Publicidade

As Honda XL foram um grande sucesso. A sigla foi adotada em muitos modelos de uso misto da marca em meados dos anos 1970 e 1980 – inclusive no Brasil, com as XL 250, 350 e 125 – e parece ter conquistado um lugar no coração da fabricante. Tanto que a marca decidiu ‘ressuscitá-la’ cerca de 40 anos depois!

Essa é a história da XL 230, uma moto vintage lançada pela Honda em abril de 2002. Apesar da mecânica atual, o design não deixava dúvida: era uma homenagem direta à clássica off-road Elsinore MT250, lançada em 1973 e diretamente ligada às XL. Confira esta história:

Honda reviveu XL clássica

A Honda XL 230 foi um revival sobre duas rodas proporcionado pela marca japonesa no exterior. No conjunto, não poderia faltar o clássico farol redondo de halogênio e o velocímetro com placa azul marinho para uma legibilidade superior. O modelo tinha silenciador central, que se estendia por trás do motor e pela suspensão traseira.

Elsinore MT250

Elsinore MT250 foi a inspiração da XL 230

Publicidade

Outros toques dessa moderna moto, com inspirações do passado, incluíam pneus sem grandes agarradeiras – para uma sensação de moto de corrida. Tudo isso buscava aprimorar ainda mais a imagem vintage geral do modelo. A ideia da Honda era criar um design clássico e acessível, para pilotos mais jovens – remetendo à MT250.

Honda XL 230

Com longas suspensões duplas na traseira, farol redondo e tanque estreito, a Honda XL 230 remetia ao modelo clássico do passado

Veja também:

Conjunto e motorização

A Honda XL 230 era movida por um motor de 223cm³, monocilíndrico OHC de 4 tempos refrigerado a água, muito semelhante ao que equipou as XR 200, CBX 200 Strada e CRF 230F no Brasil. Segundo a marca, o propulsor era ajustado para oferecer uma resposta superior de baixo a médio alcance. Ou seja, ágil tanto na cidade quanto em viagens.

Publicidade

Essa motocicleta entrega potência máxima de 18 cv a 7.000 rpm e torque máximo de 1.9 kg-m a 6.000 rpm – junto do câmbio de 5 marchas. O modelo tinha no conjunto minimalista garfo telescópico e braço oscilante com duas molas na suspensão. Tudo isso na moto com peso de apenas 120 kg.

honda xl 230 vermelha

Modelo ganhou versão com cor clássica das off-road da marca. Muito vintage!

Visando o cuidado com essa nova relíquia, na época a Honda oferecia para a XL230 um kit com sistema antifurto. Eram trava de guidão reforçada, cilindro de chave reforçado e circuito com compatibilidade com alarme (esse kit de alarme, fabricado pela Honda Access, era vendido separadamente).

 

Publicidade

Preço da ‘antiga’ Honda XL

E quanto custava este modelo saudosista? A Honda XL 230 era encontrada nas loijas em duas cores, Boon Silver Metallic (com design de listras laranja na superfície superior do tanque de combustível) e Fighting Red (com listras pretas no tanque). No Japão, ela custava 349,000 ienes – cerca de R$ 12 mil em conversão direta. Infelizmente, o modelo não veio ao Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]