Publicidade

Mais uma motocicleta da italiana Ducati ganhou o famoso motor V4 da marca. Estamos falando da custom naked Diavel, que se junta agora aos modelos Panigale, Streetfighter e Multistrada. Confira como ficou a novidade!

Ducati Diavel ganha o motor V4, confira!

A nova Ducati Diavel 2023 deixa de lado o seu costumeiro motor Testastretta para mudar ao V4 de quatro cilindros. Com o novo propulsor de 1.103 cm³, a motocicleta entrega 168 cv e 12 kgf.m de torque – contra os 128 cv e 12,9 kgf.m de torque da atual 1260. Segundo a marca, uma unidade afinada para entrega suave e utilizável em baixas rotações.

A Diavel também chega com uma eletrônica de alto nível. São três modos de pilotagem e quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban e o novo Wet). Tudo isso para adaptar a entrega do motor junto dos sistemas de assistência, que são Controle de Tração, ABS Cornering e Controle de Empinadas.

Publicidade

E enquanto o Cruise Control garante uma condução tranquila, o Launch Control oferece a opção de arrancadas alucinantes. A Diavel também conta com Quick Shift up & down, o que torna a utilização da caixa menos cansativa e mais eficaz.

Toda essa tecnologia é gerenciada através do display TFT de 5 polegadas. O painel também oferece conectividade Bluetooth para smartphone. É possível utilizar também o sistema de navegação Turn-by-turn – disponível como acessório opcional.

Modelo tem dianteira em destaque com luzes em formato de C

Novo motor, visual já conhecido

Apesar da Ducati escalar o novo motor V4 para a motocicleta, a Diavel segue com o visual e personalidade dos modelos que a precederam. O design manteve as suas linhas musculosas e foi refinado para acomodar o novo propulsor.

Publicidade

Na dianteira a moto tem farol duplo em forma de ‘C’ e na traseira a iluminação tem feixes de LED. O conjunto conta com quadro monochoque, conectado ao braço oscilante unilateral em alumínio. E junto do novo motor, a receita resultou em um peso de 223 kg13 kg mais leve em comparação com a Diavel 1260 S.

Na suspensão a moto tem garfo invertido e amortecedor com esquema cantilever, ambos totalmente ajustáveis. O sistema de freio tem pinças Brembo Stylema e discos dianteiros duplos de 330 mm. E na traseira se destaca o grande pneu maxi 240/45.

Ducati Diavel

Ducati Diavel manteve seu visual já conhecido, com a adição do novo V4

Veja também:

Publicidade

De touring à esportiva de pista

A marca italiana também dispõe para a novíssima Diavel V4 uma gama de opcionais no catálogo Ducati Performance. Entre os itens estão o par de malas traseiras, com uma capacidade total de 48 litros. Existe ainda um encosto para o passageiro e um para-brisa touring, dedicados a viagens a dois.

Diavel

Diavel segue com seu visual de linhas musculosas

O lado mais esportivo da Diavel V4 também foi explorado. A Ducati oferece de fábrica a moto com silenciador de escape homologado, com tampa e quatro terminais em carbono. Mas existe como opcional o sistema de escape de competição “Spitfire”, com quatro saídas em linha, não homologado para as ruas.

Com esses coletores em aço, silenciador em titânio e tampa em fibra de carbono, a marca promete uma redução de peso de cerca de 11 kg. Além disso, o kit oferece um aumento da potência máxima do V4 Granturismo em 12 cavalos, elevando o total da moto para 180 cv.

 

Quanto custa a nova Ducati V4

A nova Diavel V4 chega aos vendedores da Europa a partir de janeiro, no clássico vermelho Ducati Red ou preto Thrilling Black, por 26.390 euros. Em conversão direta, estamos falando de aproximadamente R$ 134 mil. Para comparação, o valor é bem próximo aos 24.600 euros da atual Diavel 1260 S.

Ainda não sabemos quando a Diavel V4 virá ao Brasil e qual será o seu preço por aqui. Atualmente, a 1260 S tem preço sugerido de R$ 132.990. O último lançamento da marca no país foi a Monster 937, com cerca de 2 anos de atraso em relação a apresentação no exterior.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]