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Faz tempo que o Proconve (Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Ve¡culos Automotores) saiu do notici rio, mas ele est  pr¢ximo de voltar a ser assunto.

Desta vez, o governo est  querendo controlar os ¡ndices de alde¡dos, hidrocarbonetos nÆo-metanos (NMHC), ¢xidos de nitrogˆnio (NOx) e as emissäes evaporativas. A quarta fase do Proconve deve entrar em vigorar em 2005, para 40% da produ‡Æo de ve¡culos leves. Esse porcentual sobe para 70% em 2006 e para 100% no ano seguinte.

De acordo com o engenheiro Henry Joseph Junior, presidente da ComissÆo de Energia e Meio Ambiente da Anfavea, os novos limites poderÆo ser cumpridos com sistemas de inje‡Æo eletr“nica e catalisadores mais avan‡ados. Mas ele alerta que alguns motores de concep‡Æo mais antiga devem sair de produ‡Æo, porque o custo de adequa‡Æo deles aos novos parƒmetros pode ser invi vel comercialmente. Ele nÆo cita modelos, mas ‚ prov vel que ve¡culos como a Kombi e Uno Mille, por exemplo, nÆo sobrevivam ao aperto, pelo menos nÆo com os atuais motores.

O engenheiro informa que a fase 4 do Proconve corresponde aos parƒmetros de emissäes em vigor nos EUA desde 1995. Ele ‚ apenas um pouco mais restritivo que a terceira etapa do programa, em vigor desde 1997. Dessa vez, no entanto, ele alerta que nÆo apenas as montadoras, mas fornecedores de autope‡as e distribuidoras de combust¡vel tamb‚m deverÆo se adequar. A gasolina atual tem muito enxofre, e impede a chegada de motores mais avan‡ados, como os de inje‡Æo direta, por exemplo, que funcionam com mistura pobre e por isso sÆo mais econ“micos e pouco poluentes.

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Assim, pelo menos por enquanto, o controle se limitar  … verifica‡Æo dos ¡ndices de alde¡dos (problema mais s‚rio em motores a  lcool, e que volta agora com os ve¡culos flex fuel), hidrocarbonetos (gasolina) e emissäes evaporativas. Esse £ltimo item ‚ medido com o ve¡culo colocado em uma cƒmara fechada, e submetido a um aquecimento do tanque de combust¡vel. O limite de evapora‡Æo admitida a partir de 2005 ser  de 33% do permitido atualmente.