Publicidade

A Kawaski tem planos grandiosos para o futuro das motos. Explorando tecnologias como eletricidade e hidrogênio, ela pretende lançar mais de 10 modelos até 2025. Logo, esperava-se que a primeira Kawasaki elétrica fosse um modelo disruptivo para marca o primeiro passo desta caminhada… mas não.

Enquanto fãs aguardavam por uma poderosa Ninja, uma agressiva Z ou até uma Versys elétrica com autonomia recorde, a primeira moto elétrica da marca está mais para bicicleta de equilíbrio. A Kawaski Elektrode é uma balance bike destinada para crianças que sequer competem, mas estão agora aprendendo a se equilibrar sobre duas rodas.

 

A primeira Kawasaki elétrica

O presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, disse que até ao final deste ano três modelos de motocicletas – com motorização elétrica ou híbrida – seriam lançadas. Um plano ousado, revelado durante o Salão de Milão (EICMA 2021). Parece que a primeira foi agora lançada, e não dá para dizer que não foi uma surpresa e tanto…

Publicidade
kawasaki elétrica

Enquanto muitos esperavam um ‘super lançamento’ para marcar a entrada da Kawasaki no mundo das elétricas, a marca apresentou um bike de equilíbrio destinada a crianças… É a Elektrode, com menos de 1cv

A Kawasaki Elektrode foi apresentada oficialmente no dia 7 de junho. Uma curiosa bicicleta elétrica de alumínio com apenas 15 quilos. O modelo tem ajustes de altura na barra e no guidão e carrega até 45 quilos. Então o resultado é uma bike destinada a crianças de 3 a 8 anos.

A primeira Kawasaki elétrica a ser comercializada é movida por um motor elétrico de 250 watts (0,3 cv) conectado à roda traseira. Toda a energia vem da bateria de íons de lítio de 5,1 Ah – que tem autonomia estimada de 2,5 horas e um tempo de recarga idêntico, podendo ser feito em uma tomada doméstica de 110 volts.

No entanto, a duração da carga depende do peso da criança e do desempenho exigido. Os adultos devem ficar de olho, pois o alcance estimado é de 15 km em uso normal. Vai longe – para uma criança de 3 a 8, claro…

Publicidade
kawasaki elétrica decepciona fãs

Cadê o sorriso no rosto criançada? Mamãe achou que vocês tinham pedido uma Kawa verde

Freio a disco e 3 modos de potência na tela LCD

Três modos de potência podem ser selecionados em uma tela de LCD. Mas os botões de seleção no display podem ser protegidos por senha, uma segurança contra os pequenos que gostam de aprontar…  O modo Low mantém a velocidade baixa de 7,72 km/h subindo para 11,58 no modo Mid, e o modo High oferece uma velocidade máxima de 20 kh/h.

Crianças podem ser desatentas, então se o motor for esquecido ligado, o sistema é desativado após 10 minutos sem uso. E a bike também pode ser pilotada desligada. O modelo tem ainda rodas de alumínio fundido Duro-shod, de 16 polegadas. E o freio fica por conta de um disco na traseira de 160 mm, com pinça acionada mecanicamente.

moto kawasaki elétrica é uma bicicleta

Kawasaki elétrica atende crianças de 3 a 8 anos, tem 3 modos de potencia e pode atingir 20 km/h

Publicidade

Veja também:

Kawasaki elétrica é barata que Honda Pop

O preço de tabela da primeira Kawasaki elétrica, a Elektrode 2023, é de 1.099 dólares – cerca de R$ 5.300 em conversão direta. Por lá, uma Z400 custa 5.200 dólares. Já a cifra convertida representa menos que uma Honda Pop 110i aqui no Brasil, com preço público sugerido de R$ 8.330.

Modelo chega em breve nas lojas lá de fora e não deve vir para os pequenos brasileirinhos

No entanto, a bike da Kawa ainda não chegou no showroom lá de fora. Nem deve vir ao mercado nacional. Por aqui a marca aposta apenas em modelos de média e grande cilindrada, além de produtos de competição. Então a criançada vai sentir um gostinho da série ‘Queremos no Brasil‘dos adultos!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]