Publicidade

A fabricante chinesa Zontes anunciou um moderno motor de três cilindros em linha – e com mais de 100 cv! Segundo especula-se, a novidade deve equipar uma naked bike, que pode ser mais poderosa que modelos como a Honda CBR 650R, entre outras concorrentes.

Nova Zontes mais potente que CBR

Até agora, a fabricante chinesa de motocicletas Zontes – uma marca da Guangdong Tayo Motorcycle Technology Co. Ltd. – tem atuado no segmento de cilindradas de 125 cm³ a ​​350 cm³. A fabricante inclusive fez sua estreia no Brasil recentemente.

No entanto, aparentemente, novos modelos – incluindo um novo motor de três cilindros em linha – estão sendo planejados e desenvolvidos na China. Diga-se de passagem, a Zontes já havia esboçado uma moto naked com 3 cilindros ainda em 2020.

nova zontes terá motor de 3 cilindros

Nova Zontes deve ser movida por motor três cilindros, com cerca de 800 cc. E podem ser duas: uma esportiva e uma trail

Publicidade

Mas foi somente no início deste ano que surgiram demais flagras, aparentemente confirmando um modelo superesportivo e uma trail enduro com o novo três cilindros. E, segundo já comunicado pela marca, seu projeto de motor deve atingir uma potência máxima de mais de 100 cv, com deslocamento de cerca de 800 cm³.

De acordo com informações da Zontes, será um propulsor refrigerado a líquido, com quatro válvulas, injeção de combustível e, aparentemente, um deslocamento clássico de 120 graus. E segundo rumores, terá uma alta taxa de compressão, de 13,5: 1.

cropped-zontes-motos-brasil-40.jpg

Zontes chegou ao Brasil recentemente. Famosa por suas ‘pequenas’, a marca parece pronta para investir também na alta cilindrada

Desta forma, a novidade estaria potencialmente no nível das 800cc de três cilindros da MV Agusta. O que seria mais do que o suficiente para deixar na poeira modelos como a Triumph Tiger 900 e até motos quatro cilindros menores, como a CBR 650R.

Publicidade

Veja também:

Uma cópia do Yamaha CP3?

A primeira aparição do novo motor da Zontes surgiu em 2021, após uma foto vazar na internet. Na época, a unidade surgiu ao lado de um filtro de óleo da marca Yamaha, o que levantou rumores além de uma simples coincidência. Isso porque, o triplo Zontes é semelhante ao motor CP3 da Yamaha – ambos são se parecem desde o layout, design da carcaça do motor até o cabeçote.

Motor da MT 09 pode ter inspirado arquitetura do novo propulsor da Zontes

Publicidade

Na época, a marca chinesa se explicou alegando que filtros de óleo geralmente são intercambiáveis ​​entre as marcas. No entanto, de fato o motor CP3 de 847cc da Yamaha parece ter oferecido alguma inspiração ao design chinês…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]