Publicidade

Se você é um motociclista de primeira viagem, estamos aqui para lhe ajudar a escolher os melhores acessórios para quem anda de moto. São eles que tornarão as suas viagens mais seguras, práticas e confortáveis, reduzindo riscos e ampliando a comodidade. Se andar de moto já é bom, rodar devidamente equipado é ainda melhor! Veja o que não pode faltar no seu armário.

1 – Capacete para motociclista

Comoeçamos com o básico do básico e único equipamento exigido por lei para pilotar, o capacete. Além de legislaçã0, o item é imprescindível no armário de um motociclista por questões de segurança – de acordo com a OMS, a utilização correta do capacete reduz em até 40% o risco de morte em acidentes envolvendo motocicletas e diminui as chances de lesões graves na cabeça em até 70%.

capacete de motociclista norisk

 

Publicidade

Existem algumas regras na hora de comprar um capacete. É importante que o tamanho seja adequado à cabeça do piloto, para trazer mais conforto e segurança, por exemplo. Além disso, não pode apertar a testa e deve oferecer o maior padrão de segurança possível, usando materiais de qualidade. Saiba como comprar um bom capacete aqui.

 

2 – Luva para motociclista

A luva é outro item necessário, afinal ela traz segurança uma vez que em caso de quedas o motociclista quase sempre usa as mãos para se apoiar no chão. Desse modo, evita muitos ralados e até lesões mais graves. E ainda garante conforto, uma vez que  protege o piloto do sol, do mesmo modo que o protege do frio.

Publicidade

Você pode optar por modelos mais resistentes, como as de couro, e também por opções que ajudam a pele a respirar no calor. Lembrando que é importante em ambos os casos ter proteções no dorso da mão e na parte de cima dos dedos. Assim, caso o motociclista caia e bata a parte de trás das mãos, os danos vão ser menores.

 

 

3 -Blusas segunda pele com proteção UV para motociclista

Aqui começamos a sair do óbvio e a entrar em acessórios bem legais para comprar quando se anda de moto. A segunda pele é mais que necessária para quem precisa fazer viagens mais longas, quer evitar queimadura de sol ou procura mais conforto. Ela te protege de temperaturas mais quentes e também do frio moderado.

Publicidade

 

 

Para escolher uma camisa UV de qualidade fique de olho nessa informação: ela precisa apresentar FPU acima do valor de 30. Quanto maior o FPU, melhor será a atuação da roupa para impedir que os raios UV façam mal à sua pele.

4 – Suporte para celular

Um bom motociclista também veste a sua moto. Assim, um item super importante que precisa estar na lista é o suporte para o celular.  Com ele, é possível que você utilize seu smartphnone como um GPS para chegar até lugares desconhecidos sem que você precise parar para mexer.

É interessante usar um suporte de qualidade para que o celular fique bem firme e evite quedas. Assim, ele deve ser resistente – e, se possível impermeável. Também é interessante que o suporte garanta uma boa visualização da tela, sem reflexos excessivos.

Suporte para celular Para motociclistas

Suporte para celular

 

 

5 – Roupa impermeável (capa de chuva)

Ninguém merece pilotar molhado, algo desconfortável e perigoso, então a roupa impermeável (ou capa de chuva) é mais que necessária no armário do motociclista. Uma dica é que o tamanho deve ser um pouco maior do que suas roupas normais, para que a capa se encaixe sobre a roupa que você estiver utilizando. Além disso, o zíper de abertura tem que ser grande para facilitar a remoção ou colocação da roupa.

capa de chuva ls2

 

 

6 – Mochila impermeável para motociclista

Como na maioria das motos não há compartimento para bagagem, é preciso encontrar alternativas para levar as tralhas nossas do dia a dia. A mais comum é a instalação de baús na traseira da motocicleta, mas muitos não gostam da sua estética. Neste caso, uma dica é comprar uma mochila impermeável.

Ela é muito interessante porque se difere das mochilas comuns. É importante se atentar a capacidade de guardar objetos e se os compartimentos atendem suas necessidades. Outra dica, é observar se possui tiras para amarrar na cintura – dessa forma a mochila fica bem mais presa ao seu corpo, evitando que ela “voe” e atrapalhe.

Mochila Impermeável - Para motociclista

Mochila Impermeável

 

 

Veja mais: 

7 – Balaclava (touca ninja)

Outro acessório interessante ao motociclista é a balaclava, conhecida também como touca ninja. Isso porque ela protege contra insetos, baixas temperaturas e do vento. Pode ser encontrada em vários formatos, tecidos e preços e você precisa escolher aquele que se adapta melhor às suas necessidades.

 

 

8 – Antena corta pipa para motociclista

Esse item, como o próprio nome sugere, serve para para proteger o motociclista contra cortes e riscos mais graves por causa da linha de pipa com cerol. É um acessório indispensável para quem roda em grandes cidades! É ainda um recurso bem eficaz, uma vez que é provida de um estilete na ponta capaz de cortar a linha antes mesmo que ela  ela atinja o piloto ou a pessoa que está na garupa.

Antena corta pipa Para motociclista

Antena corta pipa

 

 

9 -Trava de Capacete

A trava de capacete é um item que faz muito falta quando não está no armário do motociclista. Quantas vezes você já não saiu por aí sem ter onde deixar o capacete, ou deixou ele na moto com medo que o furtassem? Existem inúmeros modelos de trava de capacete que podem te ajudar nesse momento. Escolha o mais seguro e o que mais se adapta às suas necessidades. Só não fique sem!

Trava de Capacete Para motociclista

Trava de Capacete

 

 

10- Protetor de pescoço

Para fechar nossa lista de itens que não podem faltar ao motociclista, o protetor de pescoço. Ele tem uma função similar a da balaclava, mas foca na proteção do pescoço, uma área muito frágil do nosso corpo e que fica exposta durante a pilotagem.  Seu objetivo é prevenir fraturas e lesões, além de proteger do frio e gerar conforto. Há várias opções de marcas, materiais e preços no mercado.

 

E aí?! Será que ficou ficou faltando algum item na lista? Então, continue acompanhado o Motonline para mais dicas sobre acessórios e equipamentos para todos os tipos de motociclistas!

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.