Potente e grande, a XLX 350 R é uma clássica nacional. Relembre a história do modelo, seus anos, potência, ficha técnica e mais

A Honda XLX 350 R foi a última versão da família XL no Brasil. O modelo tinha visual semelhante às motocicletas estrangeiras de 600cc, com design inovador, motor mais potente, e foi nela que surgiu o tão esperado freio a disco dianteiro.Vamos relembrar este clássico nacional, seus números de consumo e potência, ficha técnica e mais.

xlx 350 2
Fabricada de 1987 a 91, a XLX 350 teve vida curta no Brasil. Porém, foi tempo suficiente para produzir mais de 40 mil unidades

Honda XLX 350 R

Em abril de 1987, a Honda superou as expectativas do mercado nacional com a chegada da XLX 350 R. O modelo seguia o estilo das motos de maior cilindrada estrangeiras, com linhas mais atuais que a antecessora XLX 250 R. Além de mais potente e moderna visualmente, a moto se inspirava também na extrangeira XL 350 R.

xlx 350 4
Materiais publicitários da época reforçavam a identidade aventureira da moto

A novidade chegou em um momento em que a Agrale ganhava relevância entre as opções de uso-misto, com a Dakar 200. A imprensa da época ainda chegou a especular um contra-ataque também da Yamaha, com uma XT 350 de quatro tempos, que nunca chegou.

A novidade XLX 350 R tinha motor de 339 cm³ e entregava 5 cv a mais que a antecessora. Assim, o conjunto gerava 30 cv a 7.500 rpm e torque de 3 kgf.m a 6.500 rpm. O desempenho também estava estava melhor em baixas rotações e acelerava de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Já a velocidade máxima era de 138 km/h reais – pouco menos de 160 km/h no painel analógico.

xlx 350 3
XLX tinha visual de bom gosto, inspirado nas motos japonesas de uso misto e 600 cm³

A XLX 350 R ficou no mercado até 1991, já como modelo 92, e ao todo foram produzidas 40.436 unidades. A retirada derradeira da família XL aconteceu com o lançamento da NX 350 Sahara, inspirada na Africa Twin 750 à venda no exterior. Mais moderna, a NX herdou a plataforma mecânica da antecessora, mas recebeu evoluções como a esperada partida elétrica.

Pontos positivos

O ponto máximo da XLX 350 R é o seu motor forte e com bom torque, que aguenta muito bem a estrada mesmo com garupa. Apesar de se tratar de um conjunto carburado e com projeto antigo, a 350 tem sede aceitáveis, com consumo médio de 27.5 km/l numa pilotagem comedida.

xlx 350 6
Na época e com uma pilotagem sem exageros, o motor da XLX podia ser econômico, chegando perto dos 30 km/litro

Além disso, as suspensões com longo curso (215 mm na dianteira e 190 mm na traseira) superam a buraqueira do dia a dia e encorajam aventuras longe do asfalto. Por fim, agrada pela manutenção simples e projeto robusto, fatores que completam os pontos fortes aliados ao seu design clássico.

xlx 350 8
Visual clássico, suspensões de longo curso e motor forte são os principais pontos positivos da XLX 350 R

Pontos negativos

É curioso pensar que o principal problema da XLX 350 R seria resolvido com a adoção de um simples sistema de partida elétrica, hoje onipresente nos modelos à venda no Brasil. Afinal, a Honda tinha apenas uma pesada partida a pedal, que costumava castigar as canelas dos motociclistas com fortes contragolpes gerados pelo motor.

xlx 350 9
Painel simples e pequeno seguida a identidade visual da marca da época

Por fim, a XLX sofre com marcas do tempo. O carburador precisa estar bem regulado para garantir o melhor desempenho e consumo, assim como o antigo motor RFVC (com cabeçote com disposição radial das válvulas) requer atenção ao comando de válvulas e tensão, que podem apresentar problemas pela falta de lubrificação.

Honda XLX 350 R vale a pena?

Estamos falando de um moto antiga, que deixou o mercado há 3 décadas, o que dificulta a missão de encontrar uma unidade em bom estado de conservação. Porém, nos referimos a um clássico nacional bastante procurado por motociclistas que buscam uma segunda moto, para expor em passeios de final de semana.

xlx 350 7 min
Sem capacete, em uma estrada de terra, no tempo das placas amarelas. A foto ilustra um dos fins mais comuns da XLX: a trilha

Então temos basicamente duas opções. Na primeira você encontra um modelo maltradado e não se preocupa em quanto tempo e dinheiro gastará para vê-lo restaurado. E na segunda garimpa sites de vendas de moto até encontrar uma motocicleta bem conservada e à venda, sem se importar pagar nela o preço de uma XRE 300 0km com injeção eletrônica, freios ABS, painel digital e computador de bordo. Talvez pague mais, até.

xlx 350 1
Modelo bem conservado é quase peça de colecionador. Se você quer comprar um, prepare o bolso

Ainda assim, a FIPE pode tenta nos ajudar a estabelecer um parâmetro orçamentário. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma 1990 tem preço médio de R$ 4.208, enquanto uma 1991 custa aproximadamente R$ R$ 5.095.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda XLX 350 R, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Honda XLX 350 R

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 339 cc
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 30 cv a 7.500 rpm
Torque Máximo: 3 kgf.m a 6.500 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Pedal
Transmissão: 6 velocidades
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico / curso de 215 mm
Suspensão traseira: Monoamortecedor / curso de 190 mm
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 3.00 x 21
Pneu Traseiro: 4.60 x 17
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 135 kg
Comprimento: 2089 mm
Largura: 855 mm
Altura do Banco: 860 mm
Distância entre Eixos: 1386 mm
Capacidade do tanque: 14 litros
Preço (FIPE, fevereiro de 2021)
1990 R$ 4.208,00
1991 R$ 5.095,00

Vinheta Instagram 6

Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio