Quando o assunto é moto esportiva, a R3 é uma autoridade no Brasil. O modelo é o mais vendido da categoria desde que chegou ao país, dominando o nicho desde 2016. Porém, ela parece prestes a perder o trono… e para outra Yamaha. Veja quem está liderando o segmento em 2024.
Moto esportiva: quem desbancou a R3?
Segundo os dados oficiais da Fenabrave, o segmento das motos esportivas têm uma nova ponteira. É a R 15. Conforme a entidade, a pequena Yamaha não apenas está no topo do nicho como é o modelo dominante de toda a categoria.
De janeiro a março, a R 15 emplacou 1.711 unidades. Assim, representa mais de 55% de todo o volume de carenadas comercializadas no período. No segundo lugar está a R3, com 358 unidades (11,6%). Depois, Kawasaki Ninja 400 (223 unidades; 7,27%), BMW S 1000 RR (201; 6,56%) e Honda CBR 650R (185; 6%) fecham o top5.
Os números da R 15 mostram, ainda, que a moto tem grande potencial de crescimento no mercado local. Afinal, o modelo é um lançamento e seu abastecimento nas lojas está acontecendo aos poucos. Assim, em janeiro emplacou ‘somente’ 386 motos, total que saltou para 785 em março. Desta forma, ainda é difícil apontar qual será o teto para a esportiva por aqui, que deve se tornar um dos 7 mais vendidos da Yamaha no Brasil – atualmente, está na 11ª posição.
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Yamaha R 15 ou R3?
Entretanto, o sucesso da R 15 pode ter tomado algumas unidades da irmã maior. Afinal, não só as vendas da 155cc bombaram, como as da 321cc reduziram neste início de 2024.
Segundo a Fenabrave, no mesmo período de 2023 a R3 havia emplacado 540 unidades. Agora, foram ‘apenas’ 348 motos. Uma redução de 192 motos, ou 35%. Já as vendas da principal rival, Ninja 400, caíram numa proporção menor. Foram 277 no primeiro trimestre do ano passado, ante 223 de 2024. Diferença de 44 unidades, ou 19%.
Vale lembrar que a R3 oferece um desempenho superior ao da R 15. Seu motor de 2 cilindros em linha entrega 42 cv de potência, suficientes para fazer a esportiva passar dos 180 km/h reais. Atualmente, custa R$ 35.085 nas lojas de acordo com a Fipe.
Já a R 15 aposta na proposta, quase inédita no Brasil, de esportiva urbana. Tem o melhor nível de construção na baixa cilindrada do país, com chassi deltabox, balança em alumínio, motor de arrefecimento a líquido, ABS nas duas rodas e mais recursos. Também agrada pela economia e desempenho. Em tocada econômica faz mais de 45 km/litro, enquanto ‘de cabo enrolado’ pode passar dos 150 km/h. Nas concessionárias, custa R$ 22.048.