Publicidade

Um novo movimento está ganhando força no mercado de duas rodas: marcas caras apostando em motos baratas. Isso mesmo, fabricantes tradicionais conhecidas pelos produtos premium agora estão colocando à venda modelos mais acessíveis, num posicionamento voltado a um novo público e com produtos inéditos. Confere só!

Marcas caras com motos baratas à venda!

O primeiro exemplo vem da Harley Davidson, que apresentou X440, mais barata da marca na atualidade. Aliás, suas vendas já começaram na Índia. E por lá, o modelo causou onda ao chegar custando menos que motos menores e mais simples de fabricantes como a Royal Enfield.

x440 é a primeira das motos baratas da harley

Harley Davidson X440 é o modelo mais acessível da marca no mundo e mostra que a marca está investindo em produtos de alto volume de produção

Estamos falando de uma moto acessível e de pequeno porte, bem diferente dos tradicionais produtos da fabricante. Um modelo que no exterior chegou com preço a partir das 229 mil rúpias (R$ 13 mil em conversão direta). Um contraste imenso comparado ao catálogo da Harley no Brasil, que parte dos R$ 122 mil com modelos como a Low Rider S.

Publicidade
H-D-Low-Rider-S-768x512

Se a nova X440 custa praticamente o mesmo que versões de entrada da Royal Enfield, o posicionamento ‘tradicional’ da Harley é muito mais ‘premium’. Seu modelo mais acessível no Brasil é a Low Rider S, que custa R$ 122 mil

 

Triumph fazendo motos baratas

Outra surpresa veio da Triumph. A fabricante britânica entrou em um novo segmento com o lançamento dos modelos Speed ​​400 e Scrambler 400 X. Apresentadas recentemente, as novidades prometem ‘preço imbatível’.

speed twin é uma das motos baratas da triumph

As vendas da Speed 400 começaram pela Índia, onde ela custa 1/3 da Trident 660, até então modelo de entrada da Triumph no país

Publicidade

Se as Harley foram desenvolvidas em parceria com a indiana Hero, as Triumph foram criadas junto da também indiana Bajaj – inclusive serão montadas na fábrica Bajaj/KTM para atender determinados mercados. Assim, é natural que suas vendas iniciem pela Índia, onde perte de 233.000 rúpias, aproximadamente R$ 13.500. Aliás, no mercado indiano, as motos tem pré-venda com um valor simbólico de “entrada” de apenas 10.000 rúpias, ou pouco mais de R$ 500 em conversão direta.

 

 

Veja também:

Publicidade

Por que a Índia?

A razão por essa iniciativa das marcas premium pode ser explicada. Segundo o diretor-gerente da Bajaj Auto – Rajiv Bajaj – o segmento de motocicletas de médio porte está atualmente entre os mais lucrativos. Então, a gigantes estão apostando em motos menores!

Marcas premium como BMW, KTM, Harley e Triumph estão buscando parcerias com indianas como a Bajaj, para quem não há segredo: ‘segmento de motos de médio porte está mais lucrativo do que nunca!’Além disso, a nova Harley X440 lançada na Índia é um modelo desenvolvido em parceria com a gigante indiana Hero MotoCorp, uma das 5 maiores fabricantes de motos do mundo. Enquanto isso, as novas Speed 400 e Scrambler 400 X são o fruto de uma colaboração de trabalho entre as marcas Bajaj e Triumph. Por esse motivo, todas as novidades chegam primeiro na Índia.

 

Lançamentos no Brasil

Mas pode ficar tranquilo, ao menos a Triumph já garantiu que as novas motos virão ao Brasil. Seu lançamento está previsto para janeiro, mas ainda sem preço ou data de pré-venda confirmados.. Por outro lado, a moto barata da Harley não tem previsão de desembarcar no país.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]