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Que tal uma nova moto elétrica com inteligência artificial e que atinge os 200 cavalos de potência? Essa é a promessa da TS Ultra, que ainda tem direito a componentes de grife em sua ficha técnica. Conheça o modelo que, infelizmente, não deve vir tão cedo ao Brasil.

Nova moto elétrica de 200 cv

A fabricante finlandesa de motocicletas elétricas, Verge, lançou uma nova versão topo de linha: a TS Ultra. A marca cita dados sensacionais para a novidade, como a potência de pico de 150 kW (204 cv) e torque máximo de 12 kgf.m diretamente na roda traseira.

Verge

Além de 200 cv, modelo tem 6 câmeras, 2 sensores de radar e inteligência artificial

É potencial para uma velocidade máxima de 200 km/h e fazer de 0 a 100 km em 2,5 segundos. Também impressionante é o tempo de carregamento rápido, de apenas 25 minutos. Já a autonomia relatada é de até 375 quilômetros.

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Visualmente, o design futurista do modelo lembra uma máquina vinda do mundo do Robocop ou da saga Transformers. Além disso, a moto elétrica tem itens de grife como garfo telescópico invertido e um amortecedor da Öhlins, combinado com um freio a disco duplo e pinças de quatro pistões da Brembo.

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Configuração da roda traseira lembre antigos modelos da marca Buell

Contudo, o show mesmo está na roda traseira aparentemente sem cubo. A peça da roda elétrica está localizada entre o cubo XL, com diâmetro de 15 polegadas, e o pneu traseiro de 17 polegadas. O conjunto utiliza um freio de anel, de aro com diâmetro de 15 polegadas, que lembra as rodas dianteiras da Buell.

Entretanto, como o acionamento elétrico requer uma certa largura para ser potente. Assim, inevitavelmente a moto elétrica teve que ganhar um pneu traseiro extra largo. O formato desse composto então é de 240/45 ZR 17. Em resumo, a roda traseira grossa e a tração pesam cerca de 50 kg.

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Modelo teve as entregas adiadas para somente este ano, com preço de 54.431 euros – cerca de R$ 292 mil em conversão direta

Moto com inteligência artificial 

Segundo a Verge, a fabricante também está usando inteligência artificial para o novo sistema de assistência de segurança Starmatter da TS Ultra. A eletrônica de alta tecnologia da moto elétrica inclui hardware e software para atualizações over-the-air (OTA) e uma interface homem-máquina (HMI).

Desta forma, a novidade sobre rodas promete mais segurança, munida com 6 câmeras, 2 sensores de radar e a referida inteligência artificial. Em resumo, todo o projeto da moto elétrica nasceu em 2018, desenvolvido em Seinäjoki, na Finlândia, por uma equipe de dez pessoas.

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As pré-encomendas e depósitos para a novidade foram aceitos a partir de 2020. Mas somente em 2022 que a produção começou lentamente. No início de janeiro de 2023, a Verge apresentou o modelo em Las Vegas. Por fim, a entrega deve ocorrer neste ano de 2024. Ou seja, dificilmente veremos uma destas raras unidades no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]