Publicidade

Dakar2016_cabecalho

A nona etapa do Rally Dakar 2016, realizada nesta terça-feira (12) em formato de laço iniciado e terminado na cidade de Belén, argentina, tornou-se um pesadelo para o piloto português Paulo Gonçalves (Honda), que teve que abandonar a etapa por conta de um galho que furou o radiador da sua moto. Mais uma vez o contratempo ajudou o australiano Toby Price (KTM) a vencer e abrir uma grande vantagem de tempo na classificação geral. Kevin Benavides (7m10s) e Stefan Svitko (10m33s) ficaram com a segunda e terceira colocações do dia, respectivamente.

Moto de Gonçalves (Honda) quebra e Price (KTM) abre 29 minutos na liderança - foto: Felipe Trueba/EPA

Moto de Gonçalves (Honda) quebra e Price (KTM) abre 29 minutos na liderança – foto: Felipe Trueba/EPA

A etapa de hoje levou os competidores através das dunas de Fiambalá, na primeira parte de uma etapa-maratona para motos e quadris, e era uma das mais temidas pelos pilotos, situação complicada ainda mais pelas altas temperaturas da região, o que certamente levaria os pequenos motores ao seu limite. Gonçalves bem que tentou continuar após ter o radiador furado mas seu motor não resistiu ao esforço e parou definitivamente.

Publicidade

Segundo as últimas notícias oficiais, Gonçalves, com a ajuda de outros pilotos Honda, está tentando chegar ao destino do dia para que seu motor seja reparado e esteja pronto para a décima etapa. Mas não se sabe se ele poderá continuar na corrida – a etapa é maratona e a manutenção das motos pela equipe de apoio não é permitida. Então, serão os próprios pilotos que terão que realizar a troca do motor, o que representará uma penalização de 15 minutos na soma geral de tempos.

Resultados das motos – Nona Etapa:
1º – TOBY PRICE (AUS) KTM – 03:26:58
2º – RICKY BRABEC (USA) HONDA +12:29
3º – ANTOINE MEO (FRA) KTM +13:24
4º – STEFAN SVITKO (SVK) KTM +14:45
5º – VAN BEVEREN (FRA) YAMAHA +15:54

Detalhes da Nona Etapa:

Dakar2016_Etapa9

Publicidade

Resultado acumulado após nove etapas:
1º – TOBY PRICE (AUS) KTM 30:55:54
2º – STEFAN SVITKO (SVK) KTM +28:59
3º – PAULO GONCALVES (PRT) HONDA +34:01
4º – PABLO QUINTANILLA (CHL) HUSQVARNA +38:41
5º – ANTOINE MEO (FRA) KTM +42:08

Na etapa desta terça-feira (12), os primeiros sinais do desafio de quarta já puderam ser percebidos. A organização da competição decidiu antecipar a chegada para o segundo posto de controle, que já contemplava trechos de dunas, devido à dificuldade dos pilotos em suportar o calor extremo e manter a resistência em um percurso que exigiu bastante esforço físico, principalmente para quem estava nas motos, Paulo Gonçalves que o diga.

Assim, a décima etapa do Rally Dakar 2016, que será realizada nesta quarta-feira (13), promete testar a resistência e capacidade de navegação até mesmo dos pilotos mais experientes. Em um percurso de 768 quilômetros entre Belén e La Rioja, na Argentina, sendo 278 cronometrados, os competidores enfrentarão o maior trecho de dunas da história da competição na região do deserto de Fiambalá. As altas temperaturas e a rota praticamente completa fora de estradas poderão definir os favoritos ao título da 38ª edição do mais difícil rali do planeta.

Outro fator que dará mais competitividade à prova será a largada em conjunto dos dez primeiros colocados nas motos e nos carros na etapa anterior, e os cinco melhores nos caminhões. Os mais rápidos terão chances de abrir grande vantagem na classificação geral. No entanto, veículos atolados na areia densa da região que possui dunas entre as mais altas do mundo podem ser as surpresas do dia.

Publicidade

Confira a programação e roteiro geral do DAKAR 2016 –  clique aqui

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.