Publicidade

Disputado pela primeira vez em 1983, o Enduro da Independência, completa nesta edição, 33 anos de disputas ininterruptas, e segue se reinventando sem perder o foco na história e na tradição, que reúne centenas de pilotos de todas as partes do Brasil a cada ano. Criado para refazer a última viagem de Dom Pedro I, pela Estrada Real, do Rio de Janeiro a Vila Rica, antigo nome de Ouro Preto, antes do grito da independência, manteve durante todo este tempo suas raízes, percorrendo trilhas e caminhos históricos, além de cidades no entorno da Estrada Real.

Pela primeira vez o Enduro da Independência terá quadricíclos e UTVs

Enduro da Independência terá nova fórmula em 2015 – foto: Gustavo Epifânio

Este ano, o percurso vai manter a tradição, porém, com uma abordagem especial. É que além das mais de três décadas de história, a mais tradicional prova de regularidade do mundo, também vai fazer parte das comemorações dos 40 anos de fundação do Trail Clube Minas Gerais, o TCMG, que organiza o enduro desde a primeira edição.

Para tanto, em uma excelente iniciativa, a organização alterou o formato da prova, que não será em linha como em edições passadas, largando de uma cidade e chegando em outra, mas concentrada com largadas e chegadas em um ponto estratégico, fazendo com que a prova aconteça na mesma região nos quatro dias de disputas.

Publicidade

Esta fórmula permitirá aos pilotos, apoios, organização, patrocinadores, imprensa e público, maior comodidade e conforto para acompanhar o desenrolar da prova, além de proporcionar substancial economia de recursos, para os participantes, em total sintonia com a fase que o país atravessa. Entretanto, o local escolhido para sediar a prova, região do Alphaville, no município de Nova Lima, oferece completa infra-estrutura, além de ser o berço do fora-de-estrada brasileiro, abrigando variado cardápio de trilhas e estar situado próximo a cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana, Sabará, Barão de Cocais, Caeté e Itabirito, por exemplo, todas integrantes da Estrada Real, e possíveis participantes do roteiro da prova.

Logo_TCMG_200x64Como parte das comemorações das quatro décadas de fundação, o TCMG prepara outras atrações e surpresas, como a possibilidade de inclusão de inéditos trechos noturnos e a disputa de provas paralelas de outras modalidades esportivas, como ciclismo e trekking, por exemplo, em uma grande festa, com a presença de palco e shows, em atividades sucessivas e integradas.

O 33º Enduro da Independência vai ser disputado entre os dias 4 e 7 de setembro. As inscrições para todas as categorias começam a partir do dia 06 de abril, com valores incentivados. Informações no site da organização da prova.

Em 2014 o Motonline fez a melhor cobertura do Enduro da Independência na internet.
Relembre como foi a prova:  clique aqui

Publicidade

Separador_motos