquidar suas unidades da 900 ‘standard’. Porém, por uma série de motivos estratégicos e comerciais, talvez o modelo não seja disponibilizado por aqui. O que nos resta é esperar.
Tiger 850 Sport |
Tiger 900 ‘standard’
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Motor | Líquido arrefecido, 12 válvula, DOHC, inline 3 cilindros 888 cc | Líquido arrefecido, 12 válvula, DOHC, inline 3 cilindros 900 cc |
Potência máxima | 85 cv a 8.500 rpm | 95 cv a 8.750 rpm |
Torque máximo | 8,29 kgf.m a 6.500 rpm | 8,87 kgf.m a 7.250 rpm |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Marzocchi 45 mm, não ajustáveis | Garfos invertidos Marzocchi 45 mm, não ajustáveis |
Suspensão Traseira | Marzocchi, ajuste manual de pré-carga | Marzocchi, ajuste manual de pré-carga |
Roda dianteira | Liga fundida, 19 x 2.5 in | Liga fundida, 19 x 2.5 in |
Roda traseira | Liga fundida, 17 x 4.25 in | Liga fundida, 17 x 4.25 in |
Pneu dianteiro | 100/90-19 | 100/90-19 |
Pneu traseiro | 150/70R17 | 150/70R17 |
Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças monobloco de 4 pistões Brembo Stylema. Cilindro do freio dianteiro radial, ABS |
Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças monobloco de 4 pistões Brembo Stylema. Cilindro do freio dianteiro radial, ABS
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Freio traseiro | Disco único de 255 mm. Pinça deslizante de pistão único Brembo, ABS |
Disco único de 255 mm. Pinça deslizante de pistão único Brembo, ABS
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Tanque | 20 L | 20 L |
Modos de pilotagem | Road e Rain | Road e Rain |
Painel | Tela TFT de 5″ | Tela TFT de 5″ |
Peso seco | 192 kg | 192 kg |