Publicidade

O brasileiro Ayrton Senna é um dos pilotos de F1 mais lembrados da história. E está entre os mais admirados, também, seja pela carreira vitoriosa, talento como piloto e personalidade. Por isso não é raro ver veículos personalizadas em homenagem ao Chefe, porém, essa moto que iremos apresentar merece destaque.

 

Fã usa moto raríssima para homenagear Ayrton Senna

A base para esse projeto é uma rara Buell XBRR Daytona. Nada menos que uma moto esportiva que teve apenas 50 unidades fabricadas! Todas foram destinadas para as pistas, mas uma delas teve um fim conturbado.

Ayrton Senna de lotus

Ayrton Senna a bordo do icônico Lotus 97T com pintura John Player Special

Publicidade

A unidade em questão acabou roubada por criminosos, que a descartaram em uma vala, parcialmente destruída. Felizmente, a polícia encontrou a moto e a devolveu para o dono, o Sr. Ole Jakob Nysted.

Diante da situação, o proprietário decidiu não restaurar para a sua versão original de fábrica, mas homenagear a histórica Lotus 97T, John Players Special, de Ayrton Senna. Ou seja, o famoso carro preto com dourado que Senna usou antes de seguir para a McLaren. Além disso, o ano também marca o 20° aniversário da morte do piloto brasileiro, ou seja, o timing perfeito.

A Buell XBRR nasceu para as pistas e teve apenas 50 unidades da versão Daytona produzida

Customização precisou fazer mudanças estruturais na XBRR Daytona

A base do projeto era promissora. A XBRR Daytona nasceu para a motovelocidade e era mais uma das criações malucas da Buell com origem nas Harley-Davidson. Tinha motor de 150 cv, quadro com tanque de gasolina integrado, depósito de óleo alojado no braço oscilante e roda dianteira marcada por um disco perimetral ventilado. Fora o design. Pura exclusividade.

Publicidade
moto em homenagem a Ayrton Senna

Moto buscou reproduzir cada detalhe da Lotus de Senna, incluindo cores e patrocinadores

Jakob Nysted contou com a ajuda da Northern Classic Custom & Race (NCCR), que tinha fortes laços com a Buell como seu primeiro importador na Suécia e equipe de competição europeia. Para a homenagem, o proprietário se dispôs a perder o fator exclusividade dessa Buell, substituindo a volumosa rabeta original por uma versão mais leve e estilizada.

Esta nova estrutura não só deu uma silhueta mais aerodinâmica à moto, mas também escondeu a bateria e o controle remoto do amortecedor. Com essa base estabelecida, o verdadeiro trabalho artístico começou.

Traseira foi completamente refeita, em nome do design, funcionalidade e desempenho

Publicidade

A equipe estava determinada a capturar a essência do Lotus 97T de Ayrton Senna, máquina que brilhou no GP de Portugal, em Estoril, em meio a uma chuva forte, uma das especialidades do piloto. Cada linha, cada cor, cada patrocinador do Lotus foi meticulosamente replicado na XBRR. O resultado? Uma obra-prima que traz à vida o espírito e a paixão de uma lenda do automobilismo mundial!

detalhes da moto do senna

Criada para as pistas, modelo tem motor Harley de 150 cv, tanque no chassi e especificações de competição

Veja também:

Uma Buell com alma de Lotus

Por fim, o que tornou esta moto ainda mais especial foram os detalhes que a diferenciavam da original. Um destaque particular, que o próprio Colin Chapman teria admirado, conforme observado por Ole, é a tomada de ar para a pinça do freio dianteiro, estrategicamente posicionada na lateral do para-lama. Esta inclusão não só elevou o desempenho, mas também adicionou uma pitada de modernidade à moto.

Fã de motos, Senna ficaria orgulhoso

No final, o que surgiu foi uma Buell XBRR Daytona que, embora homenageasse o passado, tem toque moderno e exclusivo. Digna de um campeão como o brasileiro Ayrton Senna.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.