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A Kawasaki apresentou na Europa a 400 cc mais poderosa da atualidade! Trata-se da ZX-4RR que chega neste ano em diferentes países – mas nada confirmado para o Brasil, ao menor por enquanto. Que tal uma pequena esportiva com motor de 4 cilindros que entrega 80 cv de potência e acelera acima dos 15 mil rpm?

Nova Kawasaki 400cc, ZX 4RR

A nova ZX-4RR foi lançada com três variantes, a padrão Ninja ZX-4R, a Ninja ZX-4R SE e a referida versão topo de linha Ninja ZX-4RR. E o que elas tem de tão especial? Bem, são as únicas motos esportivas de quatro cilindros e 400 cc de produção em qualquer lugar do mundo atualmente.

Kawasaki 400 cc ZX-4RR

Com motor de 4 cilindros que trabalha acima dos 15 mil rpm e Ram Air, a ZX-4RR é a 400 cc mais poderosa da atualidade

Falando nisso, a potência das Ninjas ZX-4RR vem do referido motor DOHC quatro em linha, refrigerado a líquido. Um propulsor com 77 cv que gira até cerca dos 15.000 rpm, mas que pode ser equipado com Ram Air, subindo os números para 80 cv quando o sistema de admissão é pressurizado. Desta forma, não é preciso pensar muito para elencar que essa Kawasaki 400 cc é a mais poderosa hoje! Que ousadia hein Kawa?

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No conjunto, a moto tem freios a discos duplos de 290 mm de diâmetro na roda dianteira e um disco de 220 mm atrás. Como de praxe, as ninjas ZX-4R têm rodas de 17 polegadas, calçadas pneu dianteiro de 120/70 e traseiro de 160/60. Enquanto isso, o tanque de combustível comporta 15 litros acoplado no chassi de treliça, rendendo à moto o peso de 188 kg nas versões ZX-4R e RR,  e 189 kg na SE.

Moto conta com display de LCD de 4,3 polegadas colorido

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Kawasaki 400 cc com tecnologia de ponta!

Falando em versões, a SE é diferenciada da moto de padrão de entrada com a adição da pintura da Kawasaki Racing Team, quickshifter up-and-down, para-brisa fumê, tomada USB e controles deslizantes do quadro. Enquanto isso, a ZX-4RR terá tudo o que é encontrado na versão SE, além do monoamortecedor BFRC-Lite da Showa, similar ao encontrado na superbike ZX-10R.

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O que não muda é que todas as Ninjas contam com ajudas eletrônicas ao condutor, com modos de condução integrados – que ligam o KTRC (Controle de tração Kawasaki) e os modos de potência. São 4 opções diferentes: Sport, Road, Rain e Rider (Manual).

Kawasaki 400 cc

Modelo deve chegar a vários países, mas não tem data para desembarcar no Brasil. Por aqui, todo o segmento sport representa menos de 0,5% dos emplacamentos

Todas as Ninja ZX-4R também são equipadas com painel de LCD de 4,3 polegadas colorido, que integra um modo “racing”, permitindo visualizar tempos por volta. Outra detalhe é a conectividade com smartphone, que através da aplicativo “RIDEOLOGY” oferece uma variedade de funções extra, como gravação de rota GPS.

 

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Nova Kawasaki esportiva virá ao Brasil?

Por fim, a notícia triste! Até o momento a marca não confirmou a vinda do modelo ao Brasil. Por aqui a marca oferece as Ninja 400, 650 e 1000, além das ZX 6R e ZX 10R. Entretanto, o segmento sport é diminuto no país, representando menos de meio porcento do total de motos vendidas no país. Segundo a Fenabrave, todas as esportivas somaram apenas 6,5 mil motos emplacadas em 2022.

preço kawasaki 400 cc zx 4r

No exterior, nova ZX 4R terá preço muito próximo ao da conhecida ZX 6R. Aqui, 600cc custa pouco mais de R$ 70 mil

Na Europa, o modelo entra no mercado na última metade de 2023, enquanto alguns países receberão a ZX-4RR já em fevereiro. Os preços também não foram divulgados. Porém os Estados Unidos é cotado para receber apenas a versão RR, que custa 9.700 dólares (cerca de R$ 48.500 em conversão direta). Para comparação, é basicamente o preço da ZX 6R, que parte dos 10.699 dólares por lá (R$ 54.620). Aqui, a 600cc custa R$ 73.190, já na versão KRT.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]