Publicidade

Sempre envolto por polêmicas, Nelson Piquet é uma das grandes personalidades do esporte brasileiro. Piloto talentoso e gênio dos motores, conquistou o tricampeonato na Fórmula 1 numa época em que ser ‘apenas’ um piloto excepcional não bastava, era preciso entender de mecânica, conhecer profundamente seu carro e os regulamentos que mudavam drasticamente entre um ano e outro. E o brasiliense também tem um histórico com motos.

Apesar do temperamento explosivo e pouco previsível, ele se juntou com a Honda, conservadora, para criar uma das motos mais raras e desejadas da história do mercado brasileiro. Estamos falando da cobiçada Honda CB 450 Nelson Piquet, uma verdadeira peça de colecionador nos dias de hoje.

 

A Honda e Nelson Piquet

Diferente de hoje, o Brasil era uma grande potência na F1 dos anos 1970 e 1980. E Nelson Piquet era um dos nossos principais nomes na categoria máxima do automobilismo, onde a Honda já investia pesado no desenvolvimento de motores.

Publicidade
nelson piquet e senna na f1

Saudades de ver dois brasileiros no pódio da F1, né? Aqui vemos Nelson Piquet no degrau mais alto, com Senna em segundo e Nigel Mansell em terceiro

Piquet foi campeão em 1981 e 83 (pela equipe Brabham, movida pela BMW) e era assediado por diferentes times, pois além de ótimo piloto participava ativamente do desenvolvimento dos motores – o que lhe ajudou a ser o primeiro a faturar um título com um motor turbinado, inclusive. E foi neste contexto que ele migrou para a Williams, que já usava propulsores da Honda há dois anos, em 1986. O resultado você já deve imaginar.

Com 10 pódios em 16 provas, o título só não veio ainda em 86 pela soma de diferentes detalhes, incluindo sucessivos problemas com os pneus Goodyear. Ao final, o brasileiro ficou em terceiro, há 5 pontos do campeão. No ano seguinte as arestas foram ajustadas e a parceria Piquet, Williams e Honda foi esmagadora: 11 pódios e 3 vitórias em 16 corridas, além dos 7 pódios (e 6 vitórias) do colega de equipe Nigel Mansell. Assim, Nelson cravou seu terceiro – e último – título mundial.

A Honda voou durante a parceria com Piquet. Só em 1987 a equipe faturou 9 vitórias – e o título, claro

Publicidade

 

A rara moto de Nelson Piquet

Vamos voltar para 1986. A Honda estava animadíssima com a inclusão de Nelson Piquet no time e era evidente que essa parceria traria ótimos frutos (o que acabou rolando no ano seguinte, com um título e 9 vitórias em 16 oportunidades). Então era preciso comemorar. Que tal criar uma moto especial?

honda cb 450 nelson piquet

A CB 450 Esporte Nelson Piquet tinha as mesmas cores do carro de F1 do então bicampeão. Repare na assinatura sob o banco

A ideia foi adiante e tomou como base a CB 450 Esporte, grande sucesso da marca e lançada em 1983. Surgia assim a CB 450 Nelson Piquet, motocicleta com visual exclusivo criada em homenagem ao (então) bicampeão mundial e melhor piloto brasileiro do momento para celebrar sua recém-firmada parceria com a Honda, maior fabricante de motos do país.

Publicidade

Mas por que a moto era especial? Seu diferencial estava no visual. Ela trazia as mesmas cores do carro usado por Piquet na equipe Wiiliams-Honda e tinha direito à assinatura do piloto na tampa lateral. Já as rodas e suspensões eram pintadas em preto, para reforçar o ar de esportividade. Quer mais? Ela tinha como acessório um capacete para combinar com o conjunto! Já o motor era idêntico ao da CB padrão, com dois cilindros em linha, 447 cm³ e 43,3 cv de potência.

moto rara de nelson piquet com capacete

Apenas 317 unidades foram produzidas, fazendo do modelo raro e cobiçado. Encontrar uma moto que ainda tenha o capacete – item que acompanhava a moto – é quase uma missão impossível

E por que é uma moto rara? A Honda produziu o modelo apenas por dois meses, fabricando somente 317 unidades da moto de Nelson Piquet. Para comparação, a CB 450 ‘padrão’ comercializou mais de 20 mil unidades entre 87 e 94. As trezentas motocicletas em homenagem ao piloto venderam rapidamente e logo se tornaram peça de colecionador.

Sob as cores, a conhecida CB 450 Esporte. Modelo tinha guidão baixo, pequena carenagem em torno do farol e o conjunto mecânico que fez enorme sucesso nos anos 1980

Veja também:

 

Onde encontrar uma moto CB 450 de Piquet

Raras, cobiçadas e caras, as CB 450 de Nelson Piquet viraram produtos em extinção. Felizmente, a Honda mantém uma unidade em impecável estado de conservação para ser contemplada por todos amantes das duas rodas.

Museu da Honda tem muitas motos incríveis, incluindo uma unidade da CB 450 Nelson Piquet. Espaço abre em sábados e tem visitação gratuita

Quem quiser ver a rara moto de Nelson Piquet de perto pode fazê-lo no Honda Fan Club (o ‘museu da Honda‘), em Indaiatuba (SP), onde está exposta. Aliás, há várias outras motos incríveis para admirar lá. O local abre ao público em sábados e o acesso é gratuito.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza