A nova big trail da Ducati, a Desert X, pode chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2023. Apesar de ainda não ter o anúncio oficial do lançamento ou seu preço por aqui, não custa nada já estimarmos qual poderá ser o valor da novidade caso ela realmente desembarque no país.
Big trail Ducati Desert X
A Ducati Desert X foi apresentada pela primeira vez como conceito no Salão de Milão, EICMA, de 2019. Dois anos depois, a motocicleta chegou ao mercado Europeu exibindo as sua inspiração nas antigas Cagiva Elefant – das edições dos anos 80 e 90 do Paris-Dakar.
Essa big trail raiz da Ducati tem roda dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18 polegadas – a primeira Ducati nessa configuração – calçadas pelos pneus Pirelli Scorpion Rally. Além de freios Brembo, com 2 discos na dianteira e disco único na frente. O conjunto tem ainda controle ABS e assistência em curvas, junto do controle de tração.
O modelo tem painel com tela TFT de 5 polegadas, com duas opções de exibição – rally e padrão. No display é possível controlar os 6 modos de pilotagem: Enduro, Rally, Esporte, Turismo, Urbano e Molhado. Cada um ajustando o conjunto da Desert a partir da unidade de medição inercial (IMU).
Lembrando que a Desert X é movida por um motor bicilíndrico em V com 937 cm³, Testastretta, refrigerado a líquido e que rende potência máxima de 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 9,4 kgf.m a 6.500 rpm – com câmbio de seis velocidades. Conjunto similar ao motor da Multistrada V2S. Falando nisso…
Veja também:
- MV Agusta tem protótipos big trail inspirados no Dakar
- Confira o top 6 das big trail mais baratas
- Bros, XRE, BMW GS: as 12 motos trail mais vendidas
Preço da big trail Desert X no Brasil
A Ducati parece ter uma representação clara do lugar que a Desert X ocupa no lineup da marca. Via de regra, está logo abaixo da Multistrada V2S, de quem herda o motor e mais alguns componentes.
Assim, na Itália a Desert X é 9 % mais barata que a Multistrada, custando 16.990 contra 18.690 euros. Margem parecida com a mantida nos EUA (16.695 e 18.895 dólares) e até similar a do México (409 mil e 425 mil pesos).
Logo, sabendo que a V2S parte dos R$ 96.990 aqui no Brasil, a DesertX poderia vir a custar aproximadamente R$ 88.200 – caso a marca mantenha o mesmo posicionamento no nosso país! É um preço bastante competitivo, próximo de concorrentes como Triumph Tiger 900 Rally Pro (R$ 78.990) e Honda Africa Twin DCT (R$ 88.100).
Mas calma. Vale lembrar que a Ducati ainda divulgou data de lançamento ou preço estimado para sua nova big trail no Brasil – e sequer a confirmou para o nosso mercado. Por enquanto, tudo o que temos são apenas rumores.