Publicidade

O mercado de duas rodas brasileiro segue acelerando. Em 2023 tivemos um ano histórico, com o melhor total de emplacamentos de modelos 0km da última década.  Segundo a Fenabrave, foram mais de 1,58 milhão de registros. Mas quais são as marcas de motos que mais estão bombando?

Claro que os números são puxados, principalmente, pela dupla Honda e Yamaha. Somadas, as japonesas correspondem por 90% dos emplacamentos do país, mas várias outras montadoras estão acelerando em seus respectivos nichos.

honda é a maior das marcas de motos

A Honda vendeu 10% mais motos que em 2022, totalizando 1,1 milhão de unidades. Já a Yamaha, acelerou 27% e fechou o ano com mais de 284 mil emplacamentos

 

Publicidade

Mottu, o destaque entre as marcas de motos do Brasil

Certamente, o fenômeno mais notório é o da Mottu. Afinal, pela primeira vez na história, uma startup de delivery figura entre as marcas de motos com mais emplacamentos do país. Foi nada menos que top4 em 2023.

Isso acontece porque ela usa motos próprias na sua plataforma, registrando unidades de fabricantes como a TVS. Se em 2022 já totalizou respeitáveis 6 mil unidades, no último calendário esse número disparou para 26,4 mil.

Mottu é um fenômeno no mercado de motos brasileiro. Seu principal produto por aqui é a Sport 110, da indiana TVS

 

Publicidade

BMW, a maior entre as marcas de motos premium

Quando falamos no mercado premium de motos, a BMW segue líder absoluta. E crescendo. Em 2023 ela cravou um novo recorde no Brasil e a reafirmou seu domínio em segmentos de alto valor agregado, como o big trail e o das super esportivas.

bmw é a maior entre as marcas de motos premium

Líder no segmento premium a BMW parece inatingível em alguns nichos, como o das big trail e esportivas. Enquanto a S 1000 RR vendeu 1.000 unidades, segunda colocada não chegou a 200

Foram quase 14 mil unidades emplacadas. Seu modelo mais vendido foi a R 1250 GS, com 5.527 motos, isolada entre as grandes aventureiras. Já a S 1000 RR comercializou 1.083 unidades para confirmar seu domínio entra as esportivas. Ainda, as GS 310 e 850 foram responsáveis por grandes volumes de vendas.

BMW praticamente não sentiu a pandemia e segue batendo recordes consecutivos no país

Publicidade

 

 

Haojue acelerando na baixa cilindrada

Parceira de longa data da Suzuki, a gigante Haojue é representada no Brasil pela mesma empresa que detém os direitos da japonesa por aqui, a JTZ. Chegou em 2017, enfrentou o conturbado período da pandemia e em 2023 bateu seu recorde pessoal no país.

Foram quase 16 mil motos vendidas ao longo dos 12 meses, configurando um notório crescimento de 79,4% em relação ao calendário anterior. Interessante notar que seu sucesso não está apoiado apenas em um modelo, mas em pelo menos 6 produtos: DR 160, DK 150, Master Ride, DK 160, NK 150 e Chopper. Cada uma emplacou ao menos 1.500 unidades.

Vendas da Haojue dispararam em 2023. Marca é a maior do grupo JTZ – e de longe

 

 

Royal Enfild no caminho do crescimento

Nenhuma marca de motos do Brasil tem um gráfico de crescimento tão linear quanto o da Royal Enfield. A operação que começou engatinhando com 300 unidades em 2017 e já corre com mais de 12 mil emplacamentos anuais atualmente. Até aqui, nunca teve um ano de retração ou estagnação.

royal enfield é uma das marcas de motos

Trazendo produtos interessantes ao país, emplacamentos anuais da Royal crescem no país a cada calendário. Em 2023 o destaque foi a Hunter 350

Em 2023, seu maior sucesso continuou sendo a dupla Meteor e Classic 350, responsável por 7.000 unidades. Além disso, a marca trouxe produtos aguardados, como Scram 411 e Hunter 350. Caso consiga acelerar lançamentos importantes (como Super Meteor 650 e Himalayan 450), deve colher frutos ainda melhores em 2024.

Royal chegou de mansinho no país e, 6 anos depois, já emplaca mais de 12 mil unidades por ano

Veja também:

Shineray, top3 entre as marcas de motos

Em meados de 2021 a Shineray adotou uma nova estratégia de mercado, ampliou seu lineup de produtos, apostou nas elétricas, criou lojas conceito. Deu certo. Desde então é a terceira maior do país em total de emplacamentos.

Em 2023 foram mais de 31 mil registros. Seu maior sucesso segue sendo a cub XY, nas versões de 125 e 50 cc. Também merecem destaque lançamentos recentes, como a trail SHI 175 e a elétrica SHE 3000.

 

Voltz, uma marca de motos que foi na contramão

Naturalmente, nem todas as marcas de motos cresceram em 2023. A empresa que mais acelerou no caminho inverso ao sucesso foi a Voltz. Se a marca teve uma acensão meteórica entre 2017 e 2022, no ano passado ela viu seu total de emplacamentos cair 61%.

O ano foi marcado por problemas na relação entre a marca e consumidores, incluindo dificuldade para entregas de produtos. Vale lembrar que até então a marca vivia um momento excelente, com direito a receber mais de R$ 100 milhões em aporte e abrir fábrica em Manaus. Chegou a ser chamada de ‘Tesla de Pernambuco’, mas acabou amargando uma crise em 2023. Apesar disso, oficialmente, segue ativa no mercado.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza