Publicidade

Dakar2016_cabecalho

O piloto Jean Azevedo (HSA Rally Team) saiu do Rally Dakar 2016 nesta quinta-feira (7), após ceder o radiador da sua moto para o companheiro de equipe  Javier Pizzolito, em melhor posição, continuar a prova. A largada foi em Jujuy, na Argentina e, finalmente, chegou à Bolívia, na cidade de Uyuni. Alguns pilotos precisaram receber oxigênio devido à grande de altitude, mais de 4.500 metros. A etapa teve 642 quilômetros, sendo 327 de trechos cronometrados.

Em sua 18ª participação na competição, Azevedo sofreu uma queda no dia 4 de janeiro, quando bateu a cabeça e o ombro. Desde então, ele seguia fazendo uma recuperação ao longo da competição e chegou a subir 28 posições na quarta etapa, mas estava em 96º. Após a etapa maratona, quando nem mesmo os pilotos puderam fazer a manutenção dos veículos, Jean cedeu o radiador para o colega de equipe Javier Pizzolito, da Argentina, que estava com a peça danificada. Na etapa maratona não é permitido ter o auxílio da equipe de apoio e nem fazer a manutenção dos veículos.

Em sua página em uma rede social Jean comentou: “Amigos, infelizmente o tombo na 2ª etapa me tirou as chances de um bom resultado neste Dakar. Trabalhei muito ao longo do ano de 2015 para estar na melhor forma nesta edição e a minha equipe me deu todo suporte para eu chegar aqui competitivo, mas rali é assim mesmo, pode acontecer de tudo!

Publicidade

Hoje meu companheiro de equipe Pizzolito estava com problemas no seu radiador e como é uma etapa maratona não temos apoio nem pecas da equipe.  Passei meu radiador para ele continuar já que esta em uma posição melhor que a minha e com mais chances de ajudar a Honda chegar ao título deste Rally. Com o meu tombo fui para ultima colocação e estava tentando recuperar posições mesmo com as consequências físicas do acidente; somos um time e agora vou ficar na torcida para a Honda levar este título!

Todos no Dakar estão em busca da vitória ou de bons resultados pessoais, mas somos uma equipe e também estou aqui para trabalhar e ajudar a Honda a vencer o Dakar. Não importa quem poderia ganhar; o que interessa é a marca terminar campeã. Por isso optei em sacrificar a minha corrida cedendo o radiador ao Pizzolito”

Único brasileiro nas motos, Jean deixou a competição nesta 5ª feira -  foto: Marian Chytka

Único brasileiro nas motos, Jean deixou a competição nesta 5ª feira – foto: José Mário Dias

A atitude de Jean foi muito elogiada nas redes sociais, recebendo comentários enaltecendo o espírito esportivo e visão de equipe que só é demonstrada pelos grandes campeões.

Publicidade

O australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory Team) ficou com a vitória do dia. O português Paulo Gonçalves (Team HRC) lidera a disputa na geral.

Resultados das motos – Quinta Etapa:
1 – Toby Price (KTM): 04:03:44
2 – Antoine Méo (Husqvarna): + 00:02:21
3 – Stefan Svitko (KTM): + 00:02:33
4 – Matthias Walkner (KTM): + 00:02:40
5 – Joan Barreda (Honda): + 00:05:57

Detalhes da Quinta Etapa:

Dakar2016_mapaEtapa5

Publicidade

Nesta sexta-feira (8), os pilotos disputam a sexta etapa do Rally Dakar 2016, que terá largada e chegada em Uyuni, na Bolívia. A prova será uma maratona e os competidores não poderão ter o apoio da equipe técnica. Serão 723 quilômetros, com 572 de trechos cronometrados.

Resultado acumulado após cinco etapas:
1 – Paulo Gonçalves (Honda): 14:30:07
2 – Stefan Svitko (KTM): + 00:01:45
3 – Toby Price (KTM): + 00:01:47
4 – Joan Barreda (Honda): + 00:02:27
5 – Matthias Walkner (KTM): + 00:02:57

Confira a programação e roteiro geral do DAKAR 2016 –  clique aqui

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.