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A KTM 390 Adventure é modelo de entrada da linha aventureira da marca em alguns mercados. Para o Brasil a moto já foi cotada em 2019, mas até hoje não chegou. No entanto, no mercado indiano a trail não só está disponível como ganhou uma variante desprovida de itens, focando no preço baixo. Se fosse por aqui, já seria chamada de ‘pelada’. Confira mais detalhes dessa história!

KTM ‘depenou’ nova moto na Índia? 

Ou seja, a KTM 390 Adventure ganhou uma versão mais básica. O modelo é a Adventure X. E para essa variante “barateada”, o conjunto mecânico segue praticamente inalterando, mantendo itens como o motor monocilíndrico de 373 cm³. O propulsor é o mesmo de toda a linha, com potência de 44 cv e 3,8 kgf.m de torque.

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Além disso, as suspensões WP Apex, chassi e também a iluminação de LED seguem na moto mais acessível. No entanto, as diferenças começam pelas rodas – que são raiadas na 390 Adventure padrão – mas na X são um jogo de liga de 19 e 17 polegadas.

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Mas os principais “desfalques” da Adventure X são vistos na eletrônica. Apenas o sistema de ABS de dois canais ainda está incluído (é obrigatório por lei). Com isso, a 390 Adventure perdeu o controle de tração (MTC), modos de pilotagem (On e Off Road) e o sistema de ABS atuante em curvas.

Pode rir, ou chorar a vontade! Moto KTM “penada” ainda é mais completa que muita trail à venda no Brasil…

E não para por aí! O modelo e Adventure X também não conta com o câmbio com quickshifter. E enquanto a KTM 390 Adventure tem um painel munido de tela TFT com integração Bluetooth, a versão X tem um display de LCD bem mais simples – e barato…

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Seria esse o “X” da questão para o Brasil?

A falta de itens na versão KTM 390 Adventure X tem como objetivo atingir um preço mais acessível na Índia. E diga-se de passagem, mesmo com essa retirada, o modelo segue muito mais completo que muita trail à venda aqui no Brasil…

Garfo WP invertido, iluminação full-LED e ABS de dois canais – tudo isso ainda tem na moto barateada da Índia!

No entanto, para o país asiático, essa economia de sistemas representou uma queda de preço interessante. Enquanto a 390 Adventure padrão parte da casa das 338 mil rúpias (aproximadamente R$ 20 mil em conversão direta) a versão X parte das 280 mil rúpias (R$ 17 mil). Ou seja, as economias deixaram a moto 17% mais barata.

E nem para por aí, na Índia a marca já oferece uma versão da KTM Adventure de 250cc – novamente mais completa que muita moto no Brasil – partindo das 2,46 mil rúpias (R$ 15 mil em conversão). Bem que as pequenas Adventure poderiam voltar aos planos da marca para o Brasil…

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Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]