A Honda e a Kawasaki no Brasil têm novos nomes em posições de comando. Confira quais as novidades e os desafios que os responsáveis têm nas mãos, diretamente em nosso mercado nacional de motocicletas.
Honda sob novo comando na América do Sul
A Honda Motor Co. anunciou mudanças em sua gestão ainda no ano passado. Desde abril, o executivo japonês Atsushi Fujimoto assumiu a posição de Chief Officer da operação regional da América do Sul. Desde então, ele é responsável pelas operações de produção e vendas de automóveis, motocicletas e produtos no continente.
Ele sucedeu Issao Mizoguchi, que foi Chief Officer da Honda na América do Sul e presidente da Honda South America desde 2014. Desde então, passou a atuar na função de Conselheiro Executivo. No entanto, no próximo dia 31 de março (quinta-feira), Mizoguchi encerra seu ciclo de 37 anos na empresa.
Kawasaki tem nova diretora no Comercial & Marketing
Outra mudança recente veio da Kawasaki Motores do Brasil, a empresa anunciou novidades nos cargos de gestão da montadora japonesa no país. Sonia Harue Ando assumiu desde o início do mês a posição de Diretora Comercial & Marketing da fabricante.
A executiva ingressou na Kawasaki em março de 2010 e ocupava o cargo de Gerente Comercial desde 2018, acumulando experiência atuando em diversas áreas da subsidiária brasileira. A promoção coincidiu com a chegada do Mês da Mulher e segundo a marca, com as políticas praticadas e defendidas pela fabricante, de incentivar o empoderamento feminino na indústria.
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Desafios da Honda e Kawasaki no Brasil
Na Honda, Fujimoto também acumula as funções de Presidente e Diretor da Honda South America Ltda., Presidente e Diretor da Honda Automóveis do Brasil Ltda. Além disso, é Presidente e Diretor da Moto Honda da Amazônia Ltda.
Com isso, o executivo que ingressou na empresa em 1986 tem desafios diretos no mercado brasileiro. Por aqui a marca Honda responde a 76,25% do mercado, líder absoluta.
No entanto, a fabricante viu a Yamaha emplacar um aumento de 42% no último ano, frente aos 24% da casa. Segundo a Honda, resultado motivado por influencia da pandemia. Então, desafios como fornecimento, matérias primas e demais questões podem ser uma das linhas de trabalho no futuro.
Do outro lado, Sonia Harue Ando ficará a cargo da diretora Comercial e de Marketing de uma fabricante do nicho premium no país. Um dos desafios cotados pode ser inserir novos produtos da marca, uma vez que a Kawa promete apostar nas motos elétricas e híbridas para breve.
No Brasil, a Kawasaki junto de marcas como: Haojue, Royal Enfield, Triumph, Dafra, Avelloz, Harley-Davidson, Suzuki e Ducati respondeu pelo total de 3,55% de participação no mercado de motos em 2021.