Publicidade

Responda rápido: qual a maior distância que se pode percorrer numa viagem de moto elétrica? Bem, o recorde mais recente foi cravado há pouco e irá lhe surpreender… afinal equivale a nada menos que ir de São Paulo à Ucrânia em linha reta! Conheça mais sobre essa aventura!

A viagem de moto elétrica mais longa do mundo!

O egípcio Ali Abdo estabeleceu oficialmente um novo recorde mundial no livro dos recordes. Ele foi o responsável pela viagem de moto elétrica mais longa do mundo ao rodar 12.749 quilômetros. A missão foi cumprida em 30 dias, atravessando o Egito em sua jornada rumo a COP27 – a Conferência do Clima da ONU.

A viagem ocorreu de 10 de outubro a 8 de novembro de 2022, quando o aventureiro chegou à conferência sobre mudanças climáticas, em Sharm El-Sheikh, no Egito. Tudo isso, após ter saído do Cairo no mês anterior. Segundo Abdo, o objetivo era aumentar a conscientização dos jovens sobre o meio ambiente.

Publicidade

Para isso, o viajante e uma equipe se prepararam para o projeto há mais de um ano. Ao longo da viagem, Abdo visitou universidades, escolas, clubes esportivos – todos os tipos de lugares onde ele acreditou que poderia interagir com a juventude local e divulgar as mudanças climáticas.

Moto da marca Energica, ex-fornecedora do campeonato da MotoE, é o modelo utilizado por Abdo

Melhor moto elétrica para viajar?

Toda a viagem da Abdo foi completada a bordo de uma moto elétrica italiana da marca Energica, o modelo EVA EsseEsse9 RS. É a marca que fornecia as motos elétricas do Mundial de Motovelocidade até 2022, inclusive.

A RS é a versão topo de linha da naked. Assim, a motocicleta pode atingir mais de 100 cv de potência, quase 170 km/h de velocidade máxima real e alcance de 420 km com sua bateria de 21.5 kWh.

Publicidade

Lembrando que esse feito mais recente de Abdo com a Energica rendeu também o título de maior jornada de motocicleta elétrica em um único país. Isso porque ele rodou 9.759,67 quilômetros apenas dentro das fronteiras de seu país natal, o Egito.

Em 2021, aventureiro marcou a maior distância já registrada rodada em uma motocicleta elétrica em 24 horas

E não foi a primeira aventura do viajante que resultou em recorde… Em 27 de setembro de 2021, Abdo percorreu a maior distância já registrada em uma motocicleta elétrica em 24 horas. Foram nada menos que 919,87 quilômetros, rodados na região de New Alamain, Egito.

Veja também:

Publicidade

Novo recorde em breve! 

O que Abdo estaria pretendendo após seu mais recente feito? Bem, ele e sua equipe já estão planejando uma viagem para a COP28 – a próxima conferência global sobre mudanças climáticas, programada para acontecer nos Emirados Árabes.

Aventureiro já planeja nova jornada e possível recorde

Ou seja, será a viagem mais longa de Abdo com sua moto elétrica. E ele vai começar partindo de casa, no Egito. De lá, ele vai para a Jordânia, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Kuwait e Omã a caminho dos Emirados. Como se vê, será também uma oportunidade para registrar também o recorde de maior número de países visitados em uma viagem de moto elétrica!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]