A Faixa Azul em São Paulo deve dobrar de tamanho em 2024! Para isso, a capital paulista recebe mais vias exclusivas para motocicletas. Confira onde estão localizadas as novidades e qual o projeto até o final do ano.
Novas ruas com Faixa Azul em SP
A capital paulista recebeu mais vias exclusivas para motocicletas “Faixa Azul”. Obras para a novidade já acontecem nas avenidas Santos Dumont e Washington Luís, Rua Santa Eulália e no Túnel Ayrton Senna I.
Segundo a prefeitura, nos locais as faixas estarão completamente implantadas até o fim de abril. Entretanto, mais locais já receberam a aprovação para a implementação da Faixa Azul, confira:
- Estrada de Itapecerica;
- Avenida Senador Teotônio Vilela;
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
- Rua Vergueiro;
- Avenida Santos Dumont (entre Av. Braz Leme e Ponte das Bandeiras);
- Avenida Braz Leme;
- Rua Santa Eulália;
- Via Elevada Presidente João Goulart;
- Túnel Ayrton Senna I;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;
- Avenida Eliseu de Almeida;
- Avenida Salim Farah Maluf;
- Avenida Pirajussara;
- Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
- Avenida Washington Luís;
- Avenida Inajar de Souza;
- Avenida do Cursino;
- Avenida Jornalista Roberto Marinho;
- Avenida Escola Politécnica;
- Avenida Doutor Gastão Vidigal;
- Avenida Aricanduva;
- Avenida Doutor Ricardo Jafet;
- Avenida Professor Abraão de Morais;
- Avenida Presidente Tancredo Neves;
- Avenida Governador Carvalho Pinto/ Avenida Dom Helder Câmara/ Avenida Calim Eid;
- Rua Sapetuba;
- Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira).
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O projeto da Faixa
Denominado de Faixa Azul, o projeto é implantado pela Companhia de Engenharia de Tráfego da prefeitura paulista (CET-SP). Trata-se de uma demarcação da via entre as faixas, usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que, em tráfego congestionado, as motos possam transitar sem alterar a dinâmica já existente na via.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, as larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h. E para limite de velocidade de 60 km/h as faixas devem ter 1,20 metro. Lembrando que o uso da faixa azul não é obrigatório. Mas, o motociclista é orientado a utilizar em caso de trânsito lento.