Depois de grande expectativa e espera dos fãs do modelo, a nova BMW F 850 GS Adventure finalmente chega às lojas da marca em todo o Brasil em duas versões: Sport (R$50.950) e Premium (R$56.950). O que diferencia uma da outra são vários itens eletrônicos, faróis auxiliares e os suportes para as malas laterais na versão mais cara, Premium. Produzida na fábrica do BMW em Manaus (AM), a nova moto teve sua produção antecipada – originalmente estava prevista para o final de 2019 -, provavelmente para estancar a perda de clientes para a concorrente Triumph dentro do segmento bigtrail.
Confira na tabela como foi a venda dos dois modelos concorrentes desde 2013 até março de 2019:
Marca | Modelo | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
Triumph | Tiger 800 | 1.355 | 1.715 | 2.221 | 2.691 | 2.716 | 2.656 | 580 |
BMW | F 800 / F 850 GS | 2.615 | 3.033 | 2.361 | 1.790 | 1.530 | 582 | 218 |
No comunicado da empresa sobre a chegada da nova moto às lojas o novo diretor de vendas e marketing da BMW, Julian Mallea, afirma que a BMW F 850 GS Adventure é uma motocicleta referência em seu segmento. No entanto, os números de vendas no mercado brasileiro não corroboram esta afirmação. Basta olhar a tabela para perceber que ao longo dos anos a BMW F 800 GS foi perdendo espaço para a concorrente Triumph Tiger 800 (em suas várias versões) e que a demora na chegada desta nova F 850 GS mais completa e moderna fez muitos consumidores trocarem de marca. Veja o vídeoclip promocional da nova moto:
F 850 GS: aventureira
De fato, a nova BMW F 850 GS vem totalmente renovada e com muitos atrativos para reconquistar a preferência dentro do segmento bigtrail, onde sua irmã maior – R 1250 GS – é uma das motos mais vendidas desde sempre. A nova moto ganhou design que incorpora o espírito aventureiro, com proteções laterais do motor, carenagem e tanque de combustível com capacidade para 23 litros. O motor de dois cilindros oferece 80 cv de potência a 6.250 rpm e 9,2 kgf.m de torque a 6.250 rpm, menos do que oferecia a versão anterior, apesar do aumento de capacidade cúbica, em função da rigorosa legislação brasileira estabelecida no PROMOT, que limita emissão de gazes e de ruído. Na versão vendida na Europa, este motor oferece 95 cv de potência.
A nova F 850 GS Adventure oferece uma ampla lista de equipamentos de série nas duas versões, que inclui acelerador eletrônico, freios ABS, controle automático de estabilidade (ASC), banco conforto, lanterna traseira em LED, para-brisa com ajuste de altura, computador de bordo, protetor de mãos, descanso lateral com inibidor de partida, imobilizador eletrônico, ajuste dos manetes de freio e embreagem. Mas o destaque está na eletrônica, com os diferentes modos de pilotagem – “Rain”, “Road”, “Dynamic” e “Enduro”, que ajustam o comportamento da motocicleta baseado nas condições de piso e clima para manter a segurança da tocada de cada piloto.
A versão Sport oferece farol em LED, manoplas aquecidas, para-brisa Sport e banco Rallye. Já a versão Premium inclui luzes adicionais em LED, controle de tração dinâmico (DTC), ajuste dinâmico de suspensão, sistema de partida sem chave (Keyless), luz de posição diurna (DRL), assistente de troca de marchas “Pro”, modo de pilotagem “Pro”, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), piscas em LED, ABS “Pro”, suporte de malas laterais e sistema de conectividade com painel TFT colorido de 6,5 polegadas. A nova BMW F 850 GS Adventure está disponível nas cores cinza (Premium) e azul (Sport).
Ficha Técnica BMW F 850 GS Adventure |
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Motor | 2 cilindros em linha,arrefecido a líquido, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC |
Capacidade cúbica | 853 cm³ |
Diâmetro X Curso | 84 x 77 mm |
Taxa de compressão | 12,7 : 1 |
Sistema de partida | Elétrica |
Bateria | 12V – 10Ah |
Sistema de Ignição | Eletrônica |
Tipo de combustível | Gasolina |
Capacidade do tanque de combustível | 15 litros |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Torque máximo | 9,4 kgf.m a 6.250 rpm |
Potência máxima | 80 cv a 6.250 rpm |
Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, acionamento mecânico e função antideslizante |
Transmissão final | Corrente |
Tipo de chassi | Tubos de aço de seção retangular com o motor fazendo da estrutura e um sub-chassi de seção quadrada |
Pneu dianteiro | 90/90 R21 |
Pneu traseiro | 150/70 R17 |
Roda dianteira | Raiada 2.15 x 21″ |
Roda traseira | Raiada 4,25 x 17″ |
Freio dianteiro | Duplo disco de 305 mm, acionamento hidráulico com cáliper duplo flutuante e ABS que pode ser desligado |
Freio traseiro | Disco simples de 265 mm, acionamento hidráulico com cáliper simples flutuante e ABS que pode ser desligado |
Comprimento total | 2.305 mm |
Altura total (com retrovisores) | 922 mm |
Altura do assento | 860 mm |
Trail | 126 mm |
Caster | 62 graus |
Peso total admitido | 445 kg |
Peso em ordem de marcha | 229 kg |
Distância entre eixos | 1.593 mm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido com 43 mm de diâmetro e 204 mm de curso |
Suspensão traseira | Balança de alumínio com amortecedor único e ajuste eletrônico na pré-carga da mola e 219 mm de curso |
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