A Michelin apresentou na semana passada novas linhas de pneus para motocicletas de baixa e média cilindrada. Conhecida pelos produtos para motos esportivas e de alta cilindrada, a marca francesa vem agora com força para competir também no mercado de médias e baixas cilindradas. São cinco os novos produtos da Michelin:
- Pilot Street Radial – pneu para motocicletas de média cilindrada, utilizadas principalmente no circuito urbano;
- Pilot Street – pneu para motocicletas de baixa cilindrada, utilizadas principalmente no circuito urbano;
- Power Supersport – pneu para motocicletas esportivas, utilizadas em estradas, circuito urbano e pistas;
- Pilot Power 3 – pneu para motocicletas esportivas, utilizadas principalmente em estradas ou circuito urbano;
- Anakee III – pneu para grandes motocicletas trail, utilizadas sobretudo em estradas.
A grande diferença dos novos Michelin para outros pneus desta classe é a forma de construção. Já são conhecidas pelo público consumidor a diferença de um pneu diagonal para um pneu radial, principalmente nos automóveis. O método de construção é tal que a orientação dos fios de reforço são orientados no sentido do raio da roda (por isso radiais) e nos pneus convencionais os fios são orientados diagonalmente sobre a banda de rodagem.
Nas motos de grande cilindrada (maior que 600cc) esse tipo de pneu já é utilizado na maioria das aplicações. Mas nas motos de 250 e 300 cc esse tipo de pneu ainda não havia no mercado. Este é o maior lançamento do segmento Duas Rodas já realizado pela Michelin na América do Sul. A grande novidade será toda a transferência da tecnologia oferecida nos pneus de alta cilindrada para os de média e baixa cilindrada”, afirma Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas Michelin América do Sul.
Com durabilidade 30% maior que seu principal concorrente, comprovada por testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o novo pneu radial serve na maioria das motos de 250 e 300 cilindradas – não há ainda medida compatível com a Yamaha Fazer. Desde 1984 esse tipo de pneu vem sendo desenvolvido por vários fabricantes e hoje é comprovada a diferença em segurança, durabilidade e estabilidade que esse tipo de pneu proporciona aos motociclistas. E por que não nas motos menores? O atual lançamento coloca a Michelin como pioneira nesse sentido.
E o Motonline pode comprovar na pista do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) as qualidades desse novo pneu. A melhora da performance da moto como um todo é significativa. Estabilidade sobre piso irregular, maior facilidade em entrar e sair de curvas (inclinação), maior tração no contorno das curvas e mais estabilidade tanto na aceleração quanto nas frenagens.
A afirmação de Rogério Cortes, Diretor de Marketing e Vendas de Pneus para Motocicletas da Michelin América do Sul resume bem o lançamento: “A grande novidade é a transferência da tecnologia oferecida nos pneus de alta cilindrada para os de média e baixa cilindrada”. Cortes se referiu também à importância dos pneus radiais para motos pequenas de 125 e 150 cc, além dos radiais para as 250 e 300 cilindradas.
O novo pneu Pilot Street segue a tecnologia atual dos pneus das motos de grande cilindrada no que diz respeito ao perfil, que favorece estabilidade em linha reta e facilidade nas entradas e saídas de curva. A área de contato é maior quando a moto está inclinada para oferecer mais tração em condições desfavoráveis. Isso resulta em maior segurança também.
Quanto ao composto de borracha, ele potencializa a capacidade de aderência e a durabilidade. Os novos pneus foram desenvolvidos no centro de tecnologia da Michelin na França e, segundo testes do Instituto Mauá de Tecnologia, o Pneu Pilot Street também proporciona aumento de 30% na durabilidade, comparando ao pneu do principal concorrente do mercado.
As pesquisas focaram em três aspectos principais no desenvolvimento desse novo pneu:
1 – Banda de rodagem com poucos recortes no topo da banda do pneu, que aumenta a sua durabilidade;
2 – Sulcos maiores na parte dos ombros, para incrementar a aderência em pistas secas e molhadas, principalmente em curvas mais acentuadas;
3 – Camadas de revestimento com poliéster HMLS, que une alta rigidez, força de frenagem e flexibilidade na absorção de impactos, maximizando o conforto aos usuários.
Os pneus para as motos maiores receberam sua dose de tratamento também. No caso das super esportivas, o pneu Michelin Power SuperSport é destinado a motociclistas que passam metade do tempo na estrada ou em circuito urbano e metade na pista. O destaque é para a evolução da tecnologia 2CT para 2CT+. Essa nova tecnologia 2CT+ proporciona melhor aderência e tração ao pneu traseiro, principalmente em saídas de curva sobre forte aceleração.
Já o Pilot Power 3 foi criado para motocicletas esportivas, mas destinado para uso na estrada (85%). Também proporciona boa estabilidade na pista e a melhor aderência em piso molhado, sem abrir mão da durabilidade que resulta 20% superior ao Michelin Pilot Power 2CT. Esse produto também recebeu a nova tecnologia 2CT+ que consiste em manter sob a camada mais mole do ombro do pneu o composto mais duro, para manter as qualidades estruturais da carcaça ao mesmo tempo em que oferece maior aderência.
O pneu Anakee foi renovado também. Agora com o nome Anakee III. Esse pneus equipa 80% das motocicletas BMW R 1200 GS modelo 2013 que saem de fábrica.
O desenho representa um avanço em relação aos padrões existentes nessa categoria e promete aproveitar melhor a performance das últimas gerações de motocicletas big trail. Eles são destinados para uso em estradas (90%) e ocasionalmente em uso off-road (10%).
Os novos pneus foram desenvolvidos no Brasil para venda em todo mundo. Parte para novos mercados, notadamente o de média e baixa cilindradas, e promete mudar o cenário. Os novos pneus estarão disponíveis nas lojas a partir de junho de 2013.