Publicidade

 

Com certeza você já passou pelo perrengue de ter que pilotar na chuva. É uma situação incômoda e muitas vezes inevitável, que todos os motociclistas precisam enfrentar. Porém, existem maneiras de passar por essa experiência se molhando menos. Por isso, vamos apresentar algumas dicas simples para reduzir os perrengues.

Como dizia Murphy, "Nada nunca está tão ruim que não possa piorar". Agora a combinação é piso molhado, noite e neblina, o terror de muitos motociclistas

A combinação chuva, piso molhado e neblina. O terror de muitos motociclistas

 

Publicidade

Seja cauteloso ao pilotar na chuva

Durante períodos chuvosos, pilotar em alta velocidade pode multiplica as chances do motociclista transitar por poças d’água, abrindo brechas para um belo banho, além de facilitar acidentes. Como reduz seu tempo de resposta, também pode acabar lhe colocando em ‘furadas’, como em locais atingidos por águas jogadas pelos carros.

Na chuva acontecem mudanças radicais nas condições do ambiente e no comportamento da moto; fique atento

Na chuva acontecem mudanças radicais nas condições do ambiente e no comportamento da moto; fique atento

Veja também:

 

Publicidade

É importante destacar também a importância de um ante embaçante, para facilitar a visibilidade durante o trajeto em climas complicados. Caso esteja armazenado em um local de fácil acesso, uma simples flanela ante embaçante pode reduzir o problema.

 

1 – Escolha roupas impermeáveis

Para pilotar na chuva se molhando menos é imprescindível o uso de roupas que bloqueiem  a entrada de água, impermeáveis. Escolha uma capa de chuva convencional, dando preferência a um tecido fino e com um tamanho maior que geralmente veste, para que você possa usar por cima da sua roupa. 

E na chuva, proteção também contra a água

Acessórios de proteção contra chuva não costumam custar caro

Publicidade

 

 

A vantagem de utilizar a capa é que caso você chegue a um ambiente onde não está chuvoso, será possível retirar rapidamente o equipamento e guardar dentro do bauleto da sua moto. Aliás, espaços como bauletos e compartimentos sob o banco são muito úteis nestes casos.

 

2 – Esteja protegido da cabeça aos pés

Além da capa de chuva para o corpo, esteja sempre acompanhado de um par de luvas. Nem sempre um modelo impermeável garante conforto, então na hora de escolher opte por um que garanta comodidade e bloqueio de entrada de água.

Alguns utensílios podem ajudar no dia a dia do motociclista

 

 

Para os pés, dê preferência às famosas galochas, mais resistentes e eficientes na tarefa de bloquear a água, gerando mais conforto ao pilotar na chuva. Seu solado também protege contra movimentos escorregadios, que podem ocorrer em contato com objetos molhados.

3 – Esteja preparado para pilotar na chuva

Durante viagens, não é raro estar de passagem por uma cidade e ser surpreendido por um temporal ou chuva passageira, especialmente no verão. Por isso, para não interromper sua rota é preciso estar atento a detalhes básicos da moto e também equipamentos de segurança.

Pilotar na chuva nem sempre é uma experiência negativa

Tenha um bauleto organizado, com todo o material de viagem disponível. Isso será sinônimo de viagem segura, tranquila e o melhor, seca. Lembre de colocar nele sua capa, botas, luva e outros materiais que possam ajudar. Também tenha um espaço protegido para equipamentos eletrônicos, como o smartphone.

Agora que você já sabe o que é preciso para pegar estrada sem se molhar, não tem mais desculpa para não pilotar na chuva!

Paulo Renato
Formado em Comunicação Social pela UFS. Redator e torcedor do Bahia.