A Kawasaki apresentou na Europa a 400 cc mais poderosa da atualidade! Trata-se da ZX-4RR que chega neste ano em diferentes países – mas nada confirmado para o Brasil, ao menor por enquanto. Que tal uma pequena esportiva com motor de 4 cilindros que entrega 80 cv de potência e acelera acima dos 15 mil rpm?
Nova Kawasaki 400cc, ZX 4RR
A nova ZX-4RR foi lançada com três variantes, a padrão Ninja ZX-4R, a Ninja ZX-4R SE e a referida versão topo de linha Ninja ZX-4RR. E o que elas tem de tão especial? Bem, são as únicas motos esportivas de quatro cilindros e 400 cc de produção em qualquer lugar do mundo atualmente.
Falando nisso, a potência das Ninjas ZX-4RR vem do referido motor DOHC quatro em linha, refrigerado a líquido. Um propulsor com 77 cv que gira até cerca dos 15.000 rpm, mas que pode ser equipado com Ram Air, subindo os números para 80 cv quando o sistema de admissão é pressurizado. Desta forma, não é preciso pensar muito para elencar que essa Kawasaki 400 cc é a mais poderosa hoje! Que ousadia hein Kawa?
No conjunto, a moto tem freios a discos duplos de 290 mm de diâmetro na roda dianteira e um disco de 220 mm atrás. Como de praxe, as ninjas ZX-4R têm rodas de 17 polegadas, calçadas pneu dianteiro de 120/70 e traseiro de 160/60. Enquanto isso, o tanque de combustível comporta 15 litros acoplado no chassi de treliça, rendendo à moto o peso de 188 kg nas versões ZX-4R e RR, e 189 kg na SE.
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Kawasaki 400 cc com tecnologia de ponta!
Falando em versões, a SE é diferenciada da moto de padrão de entrada com a adição da pintura da Kawasaki Racing Team, quickshifter up-and-down, para-brisa fumê, tomada USB e controles deslizantes do quadro. Enquanto isso, a ZX-4RR terá tudo o que é encontrado na versão SE, além do monoamortecedor BFRC-Lite da Showa, similar ao encontrado na superbike ZX-10R.
O que não muda é que todas as Ninjas contam com ajudas eletrônicas ao condutor, com modos de condução integrados – que ligam o KTRC (Controle de tração Kawasaki) e os modos de potência. São 4 opções diferentes: Sport, Road, Rain e Rider (Manual).
Todas as Ninja ZX-4R também são equipadas com painel de LCD de 4,3 polegadas colorido, que integra um modo “racing”, permitindo visualizar tempos por volta. Outra detalhe é a conectividade com smartphone, que através da aplicativo “RIDEOLOGY” oferece uma variedade de funções extra, como gravação de rota GPS.
Nova Kawasaki esportiva virá ao Brasil?
Por fim, a notícia triste! Até o momento a marca não confirmou a vinda do modelo ao Brasil. Por aqui a marca oferece as Ninja 400, 650 e 1000, além das ZX 6R e ZX 10R. Entretanto, o segmento sport é diminuto no país, representando menos de meio porcento do total de motos vendidas no país. Segundo a Fenabrave, todas as esportivas somaram apenas 6,5 mil motos emplacadas em 2022.
Na Europa, o modelo entra no mercado na última metade de 2023, enquanto alguns países receberão a ZX-4RR já em fevereiro. Os preços também não foram divulgados. Porém os Estados Unidos é cotado para receber apenas a versão RR, que custa 9.700 dólares (cerca de R$ 48.500 em conversão direta). Para comparação, é basicamente o preço da ZX 6R, que parte dos 10.699 dólares por lá (R$ 54.620). Aqui, a 600cc custa R$ 73.190, já na versão KRT.