A Tiger 850 Sport é a nova 'Tiger 900' de entrada, podemos dizer. O modelo foi apresentado na Europa e deve chegar por aqui em breve - ou não

A Triumph lançou a Tiger 850 Sport. O modelo tem a missão de ser a entrada na linha Tiger 900, se posicionando abaixo das versões GT e Rally, e foi revelado na Europa nesta semana. Com a chegada da novidade, a Tiger 900 ‘standard’ deixou o catálogo no Velho Continente.

Segundo a Triumph, a Tiger 850 Sport chega às concessionárias europeias em janeiro de 2021. Ainda não há informações sobre uma possível vinda do modelo ao Brasil, uma vez que a versão de entrada da Tiger 900 ainda é vendida por aqui. Atualmente, a moto ‘standard’ tem preço sugerido de R$ 49.990 no mercado nacional.

Triumph Tiger 850 Sport
Tiger 850 Sport é a versão de entrada da linha Tiger 900 na Europa

Tiger 850 ‘amansada’

Como o objetivo de fazer da Sport 850 o primeiro degrau na família Tiger 900, o modelo pode ser ainda mais ‘simplificado’. A gente explica. Acontece que a Triumph desenvolveu o modelo de modo que ele pode receber um kit (com posto por punho, ajustes no motor e outros itens) para reduzir a potência a fim de que ela se encaixe na licença A2 europeia. Assim, a cavalaria cai de 85 cv para os 47 cv previstos em lei e a moto poderá ser guiada, também, por pilotos menos experientes.

Triumph Tiger 850 Sport 3
Sport apenas no nome, afinal o modelo tem potência inferior a da Tiger 900 – e, ainda, a possibilidade de receber um kit que limita sua potência à permitida pela A2

Ué, mas não era uma versão esportiva?

De fato, o ‘Sport’ da nova Tiger 850 ficou apenas no nome. O modelo tem menos potência que a big trail tradicional (85 ante 95 cv) e também perdeu o modo de pilotagem sport. Desta forma, é equipada com os modos ‘road’ e ‘rain’, além de controle de tração.

Triumph Tiger 850 Sport 2
Modelo mantém a mesma identidade visual da 900, assim como a maioria dos componentes

No restante, a Tiger 850 Sport é praticamente idêntica a ‘antiga’ Tiger 900 de entrada – conforme você pode comparar na tabela abaixo. Portanto, tem câmbio de seis velocidades, assim como embreagem assistida e deslizante. Além disso, utiliza freios ABS, iluminação full LED, painel TFT de 5 polegadas, rodas de liga de 19″ e 17″. Até mesmo as medidas dos discos de freio e o peso a seco são iguais.

Triumph Tiger 850 Sport 4
O painel digital (em TFT de 5 polegadas), as rodas, o diâmetro dos discos de freio e até o peso a seco. Há muito em comum entre a nova Tiger 850 Sport e a Tiger 900 ‘standard’

Preço da nova Tiger 850 Sport

Como já falamos, a Tiger 850 Sport chega às lojas (europeias) no início de 2021. Ela estará disponível em duas opções de cores: Grafite/Diablo Red e Grafite/Azul Cáspio. Por lá, o preço sugerido é de aproximadamente 11 mil euros – algo na casa dos 69 mil desvalorizados reais.

tiger 900 rally pro
Tiger 900 Rally Pro é a versão topo de linha da família. No Brasil, seu preço sugerido é de R$ 56.990

Entretanto, ela só deve vir para cá meses depois, após a filial brasileira liquidar suas unidades da 900 ‘standard’. Porém, por uma série de motivos estratégicos e comerciais, talvez o modelo não seja disponibilizado por aqui. O que nos resta é esperar.

Tiger 850 Sport

Tiger 900 ‘standard’

Motor Líquido arrefecido, 12 válvula, DOHC, inline 3 cilindros 888 cc Líquido arrefecido, 12 válvula, DOHC, inline 3 cilindros 900 cc
Potência máxima 85 cv a 8.500 rpm 95 cv a 8.750 rpm
Torque máximo 8,29 kgf.m a 6.500 rpm 8,87 kgf.m a 7.250 rpm
Suspensão dianteira Garfos invertidos Marzocchi 45 mm, não ajustáveis Garfos invertidos Marzocchi 45 mm, não ajustáveis
Suspensão Traseira Marzocchi, ajuste manual de pré-carga Marzocchi, ajuste manual de pré-carga
Roda dianteira Liga fundida, 19 x 2.5 in Liga fundida, 19 x 2.5 in
Roda traseira Liga fundida, 17 x 4.25 in Liga fundida, 17 x 4.25 in
Pneu dianteiro 100/90-19 100/90-19
Pneu traseiro 150/70R17 150/70R17
Freio dianteiro Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças monobloco de 4 pistões Brembo Stylema. Cilindro do freio dianteiro radial, ABS
Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças monobloco de 4 pistões Brembo Stylema. Cilindro do freio dianteiro radial, ABS
Freio traseiro Disco único de 255 mm. Pinça deslizante de pistão único Brembo, ABS
Disco único de 255 mm. Pinça deslizante de pistão único Brembo, ABS
Tanque 20 L 20 L
Modos de pilotagem Road e Rain Road e Rain
Painel Tela TFT de 5″ Tela TFT de 5″
Peso seco 192 kg 192 kg

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Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
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