Publicidade

Uma Yamaha 350 RD Turbo com motor da atual R3 é o tributo perfeito para a saudosa moto dos anos 80. O trabalho é uma minuciosa construção que levou dois anos para ser concluída, aqui mesmo no Brasil. Confira todos os detalhes dessa curiosa motocicleta.

Yamaha RD 350 Turbo com motor R3

O construtor Renato Frateschi lembra bem como a RD 350 fez um estrondo no país. Com mais de 60 cavalos, peso baixo e o famoso YPVS de dois estágios, foi um sucesso instantâneo. E como muitos, Renato sente falta do modelo…

Pensando nisso, ele e um cliente decidiram criar um projeto baseado na saudosa Yamaha. Tudo isso começou com um chassi e um tanque de uma velha RD 350. E como o custo de um motor original e em boas condições seria demais para o orçamento, a solução foi adotar um dois cilindros da atual Yamaha R3.

rd 350 personalizada

Projeto é uma homenagem À RD 350. Tem chassi e tanque da clássica, com motor turbinado da atual R3

Publicidade

Mas alojar o propulsor moderno no velho quadro da RD 350 deu trabalho! Além disso, todo mundo sabe que o desempenho de uma R3 está muito longe da RD. Então Renato decidiu colocar um turbocompressor importado do Japão no projeto.

O construtor também projetou e imprimiu em 3D uma caixa para os sensores e um chip ECU – que permite afinar a moto via smartphone. O quadro foi reforçado para uma pilotagem mais segura. A moto também ganhou rodas de 17 polegadas – diferentemente das originais de 18” da RD 350. Já o braço oscilante vem de uma Triumph Daytona 675.

Enquanto isso, as pinças de freio dianteiras são da Brembo, montados em espaçadores de alumínio usinados em CNC e apertando discos de 300 mm.

Publicidade

Veja também:

Alinhando os detalhes da RD 350

Para a carroceria, Renato recorreu novamente às impressoras 3D para fazer a seção traseira, o para-lama dianteiro e o spoiler abaixo do motor. A parte traseira é inspirada na icônica série TZ, enquanto que a lanterna tem design exclusivo.

Modelo ganhou demais partes e peças exclusivas

Na frente a moto ecoa o design de corrida Suter MMX 500, enquanto os faróis duplos homenageiam a RD 350 YPVS F2 de 1987. No centro de todo o projeto está o tanque original da RD, mas modificado para aceitar a bomba de combustível da R3.

Publicidade

O conjunto tem ainda garfo usinado em CNC e sistema de escape é personalizado com silenciadores duplos. Apelidada de ‘RD Turbo’ a moto é finalizada em preto fosco com os clássicos grafismos em blocos vermelhos da Yamaha.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]