Publicidade

Já imaginou um espaço dedicado exclusivamente para contar a história das motocicletas? Pois é, a Itália resolveu valorizar o título de país dos veículos e está investindo 2,3 milhões de dólares em um grande museu de motos.

O investimento surgiu por meio do Ministério da Cultura, que financiará um projeto de aproximadamente R$ 13 milhões. Assim, é pretendido construir um Museu Nacional de Motocicletas em um complexo já usado por uma famosa montadora para contar a história de suas motos.

.

Museu de motos já é um amor antigo dos italianos

A Beelli já possui seu próprio museu e chamou a atenção dos governantes para o investimento

Publicidade

Os italianos já entenderam que museus são muito importantes para a valorização da cultura duas rodas no país. Prova disso é o sucesso da Galeria da Academia de Belas Artes, em Florença, e o frequente investimento nesse tipo de turismo. 

Assim, para preservar sua história, a tradicional marca italiana possui o Museu Pesaro Benelli e o Museu Officine Benelli onde são expostos os modelos mais famosos da marca. A fabricante de motos possui 110 anos de atuação, sendo a mais antiga companhia de motociclismo italiana em funcionamento e uma das fábricas de motocicletas mais antigas do mundo em atividade.

museu de motos

O complexo será um grande acervo histórico sobre as motocicletas

Sabendo do sucesso da Benelli, o Ministério da Cultura da Itália resolveu investir na construção de um novo museu de motos próximo a esses dois espaços. Assim, fará com que seja criado um grande complexo de museus sobre motocicletas. Desse modo, facilita o passeio dos amantes das duas rodas para que conheçam tudo em uma única região.

Publicidade

.

Capital mundial das duas rodas

museu de motos

A Benelli funciona na cidade de Pesaro há mais de 100 anos

Todo o complexo ficará localizado na cidade de Pesaro, a 300 km de Roma e 270km de Florença. Assim, o prefeito Matteo Ricci foi enfático em dizer que quer transformar o município em a “capital mundial das duas rodas”. Afinal, o museu da Benelli já conta a história dos 110 anos da fabricante e reúne mais de 200 motos entre Benelli e MotoBì.

“Um local de grande valor, que só poderia nascer na nossa cidade, a ‘Terra dos Pilotos e Motores’, onde vivem muitos colecionadores, a começar pela coleção Morbidelli atualmente exposta no Museu Pesaro Benelli”, afirmou o prefeito.

Publicidade

Veja também:

.

Retomada das visitas

O museu da fabricante italiana foi reaberto no primeiro semestre deste ano

Desde o dia 29 de maio os museus Benelli retomaram as visitas presenciais. Com isso, estão observando como é trabalhar a partir das restrições para controlar o avanço da covid-19 no país. Dessa forma, voltaram com uma grande exposição da coleção Morbidelli do Automotoclub Storico Italiano (ASI), composta por 71 motocicletas de 30 marcas diferentes.

Quem disse que motocicleta não é cultura? A Benelli conta a história de motos incríveis e traz seu museu como uma opção de lazer

Assim, a nova exposição tem como objetivo atrair de volta o público que curte motos por meio da exibição de motos marcantes da  Moto Guzzi, Harley-Davidson e Moto-Rêve. Por fim, o Ministério da Cultura terá um termômetro de como será o novo projeto em termos de visitação e movimentação do turismo na região.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha