Publicidade

Fruto da crise no setor de automóveis na Argentina, a Honda Motor de Argentina S.A. (HAR) anunciou hoje (13/8) que vai parar a produção de automóveis no país vizinho, mas vai manter a produção de motocicletas. A empresa produz atualmente três modelos de motocicletas – Wave, CG 150, XR 150L – e o SUV HR-V. A decisão entra em vigor a partir de 2020. O objetivo da decisão é “focar suas operações produtivas no segmento de motocicletas”, grafou o comunicado da empresa.

A fábrica da Honda, em Campana, província de Buenos Aires: inaugurada em 2006, saem os carros e ficam apenas as motos

A fábrica da Honda, em Campana, província de Buenos Aires: inaugurada em 2006, saem os carros e ficam apenas as motos

A fábrica brasileira da Honda (de automóveis) em Sumaré (interior de São Paulo) seguirá fornecendo os automóveis da marca para o mercado argentino, que passa por uma profunda crise, inclusive afetando as exportações brasileiras. A Honda informa que a medida busca reforçar a coordenação e colaboração inter-regional, otimizando a alocação e capacidade produtiva de automóveis globalmente. Ou seja, concentrar a produção onde é mais conveniente para a empresa. Com base nessa diretriz, considerando uma estrutura de produção otimizada na América do Sul, a Honda Motor Co..Ltd. decidiu descontinuar a produção do HR-V na HAR.

A fábrica da Honda na Argentina fica em Campana, na província de Buenos Aires, e produz no mesmo local motocicletas e automóveis. Com foco apenas na produção de motocicletas, a Honda quer consolidar sua posição de líder também no mercado Argentino, com a promessa de novos lançamentos, com aumento de conteúdo local (sim, lá também tem dessas coisas) e uma cadeia de suprimentos também local, o que colabora para manter preços mais competitivos.

Publicidade
Honda Waze, a "Biz" argentina, uma das motos fabricadas por lá

Honda Waze, a “Biz” argentina, uma das motos fabricadas por lá

Honda na Argentina: 40 anos de história

  • Fundação: Agosto de 1978 (importadora e distribuidora)
  • Localização: Campana, Buenos Aires, Argentina
  • Negócio: Produção de motocicletas e automóveis, venda de motocicletas, automóveis e produtos de força
  • Funcionários: Aproximadamente 1.000 colaboradores
  • Início de produção: 2006 (Motocicletas) e 2011(Automóveis)
  • Principais motos produzidas:
    • Wave – Motoneta parecida com a Biz
    • CG 150 – Street similar à nossa CG 160
    • XR 150L – Trail pequena, semelhante à Honda Bros

vinheta-instagram_2

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.