Publicidade

Após 12 etapas em seis cidades diferentes, o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM Temporada 2015 teve término no último fim de semana. A prova que decidiu o título para algumas categorias foi realizada em Casca (RS).

“Tivemos um Campeonato 2015 fantástico. Acredito que o melhor de todos os tempos, o que vem acontecendo ano a ano graças à coordenação da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e muito empenho dos demais envolvidos. Agradeço aos que colaboraram para que atingíssemos o nosso objetivo: pilotos, equipes e, sobretudo os clubes locais organizadores das etapas, que realmente fazem as corridas acontecerem. A final em Casca (RS) foi uma grata surpresa, o Motoclube Tribo da Trilha, em seu primeiro ano realizou uma prova irrepreensível como os demais organizadores com mais experiência. Acredito que isto já credencia e traz mais responsabilidade para o futuro, pois temos de evoluir sempre. Já estamos preparando 2016”, avalia o diretor de Enduro FIM da CBM, Maurício Paiva Brandão.

Ian Blythe conquista o título brasileiro de Enduro FIM = foto: Alexandre Xuxa

Ian Blythe conquista título brasileiro de Enduro FIM 2015 – foto: Alexandre Xuxa

Alguns pilotos já entraram com o título assegurado. Na E4, Bruno Martins já havia garantido a primeira colocação do Campeonato. Na Over 35, Michel Cechet também já havia conquistado o título de forma antecipada. Já a categoria feminina teve a última disputa em Mogi das Cruzes (SP), e Janaina Souza se sagrou campeã.

Publicidade

Mas as principais categorias seguiam com a disputa em aberta. Na E1, o norte-americano, Ian Blythe, confirmou o favoritismo e faturou o título da categoria. O piloto venceu os dois dias da última etapa e assegurou a primeira colocação no Campeonato. “Conquistamos o nosso objetivo em minha primeira temporada no Brasil. Fico satisfeito porque conseguimos vencer no primeiro ano da equipe, que conseguiu, com muito esforço, montar um time de patrocinadores e apoiadores que nos deram o suporte no ano. Vencer na minha categoria e na geral foi surpreendente”, declara Blythe.

Diego Baesso Colett foi vice-campeão na principal categoria. “Não gostei do meu desempenho. Pode ter sido nervosismo, cansaço, falta de treino, escolha errada de equipamento. O fato é que andei abaixo do que gostaria. Aprendi mais uma coisa com isso, organizar e participar pode não dar muito certo, mas desde o início a prova foi pensada para os convidados, não para os donos da casa, então está tudo certo. Hoje sou vice-campeão brasileiro na categoria E-1, motivo de muito orgulho, pois não foi nada fácil”, conta Diego.

Na E2, a disputa estava bastante equilibrada, mas Rigor Rico conseguiu bons resultados nesta etapa final (2º – 1º) e garantiu o título da classe, repetindo o feito de 2013. “Estava ansioso para a etapa final, mas preparado e disposto a fazer o melhor para conquistar o título. Deu tudo certo e estou muito feliz, já que o ano no Brasileiro foi muito difícil. Tive uma lesão no joelho e cheguei perto de pensar que estava tudo perdido, no entanto consegui evoluir e dar a volta por cima. Terminei o Brasileiro com o meu melhor desempenho na etapa final, o que mostra que estou no caminho certo para 2016”, ressalta Rigor Rico.

Na E3, Gustavo Pellin encerrou o Campeonato com 100% de aproveitamento. O piloto conquistou o título da categoria, vencendo todas as etapas da Temporada. Pellin esteve no lugar mais alto do pódio em todas as rodadas. Bruno Crivilim faturou o título da categoria Junior. O piloto garantiu a primeira colocação com as vitórias nesse fim de semana. Já na Over 45, Evandro Bozetti, ficou na ponta da tabela na classificação geral da categoria e sagrou-se campeão 2015.

Publicidade

Marcas a KTM faturou o Campeonato Brasileiro de Marcas e Fabricantes 2015. A Honda que conquistou o título em 2014 ficou com a segunda colocação e a Kawazaki encerrou em terceiro. Para a classificação do ranking foi computado os dois melhores resultados de cada marca no resultado geral da etapa.

Classificação – marcas:
KTM – 524
Honda – 424
Kawazaki – 139
Yamaha – 113
Sherco – 107
Gas Gas – 29
Huskvarna – 18
Husaberg – 6
Tokens – 1

Separador_motos