A Royal Enfield apresentou nesta semana a Scram 411, segundo a fabricante a primeira adventure crossover da marca. A trail Himalayan, uma motocicleta espartana lançada em 2016 foi a inspiração para uma evolução mais urbana ao estilo scrambler, a Scram 411.
Nova Royal Enfield Scram 411
Enquanto a maioria dos modelos scrambler se concentra mais na estética, segundo o chefe de design da Royal Mark Wells a Scram 411 veio com propósito. A moto foi desenvolvida na plataforma do motor LS-410 e chassi Harris Performance, assim como a Himalayan, disponível no mercado brasileiro.
Olhando mais a fundo, vemos o mesmo tanque de combustível, com 15 litros de capacidade. Assim como o mesmo layout do assento, que foi remodelado na novidade. No entanto, a moto recebeu mudanças focadas na geometria e ergonomia da pilotagem. Diferenças que fazem da motocicleta um modelo mais focado nos trechos urbanos, frente a “irmã” aventureira’.
Entre as diferenças da Scram para a Himalayan, vemos a distância ao solo, que passou dos 220 mm para 200 mm. A suspensão dianteira telescópica teve também o curso reduzido de 200 mm para 190mm. Na traseira o monoamortecedor segue com curso de 180 mm. Outra mudança foi a adoção da roda dianteira de 19 polegadas, a Himalayan utiliza aro 21. Na traseira segue a roda de 17 polegadas. Os pneus também são de uso misto.
A Scram 411 é alimentada pelo mesmo motor monocilíndrico refrigerado a ar de 411 cm³, injeção de combustível, SOHC. Um propulsor que rende potência máxima de 24,3 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 3,2 kgf.m a 4.000-4.500 rpm. A transmissão é de cinco velocidades.
Segurando o conjunto, com peso seco de 185 kg, a moto tem discos dianteiros e traseiros combinados com ABS de duplo canal. A nova motocicleta tem ainda painel de instrumentos com velocímetro analógico e display digital. Ao lado fica a pequena tela do sistema de navegação da Royal Enfield, o Tripper, disponível como opção em todas as variantes da Scram 411.
Veja também:
- Yezdi? Um “multiverso” da Royal Enfield e Triumph
- Adeus, Horizon 150: Dafra tira moto custom de linha
- Teste Royal Enfield Himalayan 2021: uma moto trail clássica
Nova Royal Enfield 411 no Brasil
A nova Scram 411 já está disponível na Índia, sua terra natal, onde é encontrada em sete cores divididas em três variantes. Na casa da nova Royal Enfield, o modelo parte das 204 mil rúpias, na faixa dos R$ 13.600 em conversão direta.
Por lá, a moto se posiciona logo abaixo da Himalayan, que custa 214 mil rúpias (R$ 14,3 mil), e encara de frente a Yezdi Scrambler. Segundo a fabricante, a Scram vai estar disponível na Europa e demais países da Ásia no meio do ano.
Posteriormente, ela será lançada oficialmente na América do Norte e países da América Latina. Então podemos aguardar um anúncio oficial em breve, mas ainda não sabemos quando e nem por quanto ela chegará ao Brasil. Estamos na expectativa.