Publicidade

A HPE- High Performance Equipment ‚ uma empresa idealizada por Eduardo de Souza Ramos; al‚m das regatas, a outra grande paixÆo do empres rio sÆo as competi‡äes automobil¡sticas.

Correndo regularmente h  v rios anos, Eduardo tamb‚m quer criar e desenvolver carros que podem ou nÆo ser conduzidos por ele. A HPE tem como principal atividade desenvolver carros de corrida, projetos e equipamentos especiais.

Um dos pr¢ximos passos da HPE pode ser produzir, em s‚rie, o Radical em sua planta de Goi s; segundo Eduardo Souza Ramos, “o carro tem tudo para ser um sucesso no Brasil; ele ‚ barato em fun‡Æo do seu desempenho, tem mecƒnica resistente, os pneus duram quatro ou cinco corridas curtas e proporciona um prazer enorme ao ser pilotado”.

A Mil Milhas ‚ uma prova at¡pica para o HPE-Radical. Ele foi desenvolvido na Inglaterra, em 1998, por um grupo de pilotos e engenheiros ingleses. A primeira id‚ia era construir um carro esportivo, de rua, com mecƒnica barata, leve e bastante potente. Com uma estrutura bastante leve, a mecƒnica da motocicleta Suzuki Hayabusa “casou” com perfei‡Æo com o chassi tubular. Desse modelo derivou uma versÆo de pista, que num curto espa‡o de tempo j  contava com quatro alternativas diferentes de motores: 1,0, 1,3, 1,5 e 1,5 Turbo. Rapidamente, tamb‚m, proliferaram os campeonatos. J  existe um campeonato europeu e campeonatos regulares nos Estados Unidos, Austr lia e OrienteM‚dio. Esses campeonatos sÆo de corridas curtas, geralmente com duas baterias de 40 minutos. Portanto, Mil Milhas ‚ um teste especial para o HPE-Radical, com caracter¡sticas totalmente opostas a sua proposta inicial. Mas mesmo assim a empresa vˆ com bons olhos essa participa‡Æo.

Publicidade

Existe uma grande chance de que venha a ser constitu¡da uma categoria pr¢pria para os HPE-Radical tamb‚m no Brasil. O carro tem atrativos que o tornam extremamente competitivo. Ele ‚ muito leve, tem manuten‡Æo relativamente simples, ‚ muito potente, tem ¢tima dirigibilidade e excelente custo/benef¡cio. Seu pre‡o ‚ muito inferior aos carros DTM e GT importados que estarÆo presentes na Mil Milhas. O melhor de tudo ‚ que andam no mesmo ritmo que eles.