Publicidade

A Honda apresentou hoje (18/3) as equipes de Motocross, Rali, Enduro e Motovelocidade que representarão a marca na temporada 2015. No total são 39 competidores – 11 pilotos oficiais e 28 que contam com o apoio da fábrica – que vão defender as cores da marca em provas no Brasil e no exterior. Veja o vídeo de apresentação das equipes oficiais.

Por falar em defender as cores da marca, a Equipe Honda Mobil, time oficial da montadora no Brasil, recebeu nova roupagem e incluiu o azul nas cores, além dos tradicionais branco e vermelho. O novo design foi criado pela HRB (Honda Research Brazil), departamento da Honda que desenvolve todos os produtos duas rodas da empresa.

Só pilotos de equipes oficiais: investir para ganhar

Só pilotos de equipes oficiais: investir para ganhar

Publicidade

“Procuramos resgatar com as três cores o espírito Racing da marca que eram utilizadas no passado nas competições”, explica Ana Carolina Barreto, designer da HRB. Outra novidade é o piloto Eric Granado, que vestirá a camisa da marca em competições internacionais e nacionais. Ele participará do Campeonato Europeu de Motovelocidade FIM, na categoria Moto2, e do Campeonato Brasileiro Moto 1000 GP, na GP 600.

Cury: Sem esquecer as categorias de fomento ao esporte

Cury: Sem esquecer as categorias de fomento ao esporte

Este é o terceiro ano que a Honda do Brasil apresenta sua equipe para as principais competições nacionais e internacionais buscando reunir pilotos da elite dos esportes com motocicletas em sua equipe. “Até 2012 investíamos com foco no fomento dos esportes com motos”, explica Alexandre Cury, Gerente Geral Comercial da Honda. “Fizemos um reestudo dos investimentos e decidimos investir na profissionalização e passamos a focalizar nos melhores pilotos e na busca por vitórias”, enfatiza Cury. “Uma empresa como a Honda não pode ser coadjuvante, temos que entrar para ganhar”, justifica.

De fato, a marca tem colecionado títulos e continua perseguindo vitórias em algumas categorias, como o Rally Dacar, por exemplo. Mas nas competições, a sala de troféus da Honda tem sido ampliada ano após ano. Apesar do novo foco dos investimentos no esporte, Cury destaca a continuidade dos projetos de fomento ao esporte, como a Junior Cup, categoria-escola para pilotos de 8 a 16 anos, e o apoio total ao projeto de Alex Barros para descobrir e desenvolver jovens pilotos com a categoria GPR 250. Enquanto os novatos vão sendo formados, a Honda renova contrato com pilotos renomados e aposta em algumas novidades.

Publicidade
As novas cores das motos: tradição tricolor

As novas cores das motos: tradição tricolor

No Motocross, o goiano Wellington Garcia terá a companhia do português Paulo Alberto, bicampeão do Arena Cross, que disputará neste ano a categoria MX1, com a Honda CRF 450R. Na MX2, o paulista Hector Assunção, atual campeão brasileiro, continua no time e ganha reforço de Gustavo Pessoa, com a CRF 250R, nas disputas do Arena Cross e Campeonato Brasileiro de Motocross. Wellington Valadares mantém o posto de chefe da equipe.

Entre os integrantes do Rally, Jean Azevedo, que já participou do Dakar neste ano, segue em busca de novos títulos nacionais, com a CRF 450X. Dário Júlio retorna às competições de Rally e Enduro. Quem se junta ao grupo é o francês Adrien Metge, destaque em 2014, e o novato Antonio “Tunico” Maciel, que vão encarar o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que inclui o Rally dos Sertões, principal prova da modalidade no país, e a Copa EFX Brasil Honda.

Na Motovelocidade, o gaúcho Maico Teixeira, bicampeão do SuperBike Brasil, e o paulista José Luiz “Cachorrão” partem para o quarto ano juntos. A novidade no time fica por conta do paranaense Diego Faustino, que chega para somar forças com a CBR 1000RR Fireblade.

Publicidade

A Honda Brasil manterá em 2015 o patrocínio do Arena Cross, Campeonato Brasileiro de Motocross, SuperBike Brasil, Rally dos Sertões, Copa EFX Brasil Honda, CACC (Enduro Cross Country) e será parceira da Superliga Brasil de Motocross no retorno do evento. Também haverá pilotos na disputa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM e no Moto 1000 GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Além disso, seis equipes terão apoio da Honda durante toda a temporada: Ipiranga IMS Levorin, Escuderia X e Dunas Team, no Motocross; Zanol Team e Motofield, no Enduro; e Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, na Motovelocidade.

Confira após a galeria as equipes oficiais da Honda.

Equipe Honda Mobil

Motocross
Wellington Garcia – MX1/Pró
Paulo Alberto – MX1/Pró
Hector Assunção – MX2
Gustavo Pessoa – MX2

Rally
Jean Azevedo – Super Production
Dário Júlio – Super Production/E35
Adrien Metge – Production/Elite
Antonio “Tunico” Maciel – Marathon/Júnior

Motovelocidade
Maico Teixeira – SuperBike Pro
José Luiz Cachorrão – SuperBike Pro
Diego Faustino – SuperBike Pro

Equipes apoiadas Honda

Ipiranga IMS Levorin
Adam Chatfield – MX1/Pró
Rafael Faria – MX1/Pró
Caio Lopes – MX2
Stefany Serrão – MXF/MX3

Escuderia X
Jetro Salazar – MX1/Pró
Miguel Cordovez – MX1/Pró
Douglas Parise – MX3/MX1
Leonardo Souza – MX2
Ricardo Franzini – MX1/MX3

Dunas Team
Carlos Evangelista – MX2
Leonardo Cassarotti – Júnior
Leonardo Almeida – Júnior

Zanol Team
Rômulo Bottrel – Elite
Júlio César Eliziário – E2
Michel Cechet – E3
Bruno Martins – E3
Vinicius Silva – Júnior

Motofield
Ronald Santi – Júnior
Renan Bueno – E1
Janaína Souza – Feminina
Tainá Aguiar – Feminina
Lilian Chagas – Feminina

Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros
José Duarte – GPR 250
Brian David – GPR 250
Guilherme Brito – GPR 250
Diogo Nascimento – GPR 250

Eric Granado – GP 600 / Moto2

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.