Publicidade

A nova big trail da Ducati, a Desert X, pode chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2023. Apesar de ainda não ter o anúncio oficial do lançamento ou seu preço por aqui, não custa nada já estimarmos qual poderá ser o valor da novidade caso ela realmente desembarque no país.

Big trail Ducati Desert X 

A Ducati Desert X foi apresentada pela primeira vez como conceito no Salão de Milão, EICMA, de 2019. Dois anos depois, a motocicleta chegou ao mercado Europeu exibindo as sua inspiração nas antigas Cagiva Elefantdas edições dos anos 80 e 90 do Paris-Dakar.

MY22_Ducati_Desert_X_108_UC356364_Low

Muita potência, belo pacote eletrônico e visual retrô. Assim é a nova big trail da Ducati que pode vir ao Brasil

Essa big trail raiz da Ducati tem roda dianteira tem 21 polegadas e a traseira 18 polegadas – a primeira Ducati nessa configuração – calçadas pelos pneus Pirelli Scorpion Rally. Além de freios Brembo, com 2 discos na dianteira e disco único na frente. O conjunto tem ainda controle ABS e assistência em curvas, junto do controle de tração.

Publicidade

O modelo tem painel com tela TFT de 5 polegadas, com duas opções de exibição – rally e padrão. No display é possível controlar os 6 modos de pilotagem: Enduro, Rally, Esporte, Turismo, Urbano e Molhado. Cada um ajustando o conjunto da Desert a partir da unidade de medição inercial (IMU).

Ducati-Desert-X-4

Modelo tem painel TFT em posição vertical, lembrando as planilhas de rali

Lembrando que a Desert X é movida por um motor bicilíndrico em V com 937 cm³, Testastretta, refrigerado a líquido e que rende potência máxima de 110 cv a 9.250 rpm e torque máximo de 9,4 kgf.m a 6.500 rpm – com câmbio de seis velocidades. Conjunto similar ao motor da Multistrada V2S. Falando nisso…

Veja também:

Publicidade

Preço da big trail Desert X no Brasil

A Ducati parece ter uma representação clara do lugar que a Desert X ocupa no lineup da marca. Via de regra, está logo abaixo da Multistrada V2S, de quem herda o motor e mais alguns componentes.

Assim, na Itália a Desert X é 9 % mais barata que a Multistrada, custando 16.990 contra 18.690 euros. Margem parecida com a mantida nos EUA (16.695 e 18.895 dólares) e até similar a do México (409 mil e 425 mil pesos).

big trail ducati multistrada v2s

No exterior, a DesertX custa levemente menos que a Multistrada V2S – recém lançada no Brasil

Logo, sabendo que a V2S parte dos R$ 96.990 aqui no Brasil, a DesertX poderia vir a custar aproximadamente R$ 88.200 – caso a marca mantenha o mesmo posicionamento no nosso país! É um preço bastante competitivo, próximo de concorrentes como Triumph Tiger 900 Rally Pro (R$ 78.990) e Honda Africa Twin DCT (R$ 88.100).

Publicidade
big trail ducati desert x

Caso a Ducati mantenha o posicionamento da Desert X no lineup, modelo pode chegar ao Brasil com preço bem próximo de concorrentes diretas

Mas calma. Vale lembrar que a Ducati ainda divulgou data de lançamento ou preço estimado para sua nova big trail no Brasil – e sequer a confirmou para o nosso mercado. Por enquanto, tudo o que temos são apenas rumores.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]